Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 30 de dezembro de 2017

2018 começa com super lua

Para você que fica sempre olhando para o céu fique esperto: logo no primeiro dia do ano acontece a primeira superlua de 2018.

Para o final do mês, a superlua se repete e coincidirá com um eclipse lunar!

Enfim, esse mês será o melhor momento do ano para observar o fenômeno, se as condições do céu em sua cidade permitirem...

Veja nessa publicação os detalhes...



2018 começa com um evento lunar que chama a atenção: é a superlua. Esse é um evento que ocorre quando a Lua passa pelo Perigeu, que é a posição mais próxima da  Terra ao longo de sua órbita.

Esse fato faz com que a lua seja percebida cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que a lua cheia quando está no apogeu, o ponto de sua órbita mais distante da Terra.

Às exatas 19h54, horário de Brasília, do dia 1º de janeiro acontece o perigeu, Nesse momento, uma distância de 356,5 mil quilômetros estarão separando a Lua da superfície terrestre. O ápice do espetáculo, porém, acontece 4,5 horas depois. É quando todo o lado claro da Lua estará refletindo a luz do Sol

A superlua é um evento comum, que se repete em 3 vezes seguidas, e por isso é conhecido como "trilogia da Superlua". Falei sobre outros eventos assim em diversas publicações (clique aqui para ver). Dessa vez, a Lua aproximou-se de seu perigeu em 3 de dezembro de 2017, estará em sua aproximação máxima em 01 de janeiro de 2018 e estará saindo dessa região em 31 de janeiro - nessas três datas uma superlua estará no céu.

A de dezembro já passou, mas a do final de janeiro coincidirá com um eclipse lunar total, que será visível do oeste norte americano ao leste asiático. Então caso você esteja em alguma localidade dessa região, tire um tempinho de suas férias para ficar olhando para o céu!

Esse será um um evento raro, pois como será a 2ª Lua cheia do mês, ela é chamada de Lua Azul... então ocorrerá um eclipse de uma Lua azul! Faz 150 anos que isso não acontece!  Irei falar mais sobre isso perto desse evento...

Compartilho um vídeo da NASA que ilustra esses detalhes:



Boa observação, e ótimo 2018 a todos!

Fonte: Space, Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.