Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Ha 100 anos nascia Arthur Clarke

Cientista, escritor, futurista, inventor, explorador... são muitas as atribuições associadas a um dos gênios do século XX....   

Talvez o que melhor define o inglês Arthur C. Clarke, que neste mês completou 100 anos de seu nascimento, seja visionário.


Essa publicação é um tributo a um dos autores que influenciou minha formação e a tantos outros fãs de ficção científica pelo mundo.



100 anos de seu nascimento
O Século XX não seria o mesmo sem os escritores de ficção científica. Nessa publicação faço referência ao britânico Arthur Charles Clarke, nascido em 17 de dezembro de 1917.   

Apesar de sonhar e escrever sobre o espaço, Clarke nunca foi para lá. Em sua época, nem as fotos que são tão comuns atualmente existiam. Desenvolveu sua fixação por mundos alienígenas e formas de vida estranhas através da prática do mergulho, esporte que praticava com frequência.

Sua obra é vasta (clique aqui para conhecer alguns títulos em português), sendo a mais conhecida "2001: uma odisséia para o espaço", que foi transformada em filme em 1988. Apresentava cenários na qual a humanidade se beneficiaria da tecnologia para adaptar-se e evoluir.

Ele não esperava prever o futuro, mas apresentar as pessoas o que poderia acontecer, para preparar as pessoas e incentivar o pensamento flexível. Por isso, acreditava que os políticos deveriam ler suas obras ao invés dos westerns ou histórias de detetive, porque a imaginação poderia abrir caminho para idéias práticas revolucionárias.

Em 1945, por exemplo, apresentou ao mundo a ideia de satélites geoestacionários que enviaram sinais de rádio e TV pelo mundo todo, aproximando as pessoas - sua "invenção" estava duas décadas a frente de seu tempo pois foi em 1961 que o primeiro satélite artificial (o Sputnik) entrou em órbita. Em sua obra "perfil de futuro" discutiu as implicações das emissões de rádio e televisão por satélite transatlântica, com informações que choviam anteriormente isoladas partes do mundo. "Os homens se tornarão vizinhos" afirmou.

Suas visões cósmicas deixaram-no com pouca paciência para questões mais baixas e mais gritantes de política e economia. "Aqueles estavam preocupados com poder e riqueza, nenhum dos quais deveria ser a principal preocupação de homens crescidos". Para ele, parecia evidente que a humanidade receberia o caminho tecnológico para a evolução, qualquer que fosse o custo. "Os dinossauros desapareceram porque não podiam se adaptar ao seu ambiente em mudança. Devemos desaparecer se não pudermos nos adaptar a um ambiente que agora contenha naves espaciais, computadores e armas termonucleares ".

Arthur faleceu em 19 de março de 2008. Para relembrar (ou para alguns, conhecer) um pouco desse autor, divulgo video que foi ao ar no dia 18 no portal GloboNews:



"Ele nunca cresceu; mas ele nunca deixou de crescer ".
Poucos poderiam ter previsto o percurso de sua carreira no início. Ele nasceu pobre, em uma fazenda, perto da pequena cidade costeira de Minehead, no oeste da Inglaterra, em 1917. 

O espaço, os foguetes e a ciência surgiram das páginas das revistas de ficção científica que nem sempre podia pagar. Seu irmão Fred se lembrou dele construindo telescópios e lançando foguetes caseiros. A ficção científica o inspirou - embora seu primeiro emprego depois de sair da escola fosse no serviço civil britânico, que lhe deu muito tempo para pensar e escrever. 

Suas noções do futuro eram radicais. Sir Arthur sabia que as ideias estranhas muitas vezes se tornavam realidade, e que provocavam a seus leitores três estágios de reação. Primeiro, "É completamente impossível". Em segundo lugar, "É possível, mas não vale a pena fazer." Em terceiro lugar, "Eu disse que era uma boa idéia o tempo todo". Ele acreditava, por exemplo, que os seres humanos, um dia, criariam elevadores que poderiam levá-los no espaço usando apenas energia elétrica, e que os homens poderiam transferir seus pensamentos para máquinas. O espaço-elevadores, ele calculou, tornaria realidade algumas décadas depois que as pessoas deixaram de rir da ideia. "Qualquer tecnologia suficientemente avançada", declarou, "é indistinguível da magia".

Ele achava que em torno de 2020 seria provável que a inteligência artificial atingisse o nível humano (estamos ainda engatinhando nisso...), os dinossauros seriam clonados (já é possível...) e a pesquisa neurológica nos sentidos substituiria os sentidos humanos (ainda não chegamos nisso). 

Em 2050, ele disse, milhões de seres humanos entediados congelariam-se para emigrar no futuro para encontrar a aventura. Não era religioso, e não era metafísico; mas ele queria e esperava que os homens evoluíssem até que se tornassem como deuses. 

O seu epitáfio para si teria sido muito bom para o homem, como ele queria que ele fosse. "Ele nunca cresceu; mas ele nunca deixou de crescer ".


Fonte:

3 comentários:

  1. Oi professor, sei que dá para ver as estrelas de dia porque só se escondem.Por que isso ocorre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Anônimo!
      sua pergunta é bem simples de entender: durante o dia tem uma outra estrela bem brilhante no céu que ofusca (oculta) a luz das demais estrelas...

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.