Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Primeira aproximação a outro mundo completa 55 anos

Foi em 14 de novembro de 1962, ha 55 anos, a primeira vez que uma sonda espacial conseguiu orbitar outro planeta!

O mérito deve-se à sonda Mariner 2, primeira sonda a entrar e órbita e analisar Vênus, nosso vizinho mais próximo no sistema solar.

É interessante notar o que se pensava na época sobre o planeta vermelho, e o que foi descoberto... Quer saber também?


Os anos de 1960 foram uma época de grande importância para a corrida espacial. Os Estados Unidos e a Rússia estavam disputando quem seria o primeiro a conquistar o espaço - e assim, poder reivindicar sua posse (se é que isso seja algo viável...)

Os russos saíram primeiro: conseguiram colocar em órbita o primeiro satélite artificial - o Sputnik - em novembro de 1957 e enviaram um cachorro ao espaço (a cadela Laika em outubro de 1959). Esse esforço foi coroado com Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço em novembro de 1961. Ao lado, um selo comemorativo a esses ícones russos.


O ano de 1962 foi especialmente marcante nessa corrida: enquanto que os norte americanos se recuperavam da crise dos misseis cubanos e enviavam tropas para o Vietnã, e o mundo conhecia o primeiro grande sucesso dos Beattles "Please, Please Me" e o filme "Lawrence da Arábia", o pessoal do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) em Passadena aguardavam por noticias de locais mais remotos...

A conquista de Vênus
"Haverão outras missões à Vênus, mas certamente não haverá outra primeira missão". Foi com esse pensamento que o JPL planejou, desenvolveu e executou a primeira missão para outro planeta em cerca de um ano (a pressa era grande...).  Ao lado, foto dos lideres dessa missão.

Para economizar tempo de desenvolvimento, a sonda lunar Ranger foi adaptada para construir o explorador orbital de Vênus, batizado de Mariner.
  
A imagem ao lado é um esquema da Mariner, sonda robótica de pouco mais de 200 kg, equipada com sete instrumentos científicos capazes de analisar a atmosfera e a temperatura de Vênus, identificar um possível campo magnético e estudar os raios cósmicos, o vento solar e o pó cósmico durante a viagem ao planeta. 

Foi pouco depois do almoço do dia 14 de novembro de 1962 quando a máquina de telex na central da JPL começou a registrar dados a uma taxa de 1/3 de bit por segundo - eram dados de telemetria, que viajaram mais de 57 milhões de quilômetros, indicando que a Mariner 2 entrara em órbita de Vênus, tornando-se a primeira nave a conseguir tal façanha.


Bilhões de dólares
A missão à Vênus foi planejada como um projeto de duas espaço naves independentes, a Mariner 1 e 2.

A Mariner 1 foi lançado primeiro em 22 de julho de 1962, mas seu foguete Atlas-Agena virou fora do curso e foi destruído nos primeiros minutos de vôo - a falha foi rastreada em parte para erro de grafia: faltava um hífen nas comunicações Programas.  Um erro que custou ao programa espacial mais de 600 bilhões de dólares!

Com o erro corrigido na Mariner 2, seu lançamento ocorreu com sucesso em 27 de agosto. Assista a um vídeo sobre sua preparação, lançamento e da repercussão dessa bem sucedida missão:



Rumo à Vênus

Pouco se sabia sobre Venus na época; porque era aproximadamente o mesmo tamanho que a Terra, os cientistas costumavam chamar os dois planetas irmãos. 

Uma vez que orbitava mais perto do Sol, a maioria dos cientistas assumiu que Vênus era o mais quente dos dois, e alguns acreditavam que seu clima era semelhante aos trópicos da Terra. Um jovem cientista chamado Carl Sagan, no entanto, propôs que a conhecida alta concentração de dióxido de carbono na atmosfera de Vênus criasse um efeito de estufa desenfreado, levando a temperaturas extremamente altas na superfície.

Durante a jornada de 110 dias, a Mariner 2 enviou informações valiosas sobre seu ambiente interplanetário, incluindo a confirmação da existência do vento solar, um fluxo de partículas carregadas que emanam do Sol.

A espaçonave encontrou várias anomalias de hardware, muitas das quais se corrigiram inexplicavelmente.

No momento em que Mariner 2 se aproximou de Vênus, uma de suas matrizes solares falhou e o veículo veio perigosamente perto do superaquecimento, mas permaneceu saudável o suficiente para completar sua missão científica.


Em 14 de dezembro de 1962, a Mariner 2 passou a pouco mais de 34 mil km de Vênus e continuou em órbita solar, coletando dados e enviando-os à Terra.

Ele mediu a temperatura na superfície de Vênus de 300ºF a 400ºF, confirmando a previsão do efeito estufa de Sagan e a pressão atmosférica 20 vezes maior que a Terra. Missões futuras registraram temperaturas e pressões ainda maiores.
 
As concepções anteriores de Vênus como um paraíso tropical tiveram que ser descartadas. Ao contrário da Terra, Mariner 2 descobriu que Vênus não possui um campo magnético apreciável e, portanto, não possui um escudo protetor às radiações cósmicas, o que significa que o planeta é constantemente bombardeado, impedindo o desenvolvimento de vida. Foi um choque à ficção científica, que atribuia ao planeta a possibilidade ser habitável - confira isso conhecendo alguns livros de ficção sobre o planeta:



A Mariner 2 enviou sua última transmissão em 3 de janeiro de 1963, completando a primeira exploração robótica de outro planeta. Ela foi a primeira de uma série de missões que exploraram outros planetas de nosso sistema solar.  

Vale registrar que em 1970, a sonda russa Venera 7 tornou-se a primeira sonda a pousar em Vênus.  Segue abaixo, relação das missões enviadas a Vênus.



Finalizo compartilhando link de um jogo online sobre missões espaciais, clique aqui.

Fonte:
NASA, ESO,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.