Espaço para os Astros!
Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)
quarta-feira, 30 de março de 2011
Terremotos, Vulcões e Astronomia
Pois é: essas (e muitas outras!) coisas aparentemente distintas estão relacionadas - foi isso o que respondi a meus pequenos que indagaram sobre essa relação durante a semana! Essa história é bem antiga, e começa assim...
Você já deve saber que alguns dos pontinhos que vemos no céu noturno são na verdade planetas (que, aliás, signitica "estrela errante" pois seu movimento no céu é diferente da maioria das estrelas).
Também já deve saber que muitas das estrelas que vemos são outros sóis, e que podem ter outros planetas (talvez como a Terra!?!?!) em sua órbita.
Sendo assim, diante da vastidão do espaço, o melhor lugar para se conhecer o que é um planeta, é começar pelo nosso! Por isso, estudar como nosso planeta nasceu, como ele se comporta, como é por dentro e por fora, quais fatores interferem em seu funcionamento, .... , é um ótimo ponto de partida para se identificar outros planetas e compreender suas caracterísiticas (que podem ser como o nosso ou não...).
Sobre a estrutura da Terra, é muito legal assistir o filme "O Nucleo" (the Core). Força a barra em muitas coisas (não acredite em tudo o que vê ta?), mas a idéia do filme é interessante e serve como um ponto de partida para esse estudo.
Para os leitores de plantão, indico Julio Verne (Claro!): Viagem ao Centro da Terra. EXCELENTE livro de ficção, escrito no final do século XIX! (Tem até um jogo de computador sobre ele)Sim, tem o filme feito em 2008 - mas prefiro o livro.
Para os ligados em documentários (como eu!), no TerraTV tem um episódio da série "O Universo", do discovery channel que fala sobre essa busca de planetas alienígenas. Assita aqui esse episódio.
Sobre placas tectonicas e vulcanismo, tem os vídeos da série "Como Nasceu Nosso Planeta", produzido pelo The History Channel, e que o TerraTV disponibiliza:
Hawaii Krakatoa Os Alpes
O Lugar mais profundo da Terra
Falhar de San Andreas
Circulo de Fogo do Pacífico
Sim, são vários os episódios... vale a pena assistir pois as animações e explicações são muito boas e muito didáticas, para qualquer série.
Se você já assistiu (como eu!!) compatilhe suas dúvidas e opinições sobre as placas tectônicas, vulcões e a busca de planetas alienígenas. Alias, também vale se tiver dicas de outros vídeos sobre o assunto.
sábado, 26 de março de 2011
Entenda o que aconteceu no Japão
Estavam presentes a professora Isabel, geógrafa, o professor Jan, historiador, e eu, prof. Fabio - Físico.
Foram apresentados os fatos sócio-políticos e históricos desse povo e depois discutimos as questões que envolvem a física.
A imagem abaixo mostra um pequeno resumo do terremoto que aconteceu. Note que o Japão é literalmente recortado por várias placas tectônicas
Confira aqui o video que registra a propagação da onda e sua interferência, que foi registrada pelos satélites de monitoramento norte americano (NOAH)
Tem um episódio da série "Como Nasceu nosso Planeta" que fala sobre Tsunamis. Assita aqui no TerraTV
Gostei muito do interesse e participação de nossos alunos!
Faço questão de novamente parabenizá-los pela iniciativa de promover na escola um espaço transdisciplinar para compreender esse fenômeno, que faz parte da história de todos nos.
Quem esteje presente, pode compartilhar conosco suas impressões e conclusões que tirou.
Quem nao foi, perrrrrrrrdeu!
Mas não se preocupe: acompanhe a discussão desse assunto pelo blog e organize-se com sua turma para que a escola promova mais espaços assim! Aproveitem essas oportunidades que aparecem - e comece agora: compartilhe conosco o que achou dessa experiência.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Hora do Planeta - participe!!
Nossa cidade vai participar do evento. A prefeitura já se manifestou a favor e vao também apagar algumas luzes entre as 20:30 e 21:30 desse sábado.
Esse evento ocorrerá simultaneamente com mais de 600 cidade pelo mundo, como uma atitude simbólica contra o aqueciment global. - confira a reportagem direto do site da organização desse evento e participe!
Assita ao video oficial desse evento, que já esta em seu 3ºano consecutivo (em inglês):
Você á capaz de listar algumas atitudes que toma para diminir o aquecimento global?
(Creio que meus alunos já me viram pedalando para a escola e caminhando pela cidade....)
sexta-feira, 18 de março de 2011
Lua Gigante! (não é bem assim...)
De fato, sábado dia 19/3/11, a Terra e a Lua estavam mais próximas sim. Para quem está acostumado a olhar para o céu percebera que a Lua parecerá maior (mas não gigante como na foto acima!). E isso não é um efeito ótico como geralmente observamos - quem nunca viu a lua assim:
Nessas fotos, a lua parece maior por um efeito ótico da Atmosfera (que falarei mais em outro momento), observada próxia ao horizonte. Eu e minha esposa já vimos várias noites aqui na cidade que a Lua parecia gigante mesmo, devido a essa ilusãode ótica - e é lindo de ver ela assim!
A situação desse sábado, dia 19/3/11 é especial pois é uma combinação de fatores raros, que aconteceu em 1993 e só vai acontecer de novo em 2016.
O fato é que a Lua gira em torno da Terra numa órbita quase circular (mas nao perfeitamente circular!). Isso faz com que em certos momentos a Lua esteja em perigeu, ou seja, numa posição mais perto da Terra, e em outros em Apogeu, mais distante.
Saiba mais nessa reportagem da Scientific America Brasil.
Por isso, preste atenção no tamanho da Lua nos próximos dias. Você vai notar que ela vai ficar um pouco menor a cada dia que passa, até esse fato ocorrer de novo no futuro.
Aliás, quantas vezes você olha para Lua durante a noite?? eu tenho o privilégio de ir dormir quase todos os dias com ela olhando pra mim...
Laboratório - Camada de Ozônio
3) podemos criar mais ozônio para refazer a camada?
4) (só quem estava na aula ficou sabendo das outras!)
Bem, de certa forma, esses são indícios de que estou no caminho certo (e agradeço muito à profa. Marion e Chris pelo apoio e paciência comigo!).
Vamos por partes:
1) A Camada de Ozônio.
Eles já sabiam que o ozônio faz parte da atmosfera, localiza-se na Estratosfera e que envolve a Terra toda, fornecendo uma proteção fundamental à vida contra a nociva radiação UltraVioleta que vem do Sol.
Veja uma representação das camadas da atmosfera:
Mas logo percebi que tinhamos que discutir e ajustar algumas coisas:
a) O que é o Ozônio e como ele se forma.
Em linguagem simples, o Ozônio é um gás composto por 3 átomos (bolinhas, para quem estava no lab) de oxigênio - esse oxigênio não é o mesmo que respiramos, é o elemento quimico isolado. O gás oxigênio que respiramos é formado por 2 átomos dele (como vimos no lab. 2 bolinhas).
Para ligar esses átomos, é necessário energia (tivemos que fazer força para manter juntas as 2 bolinhas que usamos no lab). Essa energia é fornecida basicamente pelo Sol.
Mas, entre 20 e 50 km de altura, o oxigênio recebe tanta energia do Sol (especialmente na forma de Radiação Ultravioleta) que se liberta dessa ligação e une-se com mais 2 átomos de oxigênio, formando o gás Ozônio.
A produção de ozônio é assim resumida:
(esse M na figura acima é o que chamamos de catalisador. Ele é fundamental para que a produção ocorra. Pode ser um gás presente na atmosfera, como o óxido Nitroso, NO2)
OBS.: essa formação é contínua, e assim que o ozônio é formado, a radiação UV separa os átomos de novo, que volta a se unir. Para isso eles absorvem a energia UV e é por isso que essa camada funciona como um filtro dessa radiação (por ela "consumir" essa energia continuamente durante a formação de ozônio).
É dificil criar ozônio pois ele precisa de muita energia - para o Sol é muito fácil liberar essa energia na forma de Ultra Violeta. No laboratório criamos ozônio através de faiscas elétricas, com um aparato que emprestei do FiBrA. - Confira algumas fotos (em breve vou publicar algumas)
Contudo, essa quantidade criada é bem pequena e sentimos um cheio estranho, característico dele. E além disso o ozônio criado aqui, perto da superfície, nao nos protege de nada (pelo contrário, em excesso é ate tóxico), e os ventos o espalha facilmente.
b) o que é o Buraco da Camada de Ozônio?
Na verdade essa palavra "buraco" não é a mais correta. O que ocorre é um "estreitamento" (a palavra mais correta é atenuação) dessa camada, que ao invés de ocupar um espaco entre 20 e 50 km de altura, ela acaba ficando entre 30 e 40 km, por exemplo.
Nessa situação, a camada de ozônio absorve menos radiação UV, e portanto, maior quantidade dela atinge a superfície.
Sendo assim, ela não é um "buraco" como o existente no meio de um CD, por exemplo, e nem furos pela atmosfera....(essa é a idéia que a midia e os livros nos passam não é?)
c) o que cria esse buraco?
Essa atenuação é formada principalmente devido à presença de gases CFC (cloro-fluor-cabonetos). Quando expostos à radiação ultra violeta, eles também se separam em átomos isolados de Cloro, Fluro e carbono (assim como o gás oxigênio se separa em átomos isloados). Esses elementos possuem uma grande afinidade quimica com o oxigênio e por isso ligam-se com ele. Isso impede que o ozonio se forme, criando uma diminuição de sua quantidade, atenuando (estreitando) a camada em algumas localidades.
Respondendo a ótima pergunta do começo desse post: os elementos quimicos Cloro, Flúor e Carbono que formam os CFCs são os mesmos encontrados no cloro da piscina, no flúor da pasta de dentes, do carbono do grafite de seu lápis. Porem, a forma como esses átomos estão ligados dão à eles propriedades diferentes. O cloro da piscina por exemplo está ligado a outros átomos, o que dá a ele uma propriedade diferente dos CFCs (ex: para a piscina ele é um grão, no CFC ele é um gas...)
d)Onde está esse buraco, ou melhor, atenuação da camada de ozônio?
Acredite ou não, ele está sobre os pólos, principalmente na Antártica. Veja uma foto especial dela (ela está de "ponta cabeça"):
E por que la? será que lá existe mais gente morandoe poluindo a atmosfera?
(essa resposta é dificill de encontrar em outros lugares...)
Simples: é devido aos ventos que circulam o planeta que em algum momento os gases poluentes, emitido pelo mudo todo, acabam chegando por lá e se concentram. Devido à reação desses gases com o oxigênio, o ozônio não se forma (como expliquei no item d), criando essa atenuação, da macada, visivel como um "buraco" na imagem acima.
Olhe como essa atenuação variou durante os ultimos anos
CURIOSIDADE: essa atenuação ocorre naturalmente no mês de setembro (e ninguem sabe ainda o por que!) Por isso dia 16 de setembro é o Dia Internacional de Cuidado e Preservação à Camada de Ozônio.
O jornal Estadao publicou uma reportagem sobre as pesquisas feitas com a variação do nivel da camada de ozônio. Leia a reportagem aqui.
ATENÇÃO: a radiação UV atea o funcionamento de seu corpo! Proteja-se dela usando sempre um filtro solar de boa qualidade (e fator de proteção 30).
Ufa! E essa foi apenas uma parte da aula...
O que você achou? aguardo comentários (duvidas e colocações didáticas são sempre bem vindas!
sexta-feira, 11 de março de 2011
Centro Espacial Kennedy (Orlando, Florida)
Assitir TV, não é um passatempo - pra mim é uma forma de aprendizado! Ocasionalmente, encontramos boas matérias onde menos esperamos....
Assistam essas otimas reportagens feita pelo programa do Amaury Jr!, da RedeTv, na qual apresenta o Centro Espacial Kennedy, na Florida, e ama breve história da exploração espacial norte americana.
P.S.: O Centro Espacial Kennedy fica pertinho dos parques da Disney (algo em torno de 1h de viagem - confira você mesmo!...). Ele fará parte de minhas férias em algum futuro proximo!
quinta-feira, 3 de março de 2011
Mitos de Criação do Universo (Aula 3)
Como vimos, muitos povos pelos quatro cantos do mundo, criaram mitos, tentativas de explicar esse fato.
Veja um resumo dessas histórias nessa reportagem da revista Superinteressnte;
Depois, você pode rever o vídeo do 1° episódio da série "Poeira das Estrelas", do físico e Astrônomo Marcelo Gleiser, que apresenta mitos de alguns povos pelo mundo, e o mito de criação mais aceito pela ciência: o big bang
O link que compartilho acima contém todos os episódios da série Poeira das Estrelas... O episódio que fala sobre os mitos de criação é o primeiro, e vai até aproximadamente 8 minutos desse link...
E você: tem uma explicação (um mito) para explicar como surgiu nosso universo?
Converse com seus familiares sobre isso faça seu comentário.
Aproveite e me diga também se após a aula seu entendimento se modificou de algum modo ou não...
valeu!
Primeira aula de astronomia
Publiquei uma parte de nossa primeira aula de astronomia - pra quem nao estava presente, ou para aqueles que o efeito não deu muito certo... Essa é uma das aulas imperdíveis que teremos durante o ano e vale a pena ver de novo!!!
Assista um pedacinho dessa aula e tenha uma provinha de alguns recursos tecnológicos que utilizo com nossos pequenos....
(você não vai acreditar...)
E pensar que essa foi só a primeira aula...
O que você espera de nossos encontros no futuro?
quarta-feira, 2 de março de 2011
Final dos Ônibus Espaciais
A ultima missão do onibus DISCOVERY (na foto acima), a STS131, terminará no próximo dia 14. Confira aqui a história dessa fabulosa máquina que já levou tantos cientistas para as estelas.
A revista VEJA publicou também uma reportagem especial sobre o Discovery. Leia a reportagem da Veja aqui.
A Folha de São Paulo também tem uma reportagem sobre a mais venerada nave espacial americana.
Se você nunca viu um lançamento espacial, não poderá perder esse! Assista o vídeo do lançamento da ultima missão da discovery Aqui:
Veja mais vídeos dessa missão aqui e aqui. (ambos direto do site da NASA. em inglês, mas é fácil de entender pelas imagens)
Vale olhar também algumas fotos que foram publicadas pelo Estadão sobre essa missão.
Confira também o diario da missão, seguindo os astronautas no twiter. Saiba mais aqui.
A missão que encerará definitivamente a era dos ônibus espaciais ocorrerá em 14 de abril, com o vôo da Endeavour.
Novas aeronaves espaciais entrarão em operação a partir do ano que vem.
Como eu sempre afirmo, olhando para o céu descobrimos muitas coisas. Olhem essa história de um fotógrafo amador que registrou a proximação da Discovery à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês, que alias, passa com grande frequência aqui por Curitiba e pode ser vista como uma estrela que anda pelo céu).
Por tanto, continuem a olhar para o céu - quem sabe o que você poderá encontrar?
O Sol está agitado...
De acordo com o que sabemos sobre o seu funcionamento, ele está entrando numa fase mais agitada, e que ocorre a cada 11 anos. Essa alteração em seu comportamento pode causar alguns impactos aqui na Terra.
Essa semana a Revista Veja publicou uma matéria sobre o fenômeno. (aguarde que publicarei o link no sabado, dia 12/03)
Leia o que foi publicado na coluna Ciência do IG sobre esse fenômeno.
E você: sentiu algo de estranho nessa ultima semana??
Imagens do Espaço (direto do Hubble)
O site é em ingles, direto da NASA, mas essas imagens falam por si só!
É um passeio emocionante!
(na volta, nos fale o que achou ta?)
O espaço é grande!
O blog Olhando para o Céu é um complemento didático das aulas que temos semanalmente no ateliê de mesmo nome com os alunos do 5° ano do Colégio Integral.
Você, caro aluno, pai, amigo, e curiosos de plantão, é convidado a interagir conosco por meio deste universo digital.
Tenha certeza de que assim como o espaço, esse cantinho é muito grande, e receberá de braços abertos sua participação.
Olhar para o Céu nao tem idade - portanto, experimente e compartilhe conosco seus comentários e interesses sobre os astros e assuntos científicos.
Siga por mais essa Jornada pelas Estrelas!
"Vida Longa e Próspera" para todos!
Prof. Fábio Spina