Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Sobre ficar olhando para o céu...

Você costuma olhar para o céu? 

Quais objetos celestes chamam a sua atenção?

Sabia que o céu noturno provocou ao longo da história humana grandes momentos de reflexões e até revoluções na forma de pensar?

Essa publicação é um primeiro incentivo a observação celeste e às (r)evoluções do pensamento...


Não há tempo para se admirar as estrelas: ao voltar para a casa numa noite de céu estrelado, ou já deitado na cama através da janela de seu quarto , ou durante uma viagem noturna, ou até mesmo em época de reclusão como esta que passamos, ficar olhando para o céu provoca belos momentos de admiração e de profundas reflexões, mesmo sem saber direito o que se observa...

Acredite: comungar desta simples atitude é sim conectar-se com as demais pessoas ao redor do mundo! Pois essa é uma atitude simples, que qualquer um pode fazer de qualquer lugar, sem o uso de qualquer instrumento! (Tudo bem, há lugares melhores do que outros, mas o melhor lugar pode ser aquele onde você esta!)

Sabia que admirar o céu noturno é uma forma de compartilhar angústias, aspirações e ideais que nos marcam ao longo da vida?

Experimente: convido a passar um tempo com seus amigos e familiares olhando para o céu... Vale para isso escolher um local protegido da iluminação da vizinhança e que seja confortável - é provável que passe um bom tempo assim (eu sempre estendo algumas almofadas pela minha garagem onde deito com minha família entre os carros que nos protegem da luz)

Inicie sua observação em silêncio... sinta como as sutis nuances do céu noturno provocam questionamentos dos mais diversos em seus pensamentos... quando se sentir a vontade, experimente compartilha-los com as pessoas que estão observando também. Não se preocupe com a "qualidade" ou "profundidade" das perguntas... apenas as compartilhem e estimulem que os demais façam o mesmo.

Depois de um tempo de observação, cuja duração depende só de vocês, volte a esta publicação e registre alguns dos questionamentos que surgiram. Isso nos ajudará a compreender o que os diferentes povos ao longo da história da humanidade experimentaram: o sabor da curiosidade e da dúvida!

Fico no aguardo das participações de vocês para poder dar continuidade a nossos estudos! (esse foi só o primeiro passo de uma longa jornada...)



76 comentários:

  1. Olha para o céu me fez pensar na infinidade do universo e como nós somos tão pequenos comparados ao resto do que existe por aí. Logo após fui assistir um vídeo do Neil DeGrasse Tyson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa! senti certa inspiração do Tyson ai em suas falas...

      Excluir
  2. As perguntas que me vieram em um curto período de reflexão olhando para o céu foram : Em qual orbita estamos dentro da nossa galáxia ? Por que não conseguimos ver alguns plantas a olho nu sendo que a sua distância da Terra para com eles não é tão grande ? Por que dentro de todos os outros planetas o nosso foi o que deu supostamente a "origem" a vida ? O que define vida e como podemos estar errados em relação a isso . Em quanto tempo o universo irá acabar e como que ele estará quando isso acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boas perguntas! espero em breve poder discuti-las contigo e com seus colegas!

      Excluir
  3. Não costumo olhar para o céu, mas o que me chama muita atenção são as estrelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que tal desenvolver esse hábito? Te garanto que irá descobrir muuuiiitas coisas....

      Excluir
  4. Não tenho a frequência de olhar pro céu, mas quando eu olho gosto de ver o por do sol, muitas vezes o céu parece uma pintura, eu acho lindo! Aqui em Curitiba normalmente o céu é mais nublado, porem de uns tempos pra cá o céu anda muito bonito, as vezes sem nuvens apenas azul. Ja registrei através de fotos vários momentos que a beleza do céu me impressionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha e eu adoramos ver o por do Sol.
      Sempre que puder, de fato olhe para o céu, pois como relata, não é sempre que ele fica aberto para ver as estelas a noite ne?
      Quero ver suas fotos depois ta?
      valeu!

      Excluir
  5. Olho para o céu nos meus momentos de paz, adoro tomar sol e observar as nuvens... Olho pouco para o céu de noite, mas sim as vezes gosto de observar as estrelas e a lua quando está bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Felipe!
      Também me sinto isolado do mundo e em muita paz quando admiro o céu...
      Já que falou das nuvens, sabia que existe uma sociedade internacional dos admiradores de nuvens??
      Olhe em https://cloudappreciationsociety.org/ ... em breve farei uma publicação sobre eles...
      Boas observações!

      Excluir
  6. Normalmente eu não olho para o céu , mas eu olhei de quarta até hoje , e percebi como o céu é bonito , a parte do dia que eu mais gosto de ver é durante o por do sol , pois é muito bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!
      Fiquei muito feliz em saber que promovi essa oportunidade pra você!
      Espero que passe a olhar para o céu com mais frequência, e possamos aprender juntos a admirar sua beleza e seus segredos!
      valeu!

      Excluir
  7. Eu costumo olhar para o céu as vezes quando estou estressado e preciso espairecer e penso que fico bravo por uma coisa minúscula sendo que tem uma infinidade pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as estrelas também me trazem essa compreensão... boa reflexão Guilherme!

      Excluir
  8. e também eu acho legal contar estrelas

    ResponderExcluir
  9. Eduardo Felipe Pinhoterça-feira, 12 maio, 2020

    Eu gosto muito de olhar para o céu todos os dias e noites. Principalmente de noite, quando eu posso contemplar as estrelas. Isso me dá uma sensação de muita paz e, se eu estou agitado, me acalma muito. Gosto de tentar achar as constelações e ver a lua o quanto ela está bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também compartilho de sua visão...
      Prof Fabio

      Excluir
  10. FELIPE CONING 5º A
    Gostei da aula de astronomia e eu já costumava olhar para o céu quando tem lua e estrelas. Agora nesse tempo de pandemia até o ar melhorou, parece mais puro e o céu está mais límpido e com azul marinho incrível.

    ResponderExcluir
  11. Normalmente olho ao céu (vejo nuvens somente normalmente) eu costumo pensar enquanto olho sobre como tudo pode ser uma imagem criada na mente de um ser, que imagina como poderiam ser os outros seres no universo. Também penso como nada é irrelevante, por menor que seja algo seu valor depende de sua importância à alguém, e à comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boas reflexões anônimo... as vezes também me pego pensando essas coisas... :)

      Excluir
  12. Olhar o céu é algo muito curioso, pois ajuda as pessoas a conhecer o universo e outras estrelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Leo!
      Pena que não seja um hábito das pessoas fazerem isso ne?

      Excluir
  13. Enquanto eu olho para o céu eu me sinto livre e relaxado e muitas vezes meu cérebro e minha criatividade começam a pensar em diferentes possibilidades do que tem nesse vasto universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Daniel, pois eu achava que era o único a se sentir assim....

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Gabriel Busato- 9 ano A
    Olhar para o céu sempre foi uma experiência bizarra para mim, quando era criança, meu medo é que aliens poderiam aparecer do céu e me sequestrar, agora obviamente, os sentimentos são diferentes, mas ainda é bizarro...
    Olhar para a vastidão do espaço é atorrizante e incrível ao mesmo tempo, pensar que estamos sozinhos no universo é aterrorizante e incrível ao mesmo tempo.
    Um certo tipo de niilismo positivo, eu acho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por compartilhar isso Gabriel!
      Vou contar uma coisa (so pra vc): eu também olhava para o céu a procura de alguma invasão alienígena... foi alias uma das coisas que me motivou a seguir meus estudos.

      Excluir
  16. Quase sempre olho para o seu, tanto de dia quanto a noite. Da minha varanda consigo ver as cores se misturando e de pouquinho em pouquinho ficando noite é a coisa mais bonita que se pode ver, e muito estranho que em um minuto que você vira para trás e do nada já está escuro. No clube que eu frequento as vezes fico a noite e tive a experiencia de deitar na grama e só ficar olhando o céu e o pulsar das estrelas, acredito eu, já que algumas simplesmente sumiam e depois apareciam e outras que não apareciam de volta, quase como uma explosão estelar. É louco pensar que talvez tenha sido o fim de uma estrela que só ira nos atingir daqui a anos

    Sofia Borba - 9º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei demais sua descrição!!! até parece que estou olhando para o céu pela minha varanda tb!!
      Se você presenciou o sumiço de uma estrela, sinta-se privilegiada!!! (mas acho que é mais coerente que ela tenha se ocultado de sua vista por alguns instantes ta? rsrs)
      legal, volte sempre para nos relatar mais :)

      Excluir
  17. Ana Salgado- 9° A
    Eu olho muito para o céu , geralmente eu tenho os mesmos sentimentos que eu tenho quando olho pro mar, um sentimento de insignificância perante o vasto e liberdade diante do desconhecido. Quando eu era pequena eu gostava de tentar achar constelações e meu pai me ensinou um truque para achar o sul a partir do Cruzeiro do Sul, então eu gostava de olhar pro céu ainda mais do que eu gosto agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ana! Essa contemplação traz paz e autoconhecimento! continue com esse habito sempre!
      Gostei de saber sobre seu pai... espero que continuem a olhar para o ceu juntos !!

      Excluir
  18. Mateus: Eu realmente não costumo olhar para o céu, mas eu admiro muito as estrelas a noite, as nuvens no céu azul de dia e o pôr do sol no fim do dia. Quando eu tô voltando da escola pra casa ao meio dia a pé, eu costumo olhar pra cima e ficar admirando o céu para me distrair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa Mateus! é interessante observar as coisas a sua volta, e as pessoas esquecem de fato de elevar o olhar para admirar as estrelas.. cultive esse habito - ele pode trazer bons aprendizados...
      Ah, e fique atento por onde anda ein!!! (as vezes é bom olhar para onde pisa também rsrs)

      Excluir
  19. Nós não temos o costume de olhar para o céu. Hoje em dia fica até mais difícil, porque existe muita luz durante a noite, vinda de carros, prédios, postes, etc. Mas quando vamos para lugares mais distantes dos centros urbanos, como sítios e chácaras, olhamos para o céu, observando as estrelas, a lua e várias outras coisas, o que é muito bonito e interessante.

    Rodrigo, Leonardo e Bento. 9° ANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, atualmente temos outros recursos a nossa volta que prendem nossos olhares para outros alvos ne?
      Me leva junto para um sitio desses ai que rola uma aula beemmm massa ein!!!

      Excluir
  20. Gabriela Marques- 9° ano
    Eu sempre amei olhar as estrelas,e elas sempre me instigaram, e me passam paz, tranquilidade...eu e minha família adoramos olhar as estrelas ao lado da fogueira, sentados na grama, tomando um chimarrão, conversando...amamos fazer isso, e o que toda vez me deixa curiosa é entender como podem brilhar tanto mesmo tão distantes, e como parecem tão pequenas sendo tão enormes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que cena maravilhosa essa ein!!!
      aqui em casa, sento na garagem, em meio aos carros... nada tão especial como você.... mas é o que dá ne?!?!
      seu questionamento é interessante... vamos tratar dele na proxima aula ta?

      Excluir
  21. Eu costumo olhar para o céu todos os dias, particularmente fazer isso me traz uma sensação de paz, tudo parece mais tranquilo e calmo. Porém ao mesmo tempo tenho uma sensação de inquietude, como se o que soubesse não fosse o suficiente- e de certa forma não é- como se tudo que não foi descoberto estivesse chamando.
    Ana Luiza Trapp - 9° ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ana (eu tb olho para o ceu todos os dias - e principalmente, a noite :)
      SIM!!! esse chamado é o nosso desejo em compreender o desconhecido... e o Universo é repleto desses segredos....
      Quem sabe você e seus colegas não possam ajudar a desvenda-los??

      Excluir
  22. Clara N Romano - Quando eu olho para o céu, me encanto com a vastidão daquele mar de pontinhos brilhantes, e sou cercado por um sentimento de falsa familiariadade com cada uma daquelas distantes estrelas, sistemas e galáxias. Não costumo olhar para o céu muito, já que as luzes da cidade dificultam a observação, mas quando vou para a praia, eu ando até a parte mais deserta e longe da luz, e a vastidão de mar e céu, ambos negros e sem fim, faz-me sentir insignificante, e em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei!! Pelo que entendi, as estrelas te trazem uma sensação de proximidade, de "estar em casa" é isso?
      Mesmo com a dificuldade do céu das cidades, habitue-se a olhar para o céu sempre - quem sabe quais sensações e segredos ele pode te revelar ne?

      Excluir
  23. Eu nunca parei pra olhar pro céu, sempre me pareceu uma coisa um pouco estranha e um tanto cômica. Eu não nego a sua beleza, importância ou todos os jeitos que inspirou muitas das grandes mentes da história mas sempre vi o céu como algo comum, algo que está ali e não sai. Lendo o seu post eu admito que tive vontade de olhar pro céu, não como o teto preto ou azul do planeta mas como a janela enre o nosso planeta e o universo.
    Günther

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante... de fato ele sempre esta ali, como o ar e o chão onde pisa... mas veja como é legal termos acesso a outras formas de pensar... elas podem nos motivar a entender as coisa de outro jeito. Sua descrição me revelou outra forma de ver o céu que eu nunca tinha pensado antes... valeu!

      Excluir
  24. Eu não costumo olhar muito para o céu, apesar de todos os dias ele estar presente. Mas quando eu paro por um momento e fico visualizando o céu tenho experiências muito diferentes dependendo da situação. Algumas vezes sinto a sensação de ser muito pequeno e de que ao nosso redor há uma imensidão inimaginável. Outras vezes eu apenas paro para apreciar sua beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ceu esta sempre ali como o ar e o chão onde pisa... mas veja como é legal termos acesso a outras formas de pensar... elas podem nos motivar a entender as coisa de outro jeito ne?

      Excluir
  25. Pra mim olhar para o céu e o tanto quanto belo e assustador, gosto de olhar para o céu quando estou com a mente livre e fazendo absolutamente nada apenas apreciando o brilho do céu que as estrelas fazem, e gosto muito de ver quando o céu está limpo e ver a lua, brilhando. Assim como o céu pode ser bonito, ele me assusta, quando eu estou nervosa e olho para o céu ele me assusta, saber que ele é enorme e que ele pode acabar, e quando ele acabar e nos morrermos, a onde nós vamo? o que nós seremos? Isso me assusta, mesmo sabendo que tudo tem sou começo e seu fim. Essa é a parte que eu menos gosto de olhar para o céu, ficar fazendo essas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei legal sua analise... mas já parou para tentar observar detalhamento outros pontinhos que não a Lua? te garanto que eles vão te surpreender... e talvez até substituir essa sensação de "susto" para "espanto" no sentido de "admiração"... O que nos leva as reflexões que indica ai (e outras mais...).
      Olhar para o ceu nos motiva a fazer cada vez mais perguntas....

      Excluir
  26. Eu não tenho muito costume de olhar para o céu, mas quando eu olho eu sempre fico muito pensativa em relação ao o quão pequeno somos nesse universo, e o quão que agente ainda não sabe sobre nosso próprio planeta e talvez agente nunca saiba.

    ResponderExcluir
  27. Sempre que me sinto ansioso ou estressado, eu costumo olhar para o céu. Morando em um centro urbano, nem sempre é possível, mas quando consigo, me ajuda a renovar minhas energias. Observar o cosmo me ajuda a conectar a mim mesmo com a natureza e melhor perceber meu papel como humano e como parte do Universo. Somos seres minúsculos no vasto Universo, muitos outros corpos celestes são milhões, bilhões, trilhões de vezes maior que nós. Pensar nas infinitas coisas que estão acontecendo neste mesmo momento, que tem muito além do que passamos, é, para mim, libertador. É criar uma conexão com todo o Cosmos que nos rodeia e que fazemos parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb faço o mesmo sabia?? especialmente nas noites mais limpas e estreladas... olhar para o ceu passa a ser revigorante!
      Essa conexão nos traz autoconhecimento e segurança ne? e uma outra relação com a natureza, mais humilde e consciente.
      E que continue assim sempre!

      Excluir
    2. siiim! é uma sensação de segurança, mesmo, de saber que mesmo com milhares de coisas acontecendo na nossa vida, o céu sempre (provavelmente) estará lá, é uma das poucas garantias que temos de coisas que podem continuar as mesmas, assim, sempre é possível ter algo de familiar mesmo em uma enchurrada de mudanças

      Excluir
  28. tem vezes em que os únicos telespectadores de nossas angustias em noites difíceis são a lua e as estrelas, pensando de uma maneira mais descontraída, esses astros devem ser portadores de vários desses sentimentos ao redor do mundo. Como disse no blog mesmo, é um passa tempo que conecta o mundo.
    Marina Toaldo, 9°a Colégio Integral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... eu sei..
      as conexões entre as pessoas e os astros, suas interferências na vida das pessoas é campo de estudo da astroLOGIA... que na real não é uma ciência como a astronomia, mas é interessante notar como essas relações foram desenvolvidas e refinadas com o passar das gerações...
      continue com seu passa tempo ta?

      Excluir
  29. Eu não tenho muito o hábito de olhar para o céu, mas é algo que eu adoro fazer. Lembro de uma viagem q eu fiz faz um tempo que fui para um chácara onde o céu era muito estrelado e dava a impressão de que estava mais baixo, como se estivesse perto de mim, nunca esqueci esse dia e sempre fico pensando em quando vou ter essa oportunidade de novo.

    ResponderExcluir
  30. Muito bom, eu gosto de ficar olhando para o céu quando vou na casa da minha prima, pois ela tem um telescópio, então eu consigo ver muito bem as estrelas e os planetas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal saber disso! me mostre uma foto do telescópio dela depois blz? te dou algumas dicas...

      Excluir
  31. Glória Hoffmann- Eu amo olhar para o céu, acredito que isso é uma coisa que acalma muita gente. Quando eu estou olhando para o céu eu fico imaginando como é possível algo desse tipo existir (as estrelas, os planetas,etc), é muito surreal e incrível. Olhar para a lua sempre me traz um sentimento de tranquilidade.

    ResponderExcluir
  32. Gabriel Cruz/Bagi 9ºquinta-feira, 18 novembro, 2021

    Eu não sou muito de olhar pro céu, mas quando eu olho eu fico muito tempo, mas muito mesmo, fico pensando na beleza do universo e do cosmo e também na complexidade e até a estranhesa, é como um momento para relaxar e refletir sobre tudo, e pensar o quão pequeno a gente é em comparação a tudo é engraçado, porque o ego do humano é algo que parece infinito, mas comparado ao tudo ou até ao nada, a gente não é nada, nem tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que vigem esse seu relato ein!!! fiquei feliz em propiciar essa reflexão (mesmo que talvez eu não tenha entendido direito kkk)

      Excluir
  33. Eu não costumo olhar para o céu, mas quando estou meio extressado ou querendo "viajar" olho para o céu.
    Nesse ato sempre me pergunto o que será que tem lá em cima, será quem tem outros seres vivos que se perguntam a mesma coisa, mas em planetas e galáxias diferentes

    Lucas 9A Integral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal!
      Que respostas será que eles desenvolveram para essa pergunta? Será que são as mesas que as nossas?!?!

      Excluir
  34. Marina Oliveira bielanskiquinta-feira, 18 novembro, 2021

    Acho que uma das áreas mais interessantes da ciência é a astronomia, o céu dês do começo desses estudos é uma janela para novos conhecimentos,tenho o costume de ver eventos astronomicos, os estudos das áreas de astronomia e astrofisica devem sempre ser valorizados, é admiravel o como nos pequenos humanos conseguimos ter tamanha capacidade de conhecimento ao ponto de conhecermos oque está além do nosso alcance. Meu sonho sempre foi ser astronoma dês de sempre, a curiosidade que o espaço nos disperta faz nosso cérebro descobri coisas incríveis apartir dos estudos, é facinante imaginar que ha milhões de galáxias em possíveis outros milhões de universos, e nos tão pequenos pensamos e nos questionamos sobre isso apenas olhando para o céu, e descobrimos que é bem mais complexo do que imaginávamos, a observação do céu é sim exencial e não é apenas olhar para cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa que profundo!
      Agradeço por ter compartilhado seu sonho - esse também já foi o meu :)
      Espero que possamos continuar sempre juntos olhando para o céu para descobrir e aprender vez mais !!
      conte comigo sempre ;)

      Excluir
  35. João Guilherme 9 ano
    As vezes que eu olho para o céu, eu paro para pensar, que eu estou olhando para estrelas muito grandes comparadas a mim, porém são pequenas comparadas ao sol e como tudo é diferente dependendo do ponto de vista. Isso me faz lembrar que nós somos muito pequenos e não passamos que pequenas poeiras para o Universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa refelxão! você já tinha essa noção dos tamanhos antes de nossas aulas??

      Excluir
  36. Natan 9° ano
    olho pouco para o céu no geral, mas quando paro para observar fico um bom tempo me distrando e apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Natan!
      O que você mais gosta de observar?
      E quando se distrai, "viaja" para algum cantinho especial?

      Excluir
  37. Eu gosto de observar o céu quando eu vou à praia, por mais que não tenha muito esse costume. Sempre que estou naquela vastidão e brisa do mar e olho para cima, imagino que as estrelas são conexões entre eu e as pessoas que amo. Costumo olhar para o céu e confundir satélites com estrelas o que é decepcionante muitas vezes.

    Ass: Marina Moreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal essa conexão ein... isso pode te revelar uma reflexão interessante...
      DICA: OS satélites se movem bem rápido pelo céu e as estrelas são fixas ;)
      continue olhando para o ceu sempre!

      Excluir
  38. Olhar para o céu é uma experiência fenomenal, de dia ou de noite, é sempre uma ótima sensação ver o céu azul combinando com as paisagens da cidade, ou até mesmo com as nuvens em si, cada uma com um formato peculiar. Eu costumo olhar quando estou passeando com a minha cachorra pela cidade, a melhor sensação é ver o céu limpinho.
    É legal saber também que existe uma ferramenta no Google que mostra que horas vai ser o pôr do sol na sua casa, aqui as 18:49 vou ver esse show de luzes.
    Infelizmente de noite não consigo observar muitas estrelas por conta da iluminação do meu condomínio, mas só de poder ver a lua cheia já vale apena.

    Rafael Alves - 9º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otima descrição dos detalhes ein!
      Além do google tem as dicas dos aplicativos que falei - procure no blog por aplicativos para conhecer dicas sobre eles...

      Excluir
  39. Ricardo 9° ano

    Eu gosto bastante de olhar para o céu, acho tudo muito interessante, principalmente as estrelas. Este Blog me fez lembrar de quando eu era menor e ficava olhando para o céu noturno e me perguntando coisas do tipo: "será que somos os únicos no universo?".

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.