Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

O som das estrelas

Esse foi um dos assuntos que apresentei aos meus pequenos astrônomos em nossa primeira aula de astronomia desse ano. Falei a eles que poucas pessoas sabem que as estrelas também "falam" conosco!!!

Sabia que a maioria das estrelas que brilham no céu noturno também "falam" ?... Ouvir o som das estrelas é um dos ramos de estudo da astronomia, chamado de radioastronomia. 

Ao lado está a foto de um dos maiores conjuntos de antenas que radioastronomos do mundo todo utilizam para ouvir o universo.

Dedico esse post para aqueles que adoram ficar olhando para o céu ... E para aqueles que (ainda) acham que ouvir estrelas é coisa de maluco...

Primeira aula de 2014
Nessa semana meus alunos do 5o ano tiveram a tão esperada  primeira aula  de astronomia do ano. Senti que todos estavam ansiosos por ela, e a aguardavam com perguntas muito profundas e curiosas, muito parecidas com aquelas que "gente grande" faz sobre os assuntos do universo... Pois é: a astronomia é assim... é uma área da ciência que fascina a todos!

Nessa primeira aula , um dos temas que mais despertou a curiosidade da turma foi saberem que as estrelas falam conosco através de seu brilho e pelo som que elas produzem. Pode parecer estranho, mas a maioria das estrelas emite uma espécie de"energia" (o nome técnico é "radiação eletromagnética")  de intensidade muito baixa, que pode ser captada e convertida e sons.

O que as estrelas falam?
Todas as estrelas guardam segredos sobre seu funcionamento e sobre a história do cantinho que habitam no universo ... aos poucos estamos aprendendo a decifra-los.vAprender a linguagem das estrelas não é uma tarefa tão simples assim... Durante esse ano iremos aprender  que as estrelas falam de um jeito que é percebido por nós como luz e som.

O brilho das estrelas é algo que chama a atenção da humanidade ha milênios... há registros de eventos celestes feitos em pedras e em paredes - as chamadas pinturas rupestres - pelo mundo todo que datam de 6, 7, 8 mil anos!  Até pouco tempo atrás olhar para o céu e registrar alguns eventos, comparar brilho, tamanho de estrelas era o máximo que poderíamos fazer. Atualmente, com o auxílio de poderosas lentes e outros instrumentos, podemos observar as estrelas bem de perto, mesmo estando elas muito, muito longe de nós. Ao lado está uma foto real que registra um dos inúmeros locais onde as estrelas nascem: é uma nebulosa. Essa estrutura está tão longe de nós que olhando para o céu noturno ela não passa de um pontinho fraquinho se comparado com outras estrelas. Mas quando observado com as lentes corretas, revela todas as suas cores e formas!

Ouvir o som das estrelas é algo bem mais recente na história humana: é algo feito a pouco mais de 80 anos por astrônomos muito dedicados, que inicialmente eram criticados pela comunidade científica, já que "estrelas não falam"! Pelo menos era isso que pensávamos até então... A tecnologia capaz de ouvir o som das estrelas revelou-nos uma nova visão sobre como elas funcionam, e "de brinde",  sobre o tamanho do universo que observamos.

O som das estrelas
Mas calma: vamos dar passos pequenos, um de cada vez, para que todos possam se acostumar com essa ideias e possamos caminhar juntos nesse novo universo de saberes que é o conhecimento científico. Irei falar mais sobre essa história de "ouvir o som das estrelas", como isso é possível (e o que isso realmente significa)  em breve. Por hora, divulgo abaixo alguns vídeos que revelam o som captado de algumas estrelas.

Recomendo assistir com seus familiares e amigos, pois a reação deles também será algo interessante de observar...(registre em seus comentários como foi isso - ficarei curioso no aguardo deles!!).



Claro que nossa estrelas não poderia faltar nessa! SIM - o Sol também "fala". Abaixo, vídeo que registra o sons emitidos de sua "superfície":


Abaixo, vídeo do portal Symphony of Science com o "som" registrado de várias estruturas do universo. Aposto que você irá se surpreender com ele:


E ai: o que você achou? Aguardo comentários ein!

Fonte para esse post: BBC, Portal Space, Apollo11,

6 comentários:

  1. André (5ºA Manhã)terça-feira, 04 março, 2014

    Oi prof, aquela lição que vc deu no carnaval, que tinha que escrever uma mensagem para as estrelas tá difícil, pois estou sem ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André.
      Sabe o que faço quando preciso de uma inspiração para escrever algo? Eu abro minha janela e fico simplesmente Olhando para o céu!
      Experimente também - e peça para as estrelas e ajudarem.
      (só fale baixinho para quem estiver perto não pense que você está maluco...)
      Abraços,

      Excluir
  2. Oi prof Fabio,não sabia que o sol falava as outras estrelas também falam?

    ResponderExcluir
  3. oi Mariana.
    Sim, o Sol e todas as outras estrelas "falam"...
    Assim como nós, cada uma na sua lingua, e forma de falar.
    Obrigado por sua pergunta!
    t+

    ResponderExcluir
  4. Estou emocionada...estava vagando pelo blog, quando encontrei um comentário que eu mesma fiz na primeira aula de astronomia que eu tive! Naquela época eu nem imaginava que isto mudaria a minha vida, e que despertaria em mim uma paixão por este universo misterioso em que vivemos!Atualmente, o meu sonho é dedicar minha vida à astrobiologia (de preferência na NASA hahaha).Gostaria de te agradecer por me apresentar este mundo maravilhoso da ciência, e por ser o melhor professor que eu ja tive!
    Abraços, Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida aluna e amiga!
      Fiquei muito comovido com seu relato, ainda mais ao saber que o blog contribui para sua avaliação pessoal, e incentiva-la a ir cada vez mais fundo neste universo!
      Espero que diante da vastidão do cosmos possamos trilhar novos caminhos juntos no futuro!
      Que o mistério lhe traga a motivação para desbravar a poeira das estrelas!
      grande beijo - e meu MUITO OBRIGADO!!! :)

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.