Quando o sol começa a dar sinais de agitação, todos (os que entendem do assunto) já começam a ficar atentos... Quedas nas telecomunicações, falhas nas transmissões de energia, danos a aparelhos eletricos e satélites são talvez os efeitos mais temidos por eles. Porém, existe pelo menos uma coisa muito boa e positiva disso tudo: as AURORAS!
As cores vistas no céu de algumas cidades em altas latitudes (ou seja, que estão próxima aos pólos norte ou sul) surgem com a troca de energia entre tais partículas e os diferentes elementos químicos que compõem os gases da atmosfera, principalmente o Nitrogênio, o Ozônio e o Hidrogênio.
Gostou da foto? Então continue lendo e veja alguns vídeos feitos desses fenômenos daqui da Terra e do espaço!
Separei um video que mostra como se formam as explosões solares e as auroras. Apesar de estar em inglês, vale a pena assistir - é bem fácil de entender! (e se não entendeu, pede ajuda pra alguem ai perto..)
A foto ao lado não é montagem! é uma foto noturna do efeito das auroras no Canadá, em 2007. (Veja algums fotos aqui). O jornal Estadão também registrou esse efeito nesse link A Folha de São Paulo também fala das fotos feitas pelo astronauta holandes Andre Kuipers no inicio do mês.
Abaixo tem uma foto do céu do Alasca na noite do dia 9/3/12, quando ocorreu a forte ejeção de massa do sol que falei no post anterior. Acredite: as fotos são reais, nao tem "photoshop"!
Algumas pessoas acham que elas são efeitos astronômicos, mas na verdade não são. Auroras são efeitos ótico, que ocorrem na alta atmosfera (na ionosfera, acima dos 350km de altitude) devido as trocas energéticas entre as partículas carregadas provenientes do Sol com os gases que a compõem. (mais detalhes: aguarde o post sobre luz e cores para o pessoal do 9º ano!)
Assista um pequeno vídeo divulgado pela NASA sobre as auroras ocorrida no começo do mês.Ele mostra esse efeito de um ângulo diferente.... direto do espaço, da estação espacial!
Aqui tem outro vídeo que explica também como esse efeito ocorre:
A intensidade do fenômeno no início desse ano fez com que a aurora pudesse ser visto até na Inglaterra e na Irlanda, lugares onde raramente é observado.Ai vai mais um vídeo veiculado no Jornal da Globo no dia 21/1/12, logo após essa fortíssima tempestade solar do começo do ano:
Para que esse post também faça parte do "top 10", é preciso ainda explicar mais um fato, que você só encontra em poucos lugares (para não dizer em nenhum): as auroras só ocorrem devido a um campo de força invisível que envolve nosso planeta - a magnetosfera. Essa esfera invisível é criada (simplificando um pouco) pela rotação natural de nosso planeta, devido a correntes elétricas que surgem com o movimento do magma no interior da Terra (que é basicamente composto de Ferro derretido). Ela se estende para muito além da órbita da Lua, e protege nosso planeta dos raios altamente energéticos que vem do espaço. Por esse motivo ela é a esfera fundamental para abrigar vida em nosso planeta (pois sem ela, as moléculas da vida se decomporiam com a ação da intensa radiação ultravioleta, X, gama, que vem do espaço!).
A magnetofera é invisível mas se pudéssemos vê-la, ela seria como mostra a imagem abaixo. As linhas representadas em azul formam o campo de força da magnetosfera. Tais linhas são orientadas, saindo de um polo para o outro (no caso, do polo sul para o polo norte). Essa orientação cria um caminho que conduzem as partículas "carregadas elétrica e magneticamente" para essas regiões do planeta - e esse é o motivo das auroras só ocorrerem próximo aos polos.
Alguem sabe me dizer por que no polo norte elas são mais comuns?
(Dica: em qual hemisfério temos mais terras secas? Onde por tanto vive mais gente?)
A Série "Planeta Extremo", do Fantástico, exibiu em 2011 alguns caçadores de auroras. Vale a pena (re)ver:
Para acabar, saiba que as auroras não são exclusivas de nosso planeta. Se você entendeu bem, também já deve estar pensando (corretamente): outros planetas que possuem atmosfera e um campo magnético também podem "sofrer" com esse espetáculo - é o caso de Jupiter, Saturno e Vênus. Veja algumas fotos abaixo:
Gostamos da noticia das particulas com energia lançadas do sol formando rastros coloridos. As imagens são magníficas.
ResponderExcluirBruno e GABRIEL S. alunos do 5° ano A
Fabio é muito interessante o video do cara bebendo água no espaço
ResponderExcluirEnzo
Olá Profº Fabio para mim sua aula foi muito interessante o que eu mais gostei da expêriencia foi a parte que o oxigênio teve que ficar andando de um lado para o outro isso foi muito engraçado!Nessa aula eu tembém aprendi que o oxigênio quando ele passa pelo sol ele se separa e vem os outros gases po exemplo:o gás carbonio.Quando o oxigênio esta separado ele procura outros gases mas as vazes dois oxigênios ficam juntos e formam H2O.
ResponderExcluirem relação ao aumento da concentração de gás carbonico na atmosfera?
ResponderExcluirque problemas isso pode trazer?... que medidas devem ser adotadas para evitar problemas?
Marcela Vieira Gambogi de Mendonça
é realmente muito interessante pensar sobre um fenômeno magnético como as ondas de energias solares conseguirem fazer uma ilusão tão bela e colorida quando aproximada da nossa atmosfera. luis francisco(9º Ano colegio integral)
ResponderExcluirrealmente é muito interessante como um fenômeno magnético que são as ondas de energia solar conseguem fazer um efeito tão bonito e colorido no nosso céu.
ResponderExcluirEu acho que uma aurora deve ser um fenômeno muito bonito de se observar.
ResponderExcluirAs auroras são fenômenos óticos causados pela interferência das partículas da luz solar com os compóstos químicos presentes na magnetosfera.
ResponderExcluirNão é só um fenômeno ótico, mas sim eletromagnético, de trocas de energia entre as partículas carregadas que vem do Sol com as partículas presentes na atmosfera.
ExcluirCompreendi sobre a formação das Auroras e das cores que ficam visíveis no céu. Não sabia que se tratava apenas de um fenômeno óptico, muito interessante! Nunca tinha ouvido falar que a Terra possui um campo de força invisível, a magnetosfera. Ela protege nosso planeta de raios altamente energéticos do espaço e é fundamental para proteger as diversas vidas presentas na Terra
ResponderExcluirAssunto interessante, porque quando vi as auroras no Globo Repórter, fiquei fascinado com a coloração da Aurora. Agora entendo como elas se formam.
ResponderExcluirComentário Felipe 9 ano:
ResponderExcluirO que mais me chama atenção é o fato de um simples "espirro" do sol ser capaz de acabar com a vida que temos na terra em muito pouco tempo. É interessante também pensar em que um simples fenômeno científico que muita gente nem sabia de sua existência, é um dos principais, se não o principal motivo para nossa existência. Eu realmente nunca na minha vida pensei que uma magnetosfera é o que nos mantém vivo, e nunca entendia também a Aurora Boreal, para mim sua existência não fazia o menor sentido.
Eu confesso que vendo o vídeo e lendo os textos, duas perguntas ficaram impregnadas na minha cabeça: 1- Porque essa é a cor da Aurora Boreal e 2- Porque nem todos os planetas tem essa eletrosfera?
Abraço, Fábio!
Fico feliz em contribuir com sua formação Felipe!
ExcluirAgradeço por seu relato! Quanto a suas perguntas:
1) as cores estão relacionadas com a absorção de energia pelos materiais presentes na (alta) atmosfera, em especial o gás nitrogênio (mais abundante em nossa atmosfera, certo?)
2) a magnetosfera é criada pelo conteúdo do interior do planeta... há que existir ferro líquido em rotação para criar esse campo... veremos em aula a relação disso.
valeu!
Achei interessante estas informações como a formação das auroras, as quais que já havia visto mas não fazia ideia de como ocorria.
ExcluirBom texto e fácil de entender.
Achei bastante interessante aprender algumas coisas sobre o fenômeno das auroras boreais, sempre tive curiosidade de saber como elas se formavam. Quero ver uma de perto um dia se tiver a oportunidade.
Excluirmateus- 9 ano
Achei muito interessante o vídeo no qual mostra as cenas reais da formação das auroras.
ResponderExcluirAntes de ler a matéria não sabia o quanto o sol estava agitado, fatos que eu desconhecia e me intrigaram
ResponderExcluirEu gostei de saber dessas curiosidades. Tinham muitas que eu não sabia. É muito bom aprender mais sobre o sistema solar
ResponderExcluirAchei muito interessante saber mais sobre o fenômeno das auroras boreais, sempre tive curiosidade de saber como elas se formavam. Quero ver uma de perto um dia se tiver a oportunidade.
ResponderExcluirMelissa Hirano
9 ano A
Colégio Integral
Eu achei muito interessante o que está publicação nos mostra, pois eu não sabia como eram as auroras boreais no geral e o porquê elas surgiram, muito boa a publicação.
ResponderExcluirÉ muito legal saber dessas coisas, o conhecimento que obtive desta postagem foi muito bom, é incrível saber como as auroras se formam, tendo em mente a magnetosfera, é maravilhoso como o planeta funciona, que, além de ser extremamente funcional, já que a vida existe, é extremamente bonito, uma combinação de coisas maravilhosas.
ResponderExcluirÉ muito interessante saber que se não existisse essa camada específica, a vida seria desintegrada.
Achei bem interessante saber sobre isso. Além de a Terra ser um planeta multifuncional, ainda pode fazer coisas tão bonitas. É bom saber que, a gente vive por uma simples camada que tem o planeta.
ResponderExcluirProf, este comentário é meu, Luís Felipe
ExcluirAchei muito interessante, eu não sabia sobre a magnetosfera nem nada do tipo mas mesmo se eu soubesse nunca ligaria os pontos kk... muito legal, esse conteudo foi bem interassante. - Camila 9A
ResponderExcluirAchei bem interessante a parte de que as auroras são causadas pelo magnetismo. Eu felizmente já tive a sorte de observar uma pequena aurora boreal quando viajei pra suíça esse ano e por mais que tenha sido bem curto foi algo bem bonito.
ResponderExcluirCara, que legal isso!!!! me conte mais de sua viagem na aula ta? Seus colegas vão ficar curiosos com sua experiência! Obrigado por compartilhar conosco!
ExcluirEu achei muito interessante o efeito do magnetismo, ainda por cima sobre o seu visual, realmente muito curioso :D
ResponderExcluirsuas teorias são bem interessantes. É verdade o que aconteceria se a gente pudesse ver a magnetosfera da terra. Ainda bem que temos ela
ResponderExcluirAchei a matéria muito interessante, adorei aprender sobre como as auroras boreais se formam, eu gostaria muito de ver umas se um dia tiver a oportunidade.
ResponderExcluirBeatriz Seixas 9A
Comentário Ana Clara Starepravo 9A:
ResponderExcluiroii professor, estou repostando o comentário pois não tenho certeza se o meu anterior foi enviado.
Gostei muito da matéria, eu sempre achei as auroras boreais fascinantes, então saber mais sobre elas e descobrir que se formam através do magnetismo, foi muito interessante. Eu também achei muito curioso os fatos sobre a magnetosfera, que funciona como um campo de força invisível para o nosso planeta, eu não fazia ideia da existência dela. Com certeza aprendi muito com a postagem, e agora quero ainda mais poder ver uma aurora boreal ao vivo, deve ser algo inesquecível.
Por Giovane Vicentine 9ª : Gostei bastante do conteúdo do artigo , pois eu sempre pensava que era algum tipo de fenômeno decorrente da distorção da luz do sol nos polos mas este artigo me ajudou a compreender a importância não só dos raios solares na formação das auroras boreais mas algo também decorrente do sol , no caso estas explosões solares que liberam grandes quantidades de material solar e portanto geram estes campos magnéticos que interagem constantemente com a magnetosfera terrestre criando este fenômeno eletromagnético
ResponderExcluirgostei muito de como são formadas as auroras .eu nunca vi uma aurora e gostaria muito de ver. Julia Saliba Dalledone 9º a
ResponderExcluirLuca Gusi- Achei muito interessante o artigo. Foi com a sua aula que eu descobri como as auroras são feitas, tomara que um dia tenha a oportunidade de ver uma.
ResponderExcluirLucas Gusi- Achei mutio interessante o artigo. Nunca soube como as auroras eram feitas e foi com a sua aula que descobri, espero que tenha a oportunidade de ver uma na minha vida.
ResponderExcluirAchei o texto informativo e interessante, principalmente na parte da formação das auroras, um processo complexo e bastante curioso.
ResponderExcluirGabriel Cordeiro 9°A
Eu gostei da foto ao lado da Auroras é tão bonito, e achei interessante quando as auroras ocorrem sempre que partículas carregadas eletricamentes são lançadas do sol e atingem nossa atmosfera, deixando rastros coloridos
ResponderExcluir(João Luca 9ANO)
Comentário por Joaquim Faraco- Nono ano
ResponderExcluirEu achei o artigo muito interessante, eu pensava que as auroras eram formadas de outra maneira e o artigo me ajudou a compreender que elas têm a ver com os raios solares e explosões do sol. Também me ajudou a entender porque elas só ocorrem em determinados lugares.
Achei muito interessante, não sabia que as auraras boreais se formavam a partir do impacto dessas partículas com a magnetosfera, que é muito importante pra a existência de vida na terra
ResponderExcluirAna Julia Mohr 9°A
Achei muito interessante, não sabia que as auraras boreais se formavam a partir do impacto dessas partículas com a magnetosfera, que é muito importante pra a existência de vida na terra
ResponderExcluirAna Julia Mohr 9°A
Acho muito importante o conhecimento sobre o nosso universo e os diversos fenômenos que são formados por ele, entre tantos, sempre achei muito interessante e bonito as auroras, saber mais sobre elas é realmente muito intrigante.
ResponderExcluirMaria Clara 9anoA
Achei bem legal e interessantes essas informações sobre a formação das auroras, as quais eu já tive oportunidade de ver porem não sabia como funcionava.
ResponderExcluirBom texto e facil de entender.
Benedito Fernandes 9o A
Professor, achei a matéria muito interessante, ainda nao tinha conhecimento sobre a formacao e desinvolvimento das auroras boreais apartir dessas particulas carregadas de eletricidade. Gostaria de poder presenciar uma algum dia....
ResponderExcluirMarina Toaldo 9oA
Colegio Integral
que bom! fico feliz em poder compartilhar isso com voces!
ExcluirMuito interessante a explicação para esses fenômenos e como eles ocorrem! Gostei muito das fotos tiradas pela estação espacial da NASA, é simplesmente uma arte feita pelo universo. Deve ser muito chocante (mesmo já sabendo o que é) estar olhando para o céu e ver cores dançando.
ResponderExcluirRodrigo Lobo - 9°ano A
eu também gostaria de ter a oportunidade de vê-las simplesmente olhando para o céu...
ExcluirEspero que lá nas altas latitudes, pois como mostra o filme "o núcleo", as auroras em outras regiões indicam enfraquecimentos do campo magnético, o que é prejudicial para nós ne?
Quem sabe um dia poderemos ve-las do espaço??
Nunca vi uma Aurora Boreal ao vivo, mas sempre achei um fenômeno muito cativante. Saber como e por quê elas existem foi muito interessante, e as fotos da estação espacial são esplêndidas!
ResponderExcluirClara Nodari - 9o ano A
eu tb (nunca vi e acho lindas!)
ExcluirDeve ser surreal e inesquecível ver uma aurora boreal ao vivo. Sempre tive curiosidade de saber como elas se formam, mas nunca imaginei que era assim. E pensar que esse fabuloso fenômeno da natureza é o resultado de algo tão importante para a nossa existência!
ResponderExcluirEloisa-9°ano A
então fechou!
Excluirviagem de formatura para Noruega turma!!!!
Achei muito interessante o blog sobre as auroras, pois são coisas que muitas vezes as pessoas não conhecem como são formadas e é um fenômeno muito lindo.
ResponderExcluirSobre a explosão solar sobre a terra, é uma das coisas mais importantes que possuímos é o campo magnético que protege a terra, sem ele nós não existiríamos.
bl Henrique! de fato, sem o campo magnético, a Terra seria bem diferente (mais parecida com Marte).
ExcluirEu achei muito interessante como as auroras não são efeitos astronômicos, eu achava que elas eram (não necessariamente com essas palavras) efeitos astronômicos e não efeitos óticos.
ResponderExcluirTambém achei interessante como as auroras são formadas por partículas de muita energia lançadas do sol.
Günther
Fábio, primeiramente queria elogiar o seu trabalho, esse blog está muito bonito e caprichado! Agora falando sobre o conteúdo sempre tive essa curiosidade de saber como as auroras eram formadas, mas jamais imaginaria que fosse consequência de uma reação do sol com a magnetosfera, pensava que tinha alguma relação com a lua, algo assim...isso foi uma grande descoberta pra mim! Espero algum dia poder presenciar este fenômeno.
ResponderExcluir-Gabriela Marques
9° ano de 2021
Valeu Gabi!!Fico feliz em proporcionar isso a você!
ExcluirTb queria ver isso ao vivo... Se for um dia, lembre de mim ta?
Ver as Auroras deve ser coisa de outro mundo (literalmente, também kkkk), tenho muita vontade de vê-las algum dia. Fico perplexa com como tudo tem um funcionamento e algo que para esteja seguro. Acho literalmente incrível a magnetosfera e como ela reage de acordo com uma descarga tão grande de energia, para que mantenha a vida em seu planeta. Acho simplesmente demais!!!! E além disso, saber que ocorre em outros planetas e como acontece é muito intrigante!
ResponderExcluirFala Anônima! Sinto sua curiosidade e interesse... só não sei seu nome rsrsrs :)
ExcluirMeu comentário :) ass: Marina P. Moreno
ExcluirEu (como muita gente, pelo que você falou) achava que as auroras eram efeitos astronômicos. Achei muito interessante descobrir porque nós vemos essas luzes. Deve ser maravilhoso poder ver elas ao vivo.
ResponderExcluirAna Lopes- 9° A
sim, elas são efeitos de origem astronômica, mas que se manifesta em nossa atmosfera :)
ExcluirO fenômeno das auroras, são realmente muito legais e interessantes, pois se parece como algo místico e misterioso ao olhos de quem vê a primeira vez e não sabe sobre o assunto. Nunca pensei sobre o assunto, e não sabia como era formada, então e muito legal conhecer isso.
ResponderExcluirsim, naquele programa do Canal Off que falei em aula (Em busca das luzes do Norte), eles contam em alguns episódios essas histórias místicas (lendas) da região.
ExcluirVale assistir la ta?
Nunca tive a oportunidade de ver uma aurora boreal ao vivo, mas sem sombra de duvida é uma experiência incrível e inesquecível. Já sabia da existência das explosões do sol mas não fazia a mínima ideia de que esse fenômeno estava relacionado com as auroras boreais.
ResponderExcluirAna Luiza-9°A
Ana, tomara que nós que vivemos nas regiões tropicais nunca consigamos ver auroras simplesmente olhando para o céu (assista ao filme O Núcleo para entender a referência...)
ExcluirMAS se você for para a Noruega um dia, lembre-se de mim :)
Gostei muito da matéria que essa parte do blog apresenta, de como a aurora boreal é formada a partir das explosões do sol e da participação fundamental da magnetosfera na sua formação também. Além das fotos espetaculares que estão presentes.
ResponderExcluirLeonardo - 9° ano A
Esse site e muito bom, tem varias coisas que eu não sabia por exemplo como se formava a aurora boreal, eu gostei muito
ResponderExcluirQue bom anônimo!
ExcluirEsse site é meu :)
Depois me diga ai seu nome blz?
O que eu achei mais curioso de tudo é que as auroras boreais surgem por conta do mesmo processo que nos permite a vida, por meio dos campos magnéticos. Se não fossem eles, como visto em aula, teríamos diversos problemas de radiação, sendo impossível existir a vida como ela existe hoje. Pensar que esse é um efeito todo montado aqui na Terra e não algo espacial também é interessante, pois parece algo super maior, pelo menos pelas fotos (que por sinal são lindas).
ResponderExcluirEspero um dia poder vê-las de perto!
compreendo sua interpretação ("algo maior"...) E de fato, vários outros locais do universo (planetas, estrelas e luas) também estão protegidos por campos magnéticos... (já entendeu onde quero chegar? responde ai...)
ExcluirTb quero muito vê-las um dia... #formatura_na_noruega!!!
Gostei muito do blog e achei bem interessante ...
ResponderExcluirfui pesquisar pois fiquei curiosa e achei fantástico! ... (A aurora boreal ocorre sempre que uma grande quantidade de elétrons provenientes dos ventos solares interage com elementos da atmosfera terrestre em uma grande velocidade.) é um fenômeno luminoso, mas o que a impulsiona é o vento solar (a emissão de partículas vindas do Sol). Sempre que há vento solar, há uma aurora...
Sobre a explosão solar acho um assunto muito legal. Bom as ‘’Erupções solares são explosões repentinas na superfície do Sol causadas por mudanças no seu campo magnético’’. Essas explosões liberam altos níveis de radiação e partículas a altas velocidades que estavam armazenados nas linhas de campo magnético.
Gostei d aparte que ele fala “Apesar de intensa, essas partículas são barradas pela magnetosfera, e desviada para os polos. Por isso, nos próximos dias, são esperadas auroras muito intensas nessas regiões. As partículas não causam males a saúde, mas podem afetar sistemas de telecomunicações, GPS, e sistemas elétricos.”
Também gostei das dicas que ele deu para poder avistar as auroras boreais...
Nunca vi uma Aurora Boreal ao vivo, mas sempre achei um fenômeno muito lindo...gostaria de velas algum dia
Beatriz Guiraud 9A
isso Bea!!! Esse é o objetivo: estimular a curiosidade e a aprendizagem!!
ExcluirAs partículas que cita não precisam ser apenas eletrons... tem outras "coisas" que o Sol envia por meio do vento solar... (procure ai me conte depois rsrss)
Falei na aula de hoje qual elemento químico presente na atmosfera é o principal responsável pelas cores ne??
Sobre as explosões, falei com os colegas sobre isso hoje devido a essa sua pesquisa! Deu para visualizar o tamanho dessas explosões se comparados com a Terra?
enfim, continue assim
(e compartilhe ai: #formatura_na_noruega que eu to nessa!!)
Eu achei o artigo bem interessante, porque eu entendi o que acontece quando o Sol fica agitado por exemplo as quedas nas telecomunicações, danos a aparelhos elétricos etc. Mas tudo tem seu lado bom e seu lado ruim como resultado, nos extremos norte e sul geográficos são possíveis observar luzes coloridas na nossa atmosfera, mas essas luzes chamadas de aurora boreal são exclusivas do nosso planeta, pois a Terra tem um campo de força invisível chamado magnetosfera que serve para resumindo não deixar a gente morrer por causa do vento solar, eu tbm descobri que ela se forma por causa da rotação do nosso planeta, por causa do movimento do magma no interior da Terra
ResponderExcluirLucas 9°A
É muito interessante aprender sobre as auroras, pois eu já havia visto varias imagens desse fenômeno, mas jamais imaginava que a origem disso tudo são os ventos solares. Também não sabia que a magnetosfera da Terra era tão importante para a vida aqui. Sem ela os ventos solares chegariam na Terra com muita violência e destruiriam nosso planeta. Muito bom seu blog.
ResponderExcluirFernando 9°A
valeu! fico feliz em oportunizar isso a você! que bom que soube aproveitar!
ExcluirAcho esse um dos assuntos mais interessantes de se estudar e um dos conteúdos que eu estou mais me divertindo em aprender. Já é importante em saber como isso funciona e o quão importante é para o funcionamento dos planetas e como isso é importante para o surgimento da vida na terra mesmo. Conseguir explicar fenômenos que por séculos eram inexplicáveis e desconhecidos pela humanidade já é incrível
ResponderExcluirE deixo a recomendação do vídeo https://youtu.be/oHHSSJDJ4oo em inglês do canal britânico e germânico Kurzgesagt
valeu anônimo ! Adorei sua dica do vídeo ai= valeu!!!
Excluirdepois me diga quem é rsrsrs
desculpa por não ter te respondido, é ê Gabriel Busato
ExcluirAcho incrível como um fenômeno tão magnifico tenha uma explicação mais surpreendente ainda. Tenho muita vontade de ver a Aurora pessoalmente, deve ser uma experiência única.
ResponderExcluirIzabel Fabri Gemin - 9° ano
valeu! fico feliz em oportunizar isso a você! que bom que soube aproveitar!
Excluirolá professor
ResponderExcluirachei muito louco em saber sobre esse maravilhoso fenômeno e como ele acontece em outros planetas como em Jupiter, eu nunca tive a oportunidade de presenciar uma Aurora mais eu gostaria muito de ter essa oportunidade
Bianca Zanelatto Peruzzo-9 ano
ah, eu tb queria ver isso... que tal #formatura_na_noruega ??
ExcluirNunca tive a oportunidade de observar uma aurora boreal de perto, mas com certeza deve ser uma experiencia inesquecivel! Até ontem não sabia o porque das auroras boreais acontecerem somente em alguns lugares e como se formavam... mas seu artigo me ajudou a entender muito. Parabens pelo blog prof :)
ResponderExcluirLuiza Pugliese 9A
valeu! fico feliz em oportunizar isso a você! que bom que soube aproveitar!
Excluirah, compartilha ai: #formatura_na_noruega bl??
Olá professor!
ResponderExcluirEu sempre quis ver e ainda continuo a ter o sonho de ver uma aurora boreal de perto, depois da matéria eu entendi como se forma e locais que podiam acontecer. Seu artigo está muito bom, parabéns professor
Bento 9A
eu tb queria ver isso.... valeu
Excluirgostei e achei muito interessante aprender sobre o conteudo de magnetismo e outros corpos celestes que compoem nosso universo
ResponderExcluirGabriel Cruz- Eu achei muito interessante essas informações, se não fosse por esse post e suas aulas eu sempre acharia que as auroras eram raios de armas alienigenas rsrs.
ResponderExcluiropa! fico feliz em saber que contribui para destruir mais uma fake news rsrsrsrsrs
ExcluirAchei muito legal aprender mais sobre auroras boreais, pois sempre gostei muito delas e é muito interessante aprender mais.
ResponderExcluirLigia
9°A
Olá professor
ResponderExcluirSempre achei muito bonitas as auroras boreal e sempre quis ver uma ao vivo, achei realmente muito interessante esse artigo, está muito bom, parabéns.
Theodoro 9A
Felipe Martini Lapkouski
ResponderExcluirEu gostei muito desse blog porque ele tem informações que não são difíceis de entender e e bem informativo também.
integral 9 ano.
Soheila Wolf Hulyk
ResponderExcluirMuitíssimo interessante a forma como se forma a aurora boreal, não tinha esse conhecimento. Observando as explicações repassadas no blog de maneira bem explicada e lúdica através dos vídeos, podemos compreender mais facilmente.
Agradeço pelo relato professora! Espero que possa contribuir com a formação de seus estudantes !!
Excluir