Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Laboratório - Camada de Ozônio

Esse foi o tema da aula de laboratório que eu tive com nossos pequenos do 5° ano. Esses "jovens cientistas" de apenas 10 anos já fazem perguntas com interesse de gente grande. Escutem algumas delas (e compartilhem comigo meu "drama e esforço"):

1) Como se sabe que existe a camada de ozônio, se ela é invisível?
2)O CFC que destrói a camada de ozônio... o cloro é o mesmo que se coloca na piscina? O fluor é o mesmo que é encontrado na pasta de dente?
3) podemos criar mais ozônio para refazer a camada?
4) (só quem estava na aula ficou sabendo das outras!)

Bem, de certa forma, esses são indícios de que estou no caminho certo (e agradeço muito à profa. Marion e Chris pelo apoio e paciência comigo!).

Vamos por partes:


1) A Camada de Ozônio.
Eles já sabiam que o ozônio faz parte da atmosfera, localiza-se na Estratosfera e que envolve a Terra toda, fornecendo uma proteção fundamental à vida contra a nociva radiação UltraVioleta que vem do Sol.
Veja uma representação das camadas da atmosfera:


Mas logo percebi que tinhamos que discutir e ajustar algumas coisas:

a) O que é o Ozônio e como ele se forma.
Em linguagem simples, o Ozônio é um gás composto por 3 átomos (bolinhas, para quem estava no lab) de oxigênio - esse oxigênio não é o mesmo que respiramos, é o elemento quimico isolado. O gás oxigênio que respiramos é formado por 2 átomos dele (como vimos no lab. 2 bolinhas).
Para ligar esses átomos, é necessário energia (tivemos que fazer força para manter juntas as 2 bolinhas que usamos no lab). Essa energia é fornecida basicamente pelo Sol.
Mas, entre 20 e 50 km de altura, o oxigênio recebe tanta energia do Sol (especialmente na forma de Radiação Ultravioleta) que se liberta dessa ligação e une-se com mais 2 átomos de oxigênio, formando o gás Ozônio.
A produção de ozônio é assim resumida:

(esse M na figura acima é o que chamamos de catalisador. Ele é fundamental para que a produção ocorra. Pode ser um gás presente na atmosfera, como o óxido Nitroso, NO2)

OBS.:  essa formação é contínua, e assim que o ozônio é formado, a radiação UV separa os átomos de novo, que volta a se unir. Para isso eles absorvem a energia UV e é por isso que essa camada funciona como um filtro dessa radiação (por ela "consumir" essa energia continuamente durante a formação de ozônio).

É dificil criar ozônio pois ele precisa de muita energia - para o Sol é muito fácil liberar essa energia na forma de Ultra Violeta. No laboratório criamos ozônio através de faiscas elétricas, com um aparato que emprestei do FiBrA. - Confira algumas fotos (em breve vou publicar algumas)

Contudo, essa quantidade criada é bem pequena e sentimos um cheio estranho, característico dele. E além disso o ozônio criado aqui, perto da superfície, nao nos protege de nada (pelo contrário, em excesso é ate tóxico), e os ventos o espalha facilmente.


b) o que é o Buraco da Camada de Ozônio?
Na verdade essa palavra "buraco" não é a mais correta. O que ocorre é um "estreitamento" (a palavra mais correta é atenuação) dessa camada, que ao invés de ocupar um espaco entre 20 e 50 km de altura, ela acaba ficando entre 30 e 40 km, por exemplo.
Nessa situação, a camada de ozônio absorve menos radiação UV, e portanto, maior quantidade dela atinge a superfície.

Sendo assim, ela não é um "buraco" como  o existente no meio de um CD, por exemplo, e nem furos pela  atmosfera....(essa é a idéia que a midia e os livros nos passam não é?)



c) o que cria esse buraco?
Essa atenuação é formada principalmente devido à presença de gases CFC (cloro-fluor-cabonetos). Quando expostos à radiação ultra violeta, eles também se separam em átomos isolados de Cloro, Fluro e carbono (assim como o gás oxigênio se separa em átomos isloados). Esses elementos possuem uma grande afinidade quimica com o oxigênio e por isso ligam-se com ele. Isso impede que o ozonio se forme, criando uma diminuição de sua quantidade, atenuando (estreitando) a camada em algumas localidades.

Respondendo a ótima pergunta do começo desse post: os elementos quimicos Cloro, Flúor e Carbono que formam os CFCs são os mesmos encontrados no cloro da piscina, no flúor da pasta de dentes, do carbono do grafite de seu lápis. Porem, a forma como esses átomos estão ligados dão à eles propriedades diferentes. O cloro da piscina por exemplo está ligado a outros átomos, o que dá a ele uma propriedade diferente dos CFCs (ex: para a piscina ele é um grão, no CFC ele é um gas...)

d)Onde está esse buraco, ou melhor, atenuação da camada de ozônio?
Acredite  ou não, ele está sobre os pólos, principalmente na Antártica. Veja uma foto especial dela (ela está de "ponta cabeça"):
E por que la? será que lá existe mais gente morandoe poluindo a atmosfera?
(essa resposta é dificill de encontrar em outros lugares...)
Simples: é devido aos ventos que circulam o planeta que em algum momento os gases poluentes, emitido pelo mudo todo, acabam chegando por lá e se concentram. Devido à reação desses gases com o oxigênio, o ozônio não se forma (como expliquei no item d), criando essa atenuação, da macada, visivel como um "buraco" na imagem acima.

Olhe como essa atenuação variou durante os ultimos anos
CURIOSIDADE: essa atenuação ocorre naturalmente no mês de setembro (e ninguem sabe ainda o por que!) Por isso dia 16 de setembro é o Dia Internacional de Cuidado e Preservação à Camada de Ozônio.

O jornal Estadao publicou uma reportagem sobre as pesquisas  feitas com a variação do nivel da camada de ozônio. Leia a reportagem aqui.

ATENÇÃO: a radiação UV atea o funcionamento de seu corpo! Proteja-se dela usando sempre um filtro solar de boa qualidade (e fator de proteção 30).



Ufa! E essa foi apenas uma parte da aula...

O que você achou? aguardo comentários (duvidas e colocações didáticas são sempre bem vindas!

20 comentários:

  1. Oi tio Spina eu gostei muito de todas as materias que falam sobre a camada de ozônio, e eu tambem tinha essa curiosidade de saber se a camada de ozônio poderia ser recriada.
    Abraços Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Prof. Fabio, sou a mãe de Carolina L. Lubi, do quinto ano. Estou escrevendo para elogiar o ateliê, o blog (todos aqui de casa acompanhamos) e a aula de ontem, a Carolina voltou empolgadíssima, e nos deu uma aula sobre as estrelas. Parabéns pela iniciativa. Ana Paola L.Lubi

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana. Fiquei muito satisfeito com seu comentário!
    Que bom que estamos conseguindo atingir nossos objetivos: formar pequenos cientistas (instigando a curiosidade deles) e envolver as famílias nesse processo!
    Continuem sempre juntos, trocando experiências entre vocês (pais, filhos, ....) pois essa é uma das posturas fundamentais das ciências: a interação e o diálogo!
    Utilizem esse espaço para tirar duvidas e compartilhar suas experiências (e surpresas!). Conte sempre com nossa orientação!
    Muito obrigado e PARABENS!!!!

    ResponderExcluir
  4. NOssa! adorei o blog...
    eu sou estudante e estou fazendo um seminario sobre isso blog muuuito bom

    ResponderExcluir
  5. Valeu anônimo!
    de onde você é?
    Sucesso no seminário... (sobre o que e para quem irá falar??)
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Oi Prof. Fábio, adorei seu espaço. Sou professora de informática para alunos do 1º ao 4º ano. Estamos estudando sobre a camada de ozonio e encontrei seu blog. Utilizarei em minhas aulas. Parabéns pelo trabaho. Estarei te seguindo pelo reader.

    ResponderExcluir
  7. Oi professpra Ana! Seu comentário é muito motivador... fico satisfeito ao saber que compartilhando informações multiplicamos conhecimentos!
    De onde você é?Em qual escola leciona?
    Seja bem vinda sempre!!
    FOrte abraço

    ResponderExcluir
  8. Camada de ozÔnio é uma camada gasosa que fica em volta da terraonde é composta muitos gases.

    João Rodrigues 5a

    ResponderExcluir
  9. Adorei muito interssante quero que publique mais sobre a camada de ozonio,é meu assunto preferido em astronomia(as camadas da atmosfera).




    Beatriz 5ºano A manhã prof. Marion

    ResponderExcluir
  10. Oi prof.Fábio adorei seu assunto sobre a camadada ozônio é muito interessante e aprendi que a camada de ozônio é composta por varios gases.



    Maria Fernanda 5°ano prof.Marion

    ResponderExcluir
  11. Oi Fábio, gostei muito do texto sobre a camada de ozônio achei muito interessante.

    Audrey 5 ano b

    ResponderExcluir
  12. fábio se a camada de ozonio fica mais fina no emisferio sul se o vento leva paracima?

    ResponderExcluir
  13. A camada de Ozônio, é composta por muitos tipos de gases, ela ajuda a deixar a temperatura da Terra estável porque quando os raios "UV" passam por está camada, eles diminuem até chegarem aqui. E quanto a poluição é muita vai afinando a camada de Ozônio e quando um dos lugares ocorre o contrário


    Ana Luiza 5ºano B

    ResponderExcluir
  14. OLA PROF.FABIO,ADORO SUAS AULAS,ENTENDO E EAPRENDO COM ELAS,E FOI ASSIM QUE APRENDI QUE A CAMADA DE OZÔNIO É FORMADA POR VARIOS GASES,ELA AJUA O NOSSO PLANETA A TER UMA TEMPERATURA ESTAVEL E OS RAIOS "UV" SÃO DIMINUIDOS AO PASSAR POR ELA.MAS ISSO NÃO ESTA ACONTECENDO NESSES ANOS.
    POR CAUSA DA AFINAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO OS RAIOS "UV" ESTÃO CHEGANDO NA SUPARFICÍE TERRESTRE COM MAIS INTENCIDADE POR ESTA CAUSA AS PESSOAS ESTÃO SOFRENDO POR ALMENTO DE VITIMAS DO CANCER DE PELE.

    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  15. Fábio,foi muito interessante aprender com você e com a Marion sobre o UV e como ele prejudica a nossa pele, causando como por exemplo o câncer de pele.Eu adoro suas aulas e sua maneira de explicar as coisas,nela eu aprendo e entendo tudo.

    ResponderExcluir
  16. OLÁ PROFESSOR Fábio. CAMADA DE OZONIO É A REGIÃO ONDE SE CONCENTRA ALTAS QUANTIDADES DE OZÔNIO NA ESTRATOSFERA. ESSA CAMADA PROTEGE OS SERES VIVOS DOS RAIOS UVA E UVB. TEMOS QUE PROTEGER A NATUREZA, NÃO DESMATANDO FLORESTAS E NÃO POLUINDO, PORQUE ESSA CAMADA ESTÁ AFINANDO. LUIZ GABRIEL.

    ResponderExcluir
  17. nooossa, muito bom! adorei

    ResponderExcluir
  18. Cara, adorei! Muito bom! Acabei de aprender! *-*

    ResponderExcluir
  19. professor Fabio ficou muito bom amei

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.