Quem nunca se deparou contemplando as estrelas?
Se você é uma dessas pessoas, saiba que o simples hábito (milenar) de elevar o olhar e admirar as estrelas está cada vez mais raro, principalmente nas grandes cidades...
Se você é uma dessas pessoas, saiba que o simples hábito (milenar) de elevar o olhar e admirar as estrelas está cada vez mais raro, principalmente nas grandes cidades...
Sabia que cada cantinho do céu esconde uma história há tempos registrada?
Para incentivar meus pequenos a olhar para o céu, realizei uma atividade, em complemento à Olhando para o Céu e ligando os pontos... que compartilho nessa publicação.
Para incentivar meus pequenos a olhar para o céu, realizei uma atividade, em complemento à Olhando para o Céu e ligando os pontos... que compartilho nessa publicação.
A Atividade
Confesso que quando idealizei essa atividade não imaginei que seria tão interessante para os pequenos... é a prova de que para estimular a aprendizagem não precisamos de material caro, nem de ideias (ou teorias...) mirabolantes...
A proposta era "brincar de telescópios" para observar estrelas, no caso, as constelações, que estudamos ao longo das últimas 2 semanas.

A foto do início desta publicação e esta ao lado ilustra bem como foi a atividade: os estudantes simularam uma observação celeste com "telescópios" feitos com tubos de papelão (daqueles rolos que vem em papel toalha, papel alumínio, higiênico...).
De um lado, o olhar atento (onde ficaria a ocular); de outro (onde ficaria a objetiva), papel alumínio com pequenos furos feitos com alfinetes, nos moldes de constelações. O resultado: todos animados em olhar para o céu, e fazer vários "telescópios" com diferentes constelações.

Compare a imagem ao lado com as fotos mais ao fim dessa publicação e deixe seus comentários a respeito!!!
A oportunidade também foi adequada para falar sobre campo de visão e profundidade de campo, além do popularmente chamado "fator de ampliação" dos instrumentos utilizados para olhar para o céu. Claro que foi uma abordagem bem introdutória, mas creio que eles pegaram a ideia.
Foi interessante comparar o "tamanho do tubo" com o campo de visão que os instrumentos nos permitem observar. As fotos que registrei do interior dos tubos (o que era observado) são muito próximas daquilo que se observa no céu!
A semelhança pode ser aprimorada se adicionar mais estrelas (ao fazer mais furos no papel alumínio) e de diâmetros ligeiramente diferentes! Para dar esse efeito penso que nas próximas vezes possa adicionar purpurina dentro do tubo...
O trabalho foi bem dinâmico, e posso dizer os pequenos astrônomos aprenderam brincando! Seguem algumas fotos da atividade:
Fotos olhando para o interior dos tubos contra a luz:
Material e Montagem
(Minha caixa de constelações....)
Modelos impressos das conteslações
Prontos para ficar Olhando para o Céu?
Professor eu olhei para o céu hoje como na aula mas eu não vi direito porque a estrala não estava com tanta nitidez as estrelas estavam meio apagadas
ResponderExcluiroi Alicia.
ExcluirDependendo de onde vocẽ estiver, a poluição luminosa pode atrapalhar...
Mas não desista! continue olhando para o céu, talvez em outros horários... as estrelas estão lá e acredite: elas estão nos padrões das constelações que construímos!
Profº eu gostei de fazer a atividade hoje com os tubos contra a luz. consegui fazer e aprendi sobre identificar as constelações. observando as estrelas através de telescópio caseiro.
ResponderExcluirFelipe Coning 5ºano A
Oi profe aqui é o Augusto adorei fazer aquele telescopio fucou nuito legal deveriamos fa zer ele mais vezes
ResponderExcluirEstou morrendo de saudades.
Ass:Augusto!!!!!!!!!
valeu Augusto!! Fico feliz em saber que essa atividade estimulou sua curiosidade e interesse!!
ExcluirVamos fazer mais atividades assim então!
Espero voltarmos em breve...
Abraço todos ai!
ola eu sou o Eduardo Zem do 5a eu adorei montar o aparelho mesmo no final o audio falhou no meio da aula , mas eu adorei montar o telescopio com aconstelação do Cruseiro do sul mas depois o audio travou eu sai para tentar entrar de novo mas eu não consequi
ResponderExcluirFala Eduardo.
ExcluirPena que deu esse problema ne? Mas pude acompanhar durante a aula sua construção e creio que você captou a ideia.
Faça outras constelações e tente encontra-las no ceu a noite ...
valeu!