Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Colonização de Proxima B (Achado planeta com potencialidade de abrigar vida orbitando estrela mais próxima da Terra!)



Quem diria que nossa busca por planetas fora do sistema solar poderia encontrar um planeta com condições de abrigar vida tão perto de nós?

Essa possibilidade (que foi realmente comprovada ontem) já havia sido explorada na década de 90, pelo jogo de computador Civilization, no qual humanos partiram para a estrela Alfa-Centauri (destacada na ilustração ao lado), situada a 4,3 anos luz de nós, e colonizaram o planeta.

Ficção ou realidade, é bom a humanidade estar pronta para sua jornada pelas estrelas, pois em algum futuro breve colonizaremos outros planetas - em nosso sistema ou fora dele!

Divulgo nesta publicação os detalhes dessa fantástica descoberta (e um pouco da história do jogo Civilization para irmos curtindo essa ideia deste ja!).

A histórica descoberta
Ha mais de 15 anos astrônomos vem olhando para a estrela mais próxima do Sol em busca de planetas - Proxima Centauri, localizada na constelação do Centuaro, é uma anã vermelha (portanto menor e mais fria que o Sol) situada a 4,3 anos-luz da Terra.

Ao longo de quase duas décadas, diferentes instrumentos foram apontados para essa estrela na tentativa de identificar planeta(s) em sua órbita.  Telescópios e outros instrumentos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) coletaram dados que indicam pequenos movimentos da estrela (efeito doopler de sua luz), originado pela força gravitacional de um provável planeta  rochoso (com 1,3 vezes a massa da Terra) orbitando a estrela Proxima Centauri.

O estudo mostra que em 11,2 dias terrestre o planeta completa uma volta em torno de Proxima Centauri, estrela classificada como anã vermelha, com 14% do diâmetro do Sol. Isso significa que é um pouco mais fria e menos brilhante que nosso astro. A análise dos dados indica que o novo planeta está a uma distância de 7,5 milhões de quilômetros de sua estrela, cerca de 5% da distância da Terra ao Sol.

Apesar da aparente proximidade, encontra-se numa região que possibilita a existência de temperaturas amenas o suficiente para que a água ganhe a forma líquida (a zona habitável da estrela) condição fundamental para o aparecimento de vida. Na ilustração ao lado, comparativo da órbita desse planeta com o sistema solar interior. Ainda sim essa proximidade da estrela pode oferecer riscos ao surgimento de seres vivos, pois o planeta é bombardeado por raios-X e ultravioleta estelares. A única proteção contra essa alta energia oriunda de Alfa Centauri seria uma atmosfera ou um campo magnético, que os astrônomos ainda não sabem se existe. Essa camada poderia ser parecida com a da Terra, com a de Vênus (que possui 95% de dióxido de carbono) ou ausente.

O vídeo abaixo traz uma ideia de sua posição e distância (obs.: as imagens são uma montagem artistica e não são reais):

 
Uma curiosidade: assim como a Lua em relação à Terra, Proxima b tem uma face sempre exposta para sua estrela e a outra na sombra. Se o planeta for coberto por uma atmosfera, a temperatura pode variar em um intervalo de menos 30 graus Celsius no lado escuro e 30 graus Celsius no lado da luz, de acordo com os cálculos dos astrônomos.

O artigo publicado ontem na revista Nature conta com a colaboração de uma equipe internacional de astrônomos (30 ao todo) que analisaram os dados coletados  desta estrela entre os anos 2000 e 2014, e do início deste ano. O trabalho conta com a colaboração do astrônomo brasileiro Gustavo Rojas (na foto ao lado), da Universidade Federal de São Carlos (ele é o coordenador do Grupo de Astronomia da Universidade, uma das minhas fontes de consulta).

A possibilidade de existência do planeta já era investigada há muito tempo, porém os cientistas queriam se certificar de que os dados eram realmente precisos. Isso porque a luz de uma estrela anã vermelha como a Proxima Centauri pode variar de forma a imitar a presença de um planeta. "Assim que estabelecemos que a variação não era causada por buracos estelares, soubemos que poderia ser um planeta orbitando uma zona onde a água poderia existir, o que é muito empolgante. Se futuros estudos concluírem que as condições de sua atmosfera são adequadas para abrigar vida, esta será provavelmente uma das descobertas científicas mais importantes que faremos", disse o pesquisador John Barnes, um dos autores do estudo. 


Cid Meiers Civilization: Alfa Centauri
O jogo Civilization que citei nesta publicação é o único jogo para PC em que sou viciado! É um tipo de RPG cujo objetivo é desenvolver uma civilização em um determinado mundo. Sendo na Terra ou em outros planetas, vence o jogo quem conseguir melhor nivel de desenvolvimento social, economico, político, científico, explorando os recursos naturais disponíveis, concretizando rotas de comércio, parcerias, e defendendo-se de ataques.

A relação do Civilization com a descoberta de Proxima B está retratada no fim do jogo: uma das formas de alcançar a superioridade científica é ser capaz de construir uma nave que leve parte de sua população para colonizar um outro planeta, situado adivinhe onde?? Na estrela Alfa Centauro!

Em 1999 a nova versão do Civilization foi chamada de Alfa Centauri e permitia a continuidade do jogo, colonizando o planeta ao redor dessa estrela.

Em 2014 foi lançada a versão Beyond Earth, que possibilitou a colonização de outros planetas mais distantes (na imagem ao lado).

O mais interessante dessa coletânea é que pensar em exoplanetas ha quase 20 anos era  ficção... Hoje, a ficção torna-se em parte realidade, ao ser detectado Proxima B, que compõem a lista do mais de 3000 exoplanetas conhecidos, e que em algum instante no futuro, poderá ser colonizado realmente por nós, como no jogo...

Quem sabe quais outras espécies estarão por lá para nos receber?


Fonte:  
ESO, Space , EarthSky, New Scientist(1, 2), The Guardian, Cnet, VejaFolha de São Paulo, G1,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.