Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Tributo ao Philae

No último dia 27 de julho a sonda Rosetta fez a última comunicação com o robô Philae, o primeiro artefato a pousar em um cometa - relembre esse marco histórico (re) lendo essa publicação...

Este marca o fim de uma jornada fascinante e bem sucedida.

Continue sua leitura para saber mais sobre o fato.

A conquista
Foi em novembro de 2014 que a sonda Rosetta alcançou o cometa 67P Churyumov-Gerasimenko, o "Chummy", depois de sua viajar 10 anos pelo sistema solar. Foi um fato histórico nunca antes registrado - clique aqui para relembrar essa conquista. Na época o google homenageou o fato com o dongle ao lado.


O pouso da sonda Philae foi complicado... durante sua aproximação, acabou quicando 5 vezes e parando num ponto de sombra no cometa. A imagem ao lado registrada pela sonda Rosetta que orbitava o cometa registrou a sequência do pouso, que iniciou-se no canto inferior esquerdo da imagem, e terminou no canto superior direito.  

O local onde Philae se acomodou era uma região de sombra, o que não permitiu o funcionamento de seus painéis solares. Por isso, o Philae conseguiu trabalhar apenas por 60 horas utilizando suas baterias, e depois passou a hibernar por fala de energia.

Atualmente a viagem já dura pouco mais de 12 anos, e será encerrada oficialmente no final de setembro, quando Rosetta, a sonda que continua em órbita do cometa 67P, também ficará sem energia (por estar muito longe do Sol) e também pousará no cometa.   O novo pouso vai concluir essa viagem de mais de uma década, que permitiu incontáveis avanços no conhecimento a respeito desses corpos celestes.


Adeus Philae
Na tarde de quarta, dia 27 de julho, a Agência Espacial Européia desligou o Sistema de Suporte Elétrico (ESS) da sonda Rosetta, cortando definitivamente as comunicações com o módulo Philae que está na  superfície do cometa  67P.

O último pacote de dados recebida pela sonda Rosetta do módulo Philae foi em 9 de julho de 2015. Depois disso Philae ficou muda e os responsáveis pela missão acreditam que ela entrou automaticamente em um modo de hibernação eterna. Tentativas de reestabelecer a comunicação não obtiveram sucesso, e para economizar energia da sonda Rosetta, decidiram desligar seu equipamento de comunicação com Philae. 

Os cientistas que gerenciam a missão relatam que neste momento a sonda está a aproximadamente 520 milhões de Km do Sol (aproximando-se de Júpiter). A essa distância seus painéis solares não são mais tão eficientes na conversão da luz solar em energia. Para maximizar as operações científicas é necessário diminuir o consumo de energia por sistemas não essenciais, como a comunicação com o módulo Philae, por exemplo.

"É hora de dizer adeus" foi a última mensagem recebida pela sonda Rosetta do módulo Philae, cuja missão principal era procurar água e moléculas orgânicas na superfície do cometa. Veja nessa publicação os resultados encontrados por essa missão.

A Philae, nosso adeus e obrigado!



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.