Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Algumas fotos do céu

E ai pessoal!

Fiquei animado depois de uma live com meus alunos, e fui tirar algumas fotos do céu... compartilho com vocês os resultados...

A imagem ao lado é uma das fotos que tirei. Ela está sem edição... Alguém reconhece essa região do céu? O que dá para ver nela?

Vejam nessa publicação outras fotos, e suas especificações.



Durante a aula dessa segunda, dia 17,  meus pequenos astrônomos do 5º ano me questionaram sobre algumas fotos do céu noturno que havia mostrado durante a aula. Então fiquei motivado a fazer algumas fotos...Compartilho com vocês o que registrei, e agradeço desde já pelo interesse!

Fotografar o céu noturno requer alguns conhecimentos sobre fotografia e fotografar... pois câmeras em geral não conseguem registrar "ambientes de pouca luminosidade" como o céu noturno, e por isso precisam que o fotógrafo faça alguns ajustes na câmera para melhorar sua "sensibilidade para captar a luz"...  (vou deixar os detalhes técnicos assim  "meio no ar", pois em breve pretendo escrever sobre isso).

Creio que vocês já tentaram tirar uma fotos de amigos a noite ou dentro de casa mesmo, tendo pouca luz no ambiente, e a foto ficou uma meleca...

Então, abaixo de cada foto apresento os ajustes que utilizei na minha câmera, que é uma semi profissional da Canon, modelo SX20is (na foto ao lado).

 
Detalhe importante: tirei as fotos entre as 19h10 e 20h10... então já estava  escuro e bem diferente do que as fotos apresentam... As fotos dão a impressão que estava dia, mas acreditem: já era noite!

Observem como ajustar as configurações da câmera podem fazer com que suas fotos revelem um ambiente bem diferente do que seus olhos percebem... e fazer isso não aplica às fotos  "efeitos especiais" ou edição de imagem... Todas as fotos aqui são "originais", sem tratamento... Divulgo da forma como foram tiradas.

Clique sobre cada imagem para ampliá-las e poder ver os detalhes, ok?


A primeira foto é o registro das duas estrelas mais brilhantes do céu... alguém sabe quem são?  DICA: a da direita é S_ _ _ _ _, da constelação de Cão Maior e é a "mais brilhante" do céu noturno. A da esquerda é C _ _ _ _ _ _ , da constelação de Carina, e é a segunda mais brilhante. Ambas são visíveis durante o ano todo.
 
Foto da esquerda: registrada ao longo de 3s com ISO 1600 e F3.2.
Foto da direita: registrada ao longo de 15s com ISO 800 e F3.2.

Foto registrada ao longo de 15s com ISO 400 e F2.8


A próxima foto registra uma região do céu bem conhecida ... Conseguem reconhecer as (3) estrelas bem próximas do telhado? Elas são estrelas típicas do verão...
Foto registrada ao longo de 15s com ISO 400 e F3.2


Ein?? Como foi que eu apareci na foto que tirei?? "voodoo ?!?!"
Foto registrada ao longo de 15s com ISO 400 e F2.8



Esta região do céu é bem conhecia ne? É visível assim durante todo o ano. Nela aparecem a estrela mais próxima de nós (Alfa Centauri, a mais brilhante da imagem) e a constelação do Cruzei do Sul.
Foto da esquerda registrada ao longo de 8s com ISO 1600 e F2.8
Foto da direita registrada ao longo de 4s com ISO 400 e F2.8



Bem, por hoje é só pessoal! Foi só para dar um gostinho... O que acharam?

Ah, ia me esquecendo: não precisei apagar a luz da vizinhança para registrar um céu assim...

Bem, caso alguém tenha dicas para melhorar as fotos eu aceito!

Que tal experimentar tirar fotos do céu ?? Me falem depois o que deu... quem sabe dou dicas sobre como tirar fotos com seu celulares...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.