Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Onde o satélite vai cair???

Gente, incrivel!!! Estamos a 1 dia da provável reentrada do satélite UARS, que foi empurrado antecipadamente para a Terra pelo "vento solar", e ninguem sabe onde ele cairá!!

O mundo astronômico está uma loucura nessa semana!
 Desde segunda previsões já apontaram 6 cenários diferentes para a queda - e um deles indicava o Brasil como um provável destino!

De qualquer forma, é melhor ficar atento às notícias e continuar olhando para o céu... Até a manhã de domingo esse satélite estará no chão!


Essa semana diversos sites especializados mudaram diversas vezes suas previsões de onde o satélite UARS cairá. Ele está vindo - isso é certo - mas onde e quando vai entrar na atmosfera e atingir o solo ninguém consegue prever.

Desativado desde 2005, o satélite foi  empurrado essa semana pelo vento solar para uma órbita mais baixa e segue em direção à superfície. Pode parecer estranho, mas prever onde um satélite desgovernado vai cair não é tão fácil como parece!   As variáveis envolvidas são muitas e mudam a cada momento...

O cénário mais atual, divulgado nessa manhã, aponta que a provável reenrtada ocorrerá a leste da Nova Zelândia, as 15:30h, e seguirá rumo a América do Sul (veja o mapa abaixo).

Veja no site Apolo11 todas as previsões que já foram divulgadas nessa semana - clique aqui.

Por que a dificuldade na previsão?
(fonte: Apolo11)
"A dificuldade na previsão do ponto exato da queda ocorre principalmente na variação do fluxo solar, uma emissão eletromagnética constante emitida pelo Sol, que ao ionizar as camadas elevadas da atmosfera alteram significativamente sua densidade, aumentando ou diminuindo o arrasto em grandes altitudes, freando ou acelerando a queda do satélite.

Para se ter uma ideia, nas primeiras horas de hoje (quinta-feira), uma forte ejeção de massa coronal foi observada na estrela e isso poderá ter impacto significativo nas próximas estimativas da reentrada do artefato.

Quando um satélite sem uso ainda tem reservas de combustível, é possível aos controladores fazê-lo rumar a um ponto específico da Terra, normalmente o oceano, tornado a reentrada uma operação bastante segura. No caso do UARS, todo o combustível já está esgotado e o satélite está à mercê das forças da natureza, que o puxam de volta à Terra.

Diante de inúmeras variáveis, dizer com certeza onde o satélite cairá não é uma tarefa fácil. No entanto, devido à inclinação da órbita é possível afirmar que todas as localidades inseridas entre as latitudes de 57 N e 57S podem vir a ser o palco da reentrada. O que todos os modelos parecem concordar é que isso acontecerá de fato na sexta-feira, entre às 12h00 e 23h59 pelo horário de Brasília, e o Brasil está na rota."


Fique Ligado!
Essas coordenadas abrangem quase a totalidade do território brasileiro - portanto, somos um dos possíveis alvos! 

Quando mais próximo do evento, maior será a certeza de onde ele caira - na manhã dessa sexta publicarei um novo post indicando esses dados...
De qualquer forma, na tarde de sexta não faça nada alem de ficar Olhando para o céu!

P.S.: a previsão é de 50mm de chuva em Curitiba, mas mesmo assim, "fique espiando"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.