Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 23 de maio de 2020

Documentários para explodir a cabeça

Que tal aproveitar bons momentos curtindo a ciência?

A imagem ao lado é um exemplo do que falo nessa publicação: olhe para ela por alguns instantes... esteja certo de que ela está parada. Está ou não?

É de situações como essas, de explodir a cabeça, que falo nessa publicação...




Achei uma divulgação interessante na revista Galileu e compartilho com vocês. O legal é que fui lendo e me surpreendi que dos 8 documentários listados, já havia assistido 6!!

Prepare seu balde de pipoca e chocolate quente que ai vai uma seleção de documentários sobre saúde, astronomia, física e biologia, proveitosos a qualquer momento!


IMAX Hubble
Neste documentário de 2010 narrada por Leonardo Di Caprio, acompanhamos algumas das imagens feitas pelo telescópio mais famoso do Universo, o Hubble. Com ele, somos convidados a visitar a galáxia Andrômeda, a nebulosa de Hélix e a nebulosa Borboleta, entre vários outros lugares. Enquanto absorvemos algumas das melhores imagens já obtidas pelo telescópio, o filme nos conta como funcionaram algumas de suas missões mais emblemáticas, incluindo aquela que o colocou em funcionamento. 






Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo
Apresentada pelo físico Neil deGrasse Tyson, o remake da série clássica de Carl Sagan, da década de 1980, leva seus telespectadores a questionar vários conceitos investigados pela física, matemática, biologia e química de uma forma simples e didática. Leia mais sobre a série original aqui

Esse documentário está disponível na Netflix e confesso que o assisti ao lançamento pela NAtGeo enquanto minha filha era bebê...boas lembranças...

A "versão original" apresentada por Sagan eu assisti quando adolescente e contribuiu com minha escolha pela jornada pelo universo...



Particle Fever
Acompanhe os primeiros experimentos feitos pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC) em Genebra, na Suíça, neste documentário de 2014. Através de entrevistas com físicos experimentais da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), é possível entender como são conduzidos os testes feitos no maior acelerador de partículas do mundo. O filme retrata os acontecimentos ocorridos entre os anos de 2008, quando o LHC teve seu primeiro lançamento, até 2012, quando os cientistas responsáveis pelo acelerador foram capazes de identificar pela primeira vez um Bóson de Higgs, a partícula subatômica responsável por dar massa aos átomos. Disponível na Netflix




Caverna dos Sonhos Esquecidos
Essa foi a maior surpresa pra mim dessa lista, pois assisti a esse documentário e achei fantástico!
Alguns talvez achem meio parado, mas é intrigante pensar como fizeram aquilo a tanto tempo atrás...

As pinturas mais antigas já feitas pelo homem, presentes nas cavernas de Chauvet, na França, são retratadas aqui (Ficha técnica). O cinegrafista Werner Herzog tem a chance de explorá-las enquanto conta as hipóteses por trás das 400 figuras rupestres desenhadas. O local é fechado para todos e o diretor e seus três técnicos de filmagem tiveram apenas uma hora para poder realizar toda a gravação do filme. Mais de 30 mil anos nos separam dos verdadeiros artistas das obras captadas pelas câmeras.

Vale ler essa reportagem antes de assistir ao documentário por esse link (com um mapa do passeio) ou esse.



A Vida Secreta dos Bebês
Neste documentário (Ficha técnica), acompanhamos os primeiros anos de vida dos bebês. A ideia é mostrar ao telespectador os intrincados processos biológicos e neurológicos que acontecem nos primeiros anos de vida, responsáveis por formar um ser humano funcional. entenda porque bebês dormem mais facilmente em carros, como é formado seu aparelho de audição e de que forma o modo como respiram pode definir para sempre o jeito que seus corpos funcionam. Clique aqui para assitir.




Which Universe Are We In
Esta série da BBC é incrível! E está d
isponível na Netflix.  Também pode assistir aqui.
Você provavelmente já ouviu a teoria de que nosso Universo é apenas um entre mil outros universos em expansão. Neste documentário de 2014, vamos acompanhar o debate em torno dessa hipótese, acompanhando entrevistas com físicos e astrônomos enquanto eles discutem as probabilidades, explicações e novo indícios envolvendo este cenário. (Ficha técnica)



Truques da mente
Nesta série de documentários produzidos pela National Geographic, nos aprofundamos na ciência cognitiva através de ilusões de ótica, experimentos psicológicos e outros "truques da mente". A primeira temporada é narrada por Neil Patrick Harris e explora as falhas de atenção que cometemos todos os dias e como nossa memória funciona (ou não). Além destes assuntos, somos apresentados aos conceitos científicos que nos ajudam a explicar como somos facilmente manipulados pelas propagandas ao nosso redor, como podemos identificar mentirosos como podemos vencer nossos medos.




The last man on the moon
IMPERDIVEL!!! (Ficha técnicaDisponível na Netflix.
"Se você acha que ir para a Lua é difícil, tente ficar em casa depois", é assim que a esposa de Eugene Cernan, o último homem a ter pisado no satélite, define a experiência do marido. Neste filme de 2014, somos conduzidos através da história do astronauta tripulante da nave Apollo 17. Cernan se abre completamente sobra todas as maravilhas e sacrifícios envolvendo o pouso de 1972. As partes mais impressionantes do documentário, porém, não são os relatos sobre o pouso em si, mas sim sobre o preço que o homem precisou pagar — antes e depois do evento — para ter sua chance de alcançar as estrelas.



Fonte:
Galileu




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.