Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 1 de junho de 2020

o que são esses ruídos do céu?

Você já ouviu algum tipo de ruído que parece estar vindo do céu? é uma espécie de "huummmmm"....

Circulam pelas redes sociais relatos de pessoas que descrevem o som como "trombetas", "um motor", um "caminhão que nunca passa", um "zumbido grave"...
 

O que são esses ruídos que tanta gente pelo mundo relata ouvir?  Descubra nessa publicação as possíveis causas para esse misterioso fenômeno...

Recebi essa pergunta de alguns alunos e colegas professores e diante de tanta besteira que circula pelas redes sociais decidi investigar.


Antes de continuar, preciso explicar que a imagem acima não são de 'ondas sonoras" se propagando pelo ar... Ela é na verdade um registro do céu feito com longa exposição da câmera. as linhas brancas são os caminhos feitos pelas estrelas enquanto a câmera captava a imagem, que de ter durado quase a noite inteira para gerar um registro assim...  (falarei dessa técnica em outra publicação).


Voltando ao "huummm", até o momento, não ouvi esse tipo de som que as pessoas relatam, apesar de ser um bom observador (e ouvinte) da natureza... Até brinco dizendo que estou "sintonizado em outra frequência", pois o que ouço constantemente é um chiado agudo, cuja causa está associada a fatores neurológicos (sim, tenho "3 diplomas de maluco"  rsrsrs....) .

Minha opinião sobre isso é que as pessoas estão prestando mais atenção no ambiente a sua volta, e estão apenas ouvindo um ruido que sempre existiu: o som dos centros urbanos, que reverbera pela cidade. Esse sim eu ouço e sempre ouvi, que é bem parecido com os relatos que estou vendo pela web...


O fato é que ninguém sabe ao certo a causa desse "huummm". Encontrei diferentes hipóteses apresentadas por pesquisadores de diversas áreas pelo mundo todo, uma vez que esses sons parecem ser um fenômeno global e já foram relatados em diversas localidades. O mapa ao lado é um exemplo de locais onde esse som já foi registrado - ele é atualizado pelo site thehum, que recebe os relatos de pessoas que  o ouvem. 

Esse tipo de fenômeno é algo que já aconteceu muitas outras vezes na história. Há registros que datam até do ano de 1800 !

RELATOS
Compartilho alguns videos que registram o fenômeno - já antecipo que alguns são "assustadores":

“trompete” registrados em Bratislava, na Eslováquia.

Tirando os efeitos especiais, em Buenos Aires há registros de sons estranhos e inexplicáveis ​​de vários tipos, alguns dos quais perturbam os animais domésticos. Como não se teve nenhuma manifestação por especialistas, o acontecimento deu brechas para que sites teorizassem sobre a presença de humanóides.


Tirando os efeitos especiais, em Buenos Aires há registros de sons estranhos e inexplicáveis ​​de vários tipos, alguns dos quais perturbam os animais domésticos. Como não se teve nenhuma manifestação por especialistas, o acontecimento deu brechas para que sites teorizassem sobre a presença de humanóides.

 


Nos EUA, sons estranhos foram gravados em Belton, Missouri, no sul da Filadélfia e na Pensilvânia. A teoria entre os internautas é que as torres de tecnologia sejam a fonte do ruído, mas não há evidências  que esse tipo de equipamento esteja fazendo qualquer tipo de barulho.

 Enquanto isso no Brasil:


O canal Discovery também  fala sobre isso:




HIPÓTESES
Tecnicamente, esses eventos são chamados de skyquake, ou tremores da atmosfera. Encontrei diversas tentativas de explicação do fenômeno, mas nenhuma delas é conclusiva. Pontuo algumas delas (as mais coerentes) abaixo:

Fenômenos naturais terrestres:
- raios e descargas elétricas que ecoam pela atmosfera;
- tremores de terras;
- vento passando pelas estruturas das cidades;


Fenômenos naturais extraterrestres:
- energia que vem das estrelas e que ao atingir a atmosfera explodem;
- meteoros queimando na atmosfera;
- interação de partículas com o campo magnético da Terra;
- ETs (?)

Ações humanas:
- trânsito das cidades;
- alguma obra nas redondezas de sua casa;
- testes militares;


E você: já ouviu esses sons? O que acha que são?


BBC,  O Tempo (link1link2) , BrazilianSpace, RBS, USGS

Um comentário:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.