Várias são as causas que me fazem perder o sono - meus familiares e amigos sabem disso! Mas as vezes isso ocorre por bons motivos. Nesse fim de semana, que aliás, celebramos a chegada do homem a lua
(dia 20
especificamente), valeu a pena ficar acordado até "mais tarde"... Foi com muito prazer que encontrei Marcelo Gleiser (foto ao lado) entre uma zapeada e outra na TV. Foi no programa Canal Livre da Band, falando sobre o universo, a vida, religião, e a forma como um físico renomado compreende o mundo.
especificamente), valeu a pena ficar acordado até "mais tarde"... Foi com muito prazer que encontrei Marcelo Gleiser (foto ao lado) entre uma zapeada e outra na TV. Foi no programa Canal Livre da Band, falando sobre o universo, a vida, religião, e a forma como um físico renomado compreende o mundo.
Para os que não o conhecem, Marcelo Gleiser é um astrofísico brasileiro que faz de maneira exemplar um trabalho bastante complicado: a divulgação científica. Ele já ganhou prêmios por seus esforços em democratizar a linguagem da ciência pelo mundo - veja essa reportagem da Folha sobre os 2,5 milhões de dólares que já recebeu do governo americano.
É uma pena que o espaço para a divulgação científica na mídia ocorra em condições espaço-temporais que não atingem a grande massa da população - a entrevista que divulgo na continuação desde post foi ao ar às 0:30h desse domingo... Memso tarde, foi realmente muito prazeroso ouvir Marclo Gleiser no Canal Livre. Você irá assistir a essa entrevista e peço que preste atenção com o cuidado no uso das palavras e a forma de articula-las que Marcelo desenvolve. Posso te garantir que é muito diferente ouvir um físico falando....
Sem mais palavras, segue abaixo a entrevista do dia 23/07/12
(ATUALIZADO em 04/13: retiradas do Youtube pois o link da band parou de funcionar ):
E ai: gostou de ouvir como um físico fala sobre o universo?
LIVROS:
Na minha opinião, Marcelo escreve de forma "leve". Seus livros sao ótimos, e a linguagem que utiliza é acessível a grande maioria das pessoas. Em seus artigos, a preoupação com o uso da linguagem está sempre presente e é um exemplo para ser seguido em sala de aula com a transposição didática!
Como ele mesmo cita na entrevista que cedeu ao Canal Livre, já escreveu vários livros sobre divulgação cientifica. A Folha divulgou uma reportagem no inicio desse ano falando de seu último livro - "O Fim da terra e do Céu" pela editora Companhia de bolso. Clique aqui para conhecer ela matéria e conhecer um pouco mais sobre essa obra.
A Revista Veja também o entrevistou quando lançou o livro "Criação Imperfeita". Clique aqui para ler essa reportagem.
Falo sempre com muito carinho sobre Gleiser pois ele foi e é muito importante em minha formação acadêmica: seu primeiro livro "A dança do Universo", (que tenho autografado por ele) me motivou a contreizar meus projetos didáticos de astronomia e posteriormente esse blog! Nesse link você encontra um texto bem interessnte sobre esse livro.
"A Dança do Universo" é minha indicação de litura para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre a história da ciência, em espacial da astronomia e da Física. Com sua leitura dá para saborear um pouco mais do gosto da linguagem da ciência...
Nesse link da Americanas.com você encontra a relação dos livros dele - ótima sugestão para presentes!!
PERFIL
Se você nunca ouvir falar de Gleiser, provavelmente não é meu aluno pois falo dele em quase todas as aulas (alem de outros grandes nomes da ciência, como Carl Sagan por exemplo)...
Para conhecer um pouco mais sobre Marcelo e sua história, separei dois artigos da Revista Época: leia esse artigo e esse (mais completo) . Saiba como ele se sentiu ao esrever em 2006 seu primeiro romance; "A Harmonia do Mundo" que relata a relação professor - aluno de um dos maiores astronomos da história - Johannes Kepler, da qual Marcelo é um fã assumido (EXCELENTE INDICAÇÃO de leitura PEDAGÓGICA!)
Para continuar a saborear as palavras da ciência por Marcelo Gleiser, recomnendo acompanhar sua coluna semanal na Folha de São Paulo - Clique aqui, acompanhe-a e saboreie!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.