Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Festa tambem no céu nesse fim de ano (o céu do mês de dezembro)

Você já deve ter ouvido falar de um cometa que está passando pelo Sol, e que pode se tornar o cometa mais brilhante do século, bem na noite de natal?

Pois é... mas o que poucos sabem é que esse - o cometa ISON - é apenas o mais importante dentre os outros cometas que estão viajando pelas redondezas de nosso planeta durante esse mês.

Ao lado, dois deles estão representados (em amarelo) em suas posições relativas no céu do dia 18 de novembro. Além deles, uma chuva de meteoros e as fases do planeta Vênus também poderão ser observadas.

Quer saber quem são os outros? Onde e como observar? Então continue a leitura desse post para conhecer mais detalhes do céu desse mês.


EVENTOS
O céu desse mês nos reserva vários eventos diferentes. Por isso eu classifico dezembro como um mês de festividades, não só pelo fim do ano, mas pela quantidade de eventos astronômicos distintos que poderemos observar - e maioria deles simplesmente olhando para o céu, sem a ajuda de binóculos ou telescópios. Descrevo abaixo os eventos mais importantes.

Cometas
Mais de 12 cometas foram registrados passando próximo de nosso planeta durante esse mês. O portal Heavens-above mantêm uma lista atualizada de todos eles - clique aqui para ver. Irei falar dos dois mais importantes: o cometa Ison, descoberto ano passado e considerado o cometa do século pelo espetáculo que espera-se dele; e o cometa Lovejoy, que passa pela segunda vês por aqui.

Cometa ISON
Ao que tudo indica, após sua aproximação máxima do Sol, ocorrido em 28/11, o cometa ISON continua em sua trajetória rumo à Terra. Sua máxima aproximação ocorrerá em 26 de dezembro, quando estará próximo do horizonte na direção norte, pertinho da constelação do Hércules. O ISON é considerado o cometa do século, e na noite de natal aproveite para admira-lo com seus familiares - ele estará bem brilhante, e será possível observa-lo sem ajuda de equipamentos, simplesmente olhando para o céu! (mais próximo do evento eu passarei mais dicas). 

A imagem ao lado ilustra como o Ison aparecerá no céu durante esse mês. Ele já é visível desde o início de novembro. O melhor momento para observá-lo é pouco antes do sol nascer... por isso acode cedo e aproveite a companhia do Ison para tomar seu café da manhã. No início do mês, procure-o na direção leste-sudeste, bem baixo, perto do horizonte. A medida que o mês avança, ele se encaminhará para o norte, cada vez mais alto, até alcançar na noite de natal seu ápice, estando bem visível e alto - tomara que as condições meteorológicas nos permitam observa-lo bem!

Cometa Love-joy
Para aproveitar a alvorada (o levantar cedo...), observe também a direção nordeste, 2 horas antes do Sol do nascer: o cometa Lovejoy  dará seu show pelo céu. Essa é a segunda vez que ele passa por nós - a primeira foi em 2007. Ele é bem menor que o Ison, passa numa rota diferente, mas ainda sim é possível observa-lo no céu durante todo o mês, cada vez mais próximo do horizonte a medida que o fim do ano se aproxima. Ele também cruzará a constelação do Hercules, entre as estrelas Arcturius e Vega. Ao lado uma ilustração de como identifica-lo no céu.

Planetas
Se voce é um admirador do céu como eu, já deve ter notado uma estrelinha bem brilhante que já aparece logo após o pôr do Sol, na direção oeste (quase na mesma direção que o Sol se esconde no horizonte). Desde o final de outubro, Vênus está saindo de sua oposição à Terra, o que faz com que seu brilho aparente (luz refletida pelo planeta que é captada daqui da Terra) seja muito intenso: supera o brilho das mais brilhantes estrelas do céu noturno, alcançando uma magnitude de -4,9! (a Lua cheia, por exemplo, possui uma magnitude de -12.74, e só perde para o Sol, cuja magnitude alcança -26.7!).

Além de seu brilho, é uma ótima oportunidade para observar as fases do planeta: assim como a Lua, que muda de aparência durante o mês, Vênus também possui fases. Desde o final de outubro, o planeta está minguando, no meio do Mês estará na sua fase nova e logo depois começa a crescer novamente. Ao lado está uma imagem de como ele aparecerá quando observado por um binóculos ou telescópios (a olho nú, aparecerá apenas como uma estrela bem brilhante, como eu falei no paragrafo anterior...).
As fases de Vênus é uma observação relativamente fácil de ser feita com um binóculos simples... recomendo!!! A primeira vez que esse fenômeno foi registrado foi em 1610, por nada mais nada menos que Galilei Galileo - veja o desenho dele feito na época. Abaixo, algumas fotos que já fiz desse evento no ano passado:



Além dessa oportunidade de admirar Vênus , aproveite também para apontar seus telescópios para Marte e Júpiter: suas órbitas relativas farão com que "cresçam" até abril de 2014 quando observados com telescópios. Localize Marte na direção leste, levantando-se no horizonte logo após a meia-noite, enquanto Júpiter estará bem acima de sua cabeça, no alto do céu, nesse mesmo instante. Com sorte e paciência, será possível identificar as luas de Júpiter, também registradas por Galileu, conforme no desenho ao lado.

Chuva de meteoros Geminídeos
As noites de 13 e 14 desse mês serão palco de um espetáculo anual: a chuva de meteoros que ocorre na constelação de Gêmeos. Olhe para a direção oeste-sudoeste, entre as 2h e 5h da madrugrada (é... tem que passar a noite em claro...), e verá uma chuva bem intensa, com cerca de 50 meteoros cruzando o céu por hora! Mesmo com a Lua cheia que estará no céu será possível observar os meteoros. A dica é localizar duas estrelas bem próximas e brilhantes durante essa noite - são as estrelas Pollux e Castor, as mais brilhantes dessa constelação. Os meteoros surgirão de um ponto bem próxima dessas estrelas, que terão Júpiter bem pertinho para admirar o evento. Acima, uma ilustração de como localizar esse evento.

Outra dica para localizar esse ponto é identificar a constelação de Orion, mais conhecida pelas três Marias... A constelação de Gêmeos está logo acima de Orion. Aliás, para quem possui um bom binóculos ou telescópio, aponte para a constelação de Orion, em destaque na figura ao lado: essa época ela estará bem visível e é um objeto celeste bem fácil de observar também!


Então, desejo a todos Boas festas e boas observações durante esse mês!


 OBS.: dependendo de sua localização pelo globo, as direções aqui indicadas poderão variar um pouco... registre em seus comentários de onde observará esses eventos, e em que direções ocorreram.


Fonte:
Space, Heavnes-above, Astrolob, Terra

2 comentários:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.