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quinta-feira, 31 de maio de 2018

Questionamentos sobre o Big Bang

Como o universo surgiu? O que havia antes do big bang? Qual o tamanho dessa explosão?

Essas são perguntas que recebo com frequência de meus jovens astrônomos, e percebo ser questionamentos de várias pessoas também.

Essa publicação destina-se a falar um pouco sobre algumas das grandes perguntas que motivaram estudiosos a ampliar o conhecimento científico - e como devemos entender seu significado.


O começo
Há um momento na vida de cada um de nós que algumas reflexões passam a dominar nossa mente... a origem de tudo o que nos cerca é uma delas. Ao longo da história humana várias civilizações elaboraram explicações para responder a pergunta, baseadas em sua cultura  e momento histórico.

Os sites História DigitalHyperscience falam sobre alguns mitos de criação. Alguns destes eu apresento em aula para compreendermos que não há uma forma mais correta ou "melhor" para responder à essa pergunta... Cada cultura em diferentes momentos e locais desenvolveram suas formas de explicar como tudo surgiu. A explicação (ou mito) da ciência é o big bang, e como qualquer outra forma de explicar a origem do universo, é uma tentativa para compreendê-lo - afinal, ainda não temos "maquina do tempo" para presenciar este momento...

O ápice desse momento durante a aula é fazer os alunos compreender que cada um tem a liberdade de acreditar no que quiser e por isso deve respeitar a opinião e crenças dos outros! É uma oportunidade muito rica que a astronomia proporciona para discutir valores humanos, pois cada um apresenta suas crenças e com grande respeito (que supera a de alguns adultos!) as crianças falam sobre o que acreditam, com muita propriedade em alguns momentos, e assim, as diferentes crenças são discutidas independente de religião ou posição social.

O mito da ciência
O big bang  é um conjunto de explicações elaborados pela ciência na tentativa de explicar a história do Universo, a história do espaço, do tempo, da matéria ("coisas") e da energia. Assim como as outras tentativas de explicação, ele não deve ser aceito como a verdade absoluta... é só mais uma maneira de explicar as coisas, porem, elaborado através do método científico.

Isso significa que teve a colaboração de vários cientistas que desenvolveram experimentos e compartilharam dados a fim de refinar a explicação. Como em todo processo científico, inúmeros questionamos (a favor e contra) foram feitos por diversos cientistas - alguns deles permanecem ainda em dúvida até hoje...

Já divulguei em outras publicações algumas atividades que desenvolvi com meus alunos com o intuito de conhecerem e até vivenciarem algumas partes dessa teoria - é o caso da aula 1  e aula 4. Houve até um momento em que fizemos um mapa conceitual sobre o tema (muito produtivo conceitualmente falando!)

Resumidamente, compartilho o video abaixo para que o leitor possa entrar em contato com os principais conceitos envolvidos sobre a origem do universo:


Claro que o vídeo acima é um introdução apenas (ou melhor, um resumo de uma das conclusões desta teoria...).  Foi necessário o esforço secular de incontáveis estudiosos para que a teoria do big bang fosse desenvolvida - até mesmo pessoas que não estavam ligados diretamente com a ciência também contribuíram com a evolução desta teoria, como padres e filósofos.

Essa teoria ainda não está completa, e levará anos para que seja refinada ou uma ideia melhor seja desenvolvida. O avanço da tecnologia é um dos fatores que afetam o pensamento científico, ainda mais numa área que depende da observação do céu.

Atualmente, nossos mais poderosos telescópios podem enxergar a luz remanescente do início do universo, mas quem sabe o que existe além dessa barreira?

Aceleradores de partículas esmagam átomos e seus constituintes na busca da origem da matéria e energia, com o intuito de entender o que era o átomo primordial, da qual tudo surgiu.




Aprofundamentos Didáticos


Apesar de serem ótimos questionadores, a escola não desenvolve o espírito da pesquisa científica com os alunos. Foi pensando nisso que apliquei uma nova atividade com meus alunos, buscando explorar a manipulação da linguagem científica para que conceitos mais elaborados possam ser discutidos e compreendidos.


A atividade em si é de leitura dirigida de textos técnicos e de divulgação que falam sobre o big bang. Através de questionários bem específicos, equipes de alunos tiveram que desconstruir e relacionar os textos a fim de encontrar significado nos conceitos e processos que compõem a teoria do big bang.


Direcionei a leitura aos seguintes links:
A)   Sites para o público em geral:
B)   Sites técnicos:
C)  Livros online:
D)  Vídeo:
 
Mesmo com essa diversidade, os alunos as vezes recaiam a pesquisas rapidas na tentativa de buscar uma resposta pronta... é justamente contra isso que lutei durante a atividade. 

Os resultados espero poder compartilhar em breve em congresso da área de ensino de astronomia - assim que os tiver, divulgarei. Registro a seguir algumas das perguntas que compõem o estudo - aguardo por críticas quanto a eles!



Parte I – Reflexões gerais
1) O que é cosmologia? Explique o que ela estuda e qual a sua importância.
2) Qual a diferença entre cosmologia e astrofísica?
3) Existe uma resposta mais adequada para a pergunta “Como o universo surgiu?” Explique como devemos entender essa pergunta

Parte II - Cosmologia
4) Pesquise por “modelo padrão formação do universo”. Leia alguns textos e explique com suas palavras o que é o modelo padrão para a formação do universo.
5) Quais características o universo deve possuir de acordo com o modelo padrão?  Idade e tamanho estimados - condição atual - velocidade de expansão
6) o que significa dizer que o universo é homogêneo e isotrópico (métrica de Minkowski)?  (essa questão se relaciona com a aula 4...)
7) Explique o que é o modelo alternativo para explicar o universo que a ciência utiliza. Quem propôs esse modelo e por quê ?
8) o que é constante cosmológica? o que ela representa?
9) Pesquise por “estado estacionário universo”. Explique o que essa teoria propunha.
10) qual das duas teorias é mais aceita: a do estado estacionário ou do modelo padrão? Justifique sua resposta.
11) pesquise por “constante de hubble” e responda:
a) O que ela significa?
b) Quem a determinou?
c) Como ela foi obtida?
d) explique o que significa o desvio para o vermelho (red shift e efeito doppler)?
12) Pesquise sobre “Radiação térmica de fundo” e responda:
a) O que é a radiação cósmica de fundo?
b) Qual a temperatura a que ela corresponde?
c) Em que região do espectro ela é detectada?
d) De onde ela provém?
e) Em que época do Universo ela foi gerada?
f) Por que ela é uma evidência a favor da teoria do Big Bang?
13) De acordo com a Cosmologia Newtoniana, explique o que é o paradoxo de Olbers (por quê o céu é escuro a noite)



Por hora,  é isso!

Fontes

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