Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Tempestade de areia marciana envolve o planeta inteiro

Já faz mais de 1 mês que uma intensa tempestade de areia se espalha pelo planeta vermelho.

Ao lado, uma sequencias de fotos tiradas da órbita de Marte ilustra a evolução da tempestade, destacada na cor avermelhada. Observe que a tempestade toma conta de todo o planeta!

As sondas em solo (indicada na imagem por ícones) correm o risco de ficarem sem energia por funcionarem com energia solar.

Saiba mais desse grandioso evento marciano.


Uma tempestade de areia espalhou-se pelo planeta vermelho desde o início de junho. No dia 8 de junho a tempestade cobria mais de 18 milhões de quilômetros quadrados, de acordo com a NASA. Essa é uma área maior que toda a América do Norte na Terra.  A última tempestade de poeira global ocorreu em 2007, cinco anos depois do Curiosity ter pousado na Cratera Gale, situado no lado oposto da planície Meridiane, onde está o Opportunity desde 2004. Você pode observar a localização deles pelos ícones destacados na imagem acima (no centro o Opportunity, e à direita o Curiosity).


Os cientistas que acompanham a evolução desta tempestade disseram que é umas mais espessas já observadas em Marte. Ela causou uma "emergência espacial", pois a área coberta pela tempestade de poeira inclui o Perseverance Valley, a casa atual do Opportunity nas vastas planícies marcianas de Meridiani Planum. A poeira bloqueou a luz solar, provocando a suspensão das atividades científicas do rover Opportunity.  A imagem ao lado compara a qualidade do céu marciano observada pelo rover em solo em diferentes situações e como está agora (à direita).

O Opportunity vem explorando Marte desde 2004 e utiliza energia solar. Com a tempestade de poeira espalhando-se pelo céu, a quantidade de luz solar que o rover pode usar para recarregar diminuiu drasticamente. A NASA comparou as condições a "um dia extremamente nublado que apaga a luz do sol".

O destino do Opportunity é desconhecido neste momento, embora haja alguma possibilidade de que o rover possa superar mais esse desafio. O gráfico ao lado mostra como a energia disponível para o Opportunity (em watt-hora) depende de quão clara ou opaca é a atmosfera (medida em um valor chamado tau). Quando o valor de tau (azul) é alto, os níveis de potência do rover (amarelo) caem. Desde que a tempestade começou há duas semanas, a quantidade de luz que o Opportunity recebe caiu para menos de 1% dos níveis normais.


Clima Marciano
Tempestades de poeira são uma característica frequente em Marte, ocorrendo em todas as estações. Ocasionalmente, eles podem se transformar em tempestades regionais em questão de dias, e às vezes até se expandem até envolverem o planeta. Estima-se que essas tempestades massivas em escala planetária ocorram cerca de uma vez a cada três ou quatro anos de Marte (seis a oito anos terrestres); o último foi em 2007. Eles podem durar semanas, ou até meses no mais longo…

Para 2018 era esperado tempestades de poeira em Marte pois elas ocorrem tipicamente quando Marte está próximo de seu periélio (mais próximo do Sol), que acontece a cada 687 dias terrestres. O próximo periélio de Marte será 16 de setembro de 2018. A órbita de Marte é muito mais elíptica que a da Terra e por isso receberá 40% mais luz do que quando o planeta está mais distante do Sol. Esse balanço energético diferenciado é uma das causas desse evento.

Outro fator importante é a a atmosfera rarefeita do planeta, que torna estas tempestades muito diferentes de qualquer coisa encontrada na Terra: os ventos superficiais mais poderosos encontrados em Marte não derrubariam uma espaçonave, mas podem espalhar partículas de poeira por toda a atmosfera.

Estudos
Devido ao grande número de veículos em Marte (2 no solo e 6 em órbita), os cientistas estão animados com a possibilidade de estudos mais aprofundados desses eventos. Cada um desses veículos oferece uma visão única de como as tempestades de poeira se formam e se comportam - conhecimento que será essencial para futuras missões robóticas e humanas.
 
A NASA tem três satélites em órbita do planeta vermelho, cada um equipado com câmeras especiais e outros instrumentos atmosféricos. São elas: a Mars Reconnaissance Orbiter, a Mars Odyssey e a MAVEN. A NASA possui também  dois robôs operacionais na superfície: o Opportunity e o Curiosity, sendo que este último é movido a energia (bateria) nuclear. Isso significa que ele não enfrenta o mesmo risco que o Opportunity movido a energia solar.
 
A agência Espacial Européia também possui 2 satélites em órbita (o Mar Express e o Exo Mars Trace Gas) e a indica possui o Mars Orbiter Mission.  Para o início de 2019 está prevista a chegada da sonda Insight que já está a caminho acompanhados por Wall-E e Eva.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.