Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 17 de julho de 2018

Previsões certeiras de Arthur C. Clarke

Arthur C. Clarke morreu em 2008, mas continua sendo um dos mais vendidos escritores de ficção científica pelo mundo.

Vários de seus contos inspiraram produções naTV de grande impacto. O filme "2001: uma odisseia no espaço" foi inspirado em seu conto "The Sentinel", publicado em 1951.

Conheça nessa publicação algumas das previsões que o escritor fez em seus livros que se tornaram realidade.

Nascido em 16 de dezembro de 1917, em Minehead, Reino Unido, esse escritor e inventor se tornou famoso por uma vasta obra de ficção científica. 

Ao longo de seus 90 produziu mais de 50 livros de  ficção científica e uma série ainda maior de outras obras literárias nas quais escrevia sobre a tecnologia do futuro. Em alguns momentos chegou a ser ridicularizado pela mídia internacional, mas atualmente muita gente admite que ele estava certo. 

Alguns de seus contos se tornaram célebres ao longo da história por de fato terem previstos tecnologias impensáveis à época em que foram escritas, mas que com o tempo se tornaram viáveis e reais.

Sobre as telecomunicações, por exemplo, Clarke disse: "Essas coisas vão tornar possível um mundo onde poderemos estar em contato instantâneo um com outro, onde quer que estejamos". Essa frase não parece nada incomum atualmente, mas ela foi dita nos anos de 1940!

Nesse sentido, sua contribuição de maior importância talvez seja o conceito de satélite geoestacionário como futura ferramenta para desenvolver as telecomunicações. Ele propôs essa ideia em um artigo científico intitulado "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?", publicado na revista Wireless World em outubro de 1945. A órbita geoestacionária também é conhecida, desde então, como órbita Clarke. "A tecnologia por satélite deu ao mundo TV, telefones e internet", acrescenta. 

"Estou falando sério quando digo que um dia teremos neurocirurgiões em Edimburgo (Escócia) operando pacientes na Nova Zelândia", diz ele em gravação de 1964. A primeira cirurgia remota bem-sucedida foi realizada em 2001 por cirurgiões em Nova York. O paciente estava a 6 mil km de distância, na cidade francesa de Estrasburgo. 

Na mesma época, Clarke fez uma previsão mais catastrofista a respeito da inteligência artificial: "Os habitantes mais inteligentes do mundo no futuro não serão homens ou macacos. Serão máquinas. E, por fim, vão acabar superando seus criadores."

Assista a esses breves filmes e diga se não é de arrepiar a segurança com a qual relata o futuro (que atualmente vivemos):

Esse foi um trecho do documentário sobre ele que foi ai ar pela BBC Horizons em 1964. Assista ao documentário na íntegra (em inglês):



A seguir, a ultima entrevista que ele deu, em dezembro de 2007,, antes de seu falecimento em 19 de março de 2008, em sua casa na cidade de Colombo, no Sri Lanka, para onde havia se mudado em 1998 devido a sua outra grande paixão: o mergulho.





Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.