Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Guia de viagem pelo sistema solar

Férias! momento viajar e curtir com amigos e familiares....

Já pensou em fazer uma viagem pelo sistema solar? Conhecer outros planetas, luas e outros objetos celestes que nem sabia que existia... Essa foi a atividade que meus alunos trabalharam antes das férias do meio do ano.

Relato nessa publicação os procedimentos e o resultado dessa atividade



A preparação

Após viajarmos pelos planetas do sistema solar com a nave Pegasus, cada dupla de alunos escolheu um local e colher informações (físicas, astronômicas e até turísticas!). 

As duplas foram instruídas a coletar dados em sites específicos indicados pelo professor. Alguns deles foram:

https://solarsystem.nasa.gov/planets 
http://astro.if.ufrgs.br/ssolar.htm
http://solarviews.com/portug/solarsys.htm
http://www.apolo11.com/tema_astronomia_sistema_solar.php
http://veja.abril.com.br/noticias-sobre/sistema-solar/
https://www.universetoday.com/author/pars3c/

O resultado desse trabalho permitiu a compilação de um Guia de Viagens Interplanetárias, com dados, fotos e curiosidades de nosso sistema solar - compartilho o roteiro com vocês:

O Guia de Viagem





 Aos que elaborarem esse guia, registrem suas repostas nos comentários abaixo - quem sabe em breve possamos utiliza-lo em uma viagem pelo sistema solar!

66 comentários:

  1. Pedro Trevisan 9A manhã


    Meu plano de viagem vai ser de viajar pra lua de júpiter Europa uma lua cuja sua superfície é coberta inteiramente de um oceano, apesar da superfície ser totalmente congelada, devido a influência gravitacional do gigante gasoso júpiter a água no interior continua líquida.
    Para muitos cientistas essa lua tem grande potencial para ter algum tipo de vida, e esse é o motivo da minha viajem, todos sabem que lá existem vários Shreks com corpo de foca e patas de canguru que tem uma sociedade lá e vão me recolher de nadadeiras abertas.
    Para ir pra lá eu vou construir um foguete de 5 estágios que vou explicar ao longo do trajeto.
    No lançamento a contagem regressiva vai ser até 14 porque é mais estiloso e quando chegar a mais ou menos um km de altitude vou começar a inclinar a nave para entrar em orbita na terra.
    Lembrando que essa viagem vai ter 3 tripulantes, eu ainda tenho que selecionar os outros 2 então se tiver algum candidato o PV tá liberado.
    Assim que entrasse em orbita liberaria o primeiro estágio de lançamento para não levar peso desnecessário e aceleraria até ter uma intercessão com a lua e assim pegando impulso na gravidade dela e saindo da área de influência gravitacional da terra.
    Já na orbita solar o próximo passo é acelerar e fazer a mesma coisa que eu fiz com a lua, só que dessa vez com Marte, tomando cuidado para não entrar na fina porém perigosa atmosfera de Marte para não desacelerar.
    Agora estaríamos alinhados com júpiter, podemos liberar 2 estagio mas estamos rápido de mais assim a gente ia passar direto.
    Então eu faria um movimento chamado Air brake que consiste de entrar um pouco na atmosfera de júpiter assim criando atrito e desacelerando a nave em uma orbita semi elíptica.
    Depois de alinhar a orbita com a tão esperada Europa estaremos prontos pra liberar o 3 estágio e desacelerar para entrar em orbita em Europa.
    Depois de uma orbita estável de mais ou menos 60 km de altitude liberaremos o 4 estágio que é um satélite pra encontrar os Shreks europianos para pousar o mais perto possível
    Depois de desacelerar o suficiente para "cair" é uma boa ideia acelerar pra cima assim diminuindo a velocidade de queda.
    Estando a cerca de 3 km de altitude e caindo a 2,5 m/s damos a última desacelerada e soltamos o último estágio que é só a cápsula com uma broca para perfurar o gelo e um motor para movimentação aquática energizado pelo atrito da água nas grandes correntes oceânicas formadas pela gravidade de júpiter
    Isso é uma viagem sem volta por que deus me livre de voltar e pegar coronavírus
    Então eu isso desculpa pelo texto gigante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Pedro!
      Depois me diga como sabe de "tantos detalhes" sobre a viagem? Você viu ou leu isso em algum lugar??
      Otimas propostas!
      Boa viagem...

      Excluir
    2. Na verdade eu fiz isso com base no que eu já sabia já que eu me interesso bastante por esse assunto e jogo alguns jogos a respeito

      Excluir
  2. CVM- Izabela Ivaniki-9c

    Meu plano de viagem vai ser para Marte que é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho".
    O principal motivo da viagem foi que antes da exploração espacial, Marte foi considerado como sendo o melhor candidato a abrigar vida extraterrestre. Então eu e mais dois amigos vamos até lá para investigar isso mais de perto.
    Eu vou cuidar da viagem até Marte, Amanda da alimentação e Marcos de como vamos nos adaptar a atmosfera de Marte (com Dióxido de Carbono, Nitrogênio, Argônio, Oxigênio, Água e Neônio)
    Quando sairmos da Terra vamos continuar na orbita da Terra até chegarmos em ponto mais perto de Marte então vamos até lá. Quando chegarmos a chão do Planeta vamos ficar por um tempo para descansarmos e vamos visitar Fubos e Deimos.
    Vamos viajar no final desses ano, quem tiver interessado em viajar com a gente, me avise. Vamos ver se encontrarem um marciano.




    O que eu achei mais interessante sobre o Sistema Solar foi a quantidade de existem nos outros planetas e o que mais me surpreendeu por não conhecer antes de estudar mais sobre ele foi que o cometas orbitam em torno do sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabela.
      A busca de vida é sempre um ótimo motivador... nesse sentido, seu roteiro é interessante, pois as sondas que lá estão (desde 1998) não exploram nem 100 km "em linha reta" do planeta...
      A atmosfera de Marte é bem tênue, representa 10% da nossa, e com gases diferentes do nosso, como você cita...
      (a lua de marte é Fobos, e não Fubos ta?)
      Sugiro acessar essa outra publicação que fala sobre uma viagem pelo sistema solar...
      http://olhando-para-o-ceu.blogspot.com/2012/06/viagem-aos-planetas-do-sistema-solar.html

      Fico feliz que pode conhecer coisas que não conhecia antes... só não entendi o que achou de mais intreessante no sistema solar, acho que faltou algo em sua frase..

      Excluir
  3. Eu AMO estudar o espaço, por isso adorei essa parte da matéria! Fiquei surpresa pela quantidade de cometas e asteroides no Sistema Solar.
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! fico feliz por oportunizar isso!
      Utilize o blog como fonte de informações... quem sabe o que poderá descobrir?
      Bem vindo!

      Excluir
  4. Lucas R. Santos 9°B, bem se fossemos viajar a um planeta distante demorariam alguns anos ou até meses para chegarmos lá mesmo se estivemos com a velocidade da luz(algo quase impossivel, ja que nosso corpo ficaria mais pesado o quanto mais perto chegamos dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e como você faria para se manter nessa viagem tão demorada?

      Excluir
  5. Eu AMO estudar o espaço, por isso adorei essa parte da matéria! Fiquei surpresa pela quantidade de cometas e asteroides no Sistema Solar
    aluna :JACOBY 9C COLÉGIO VILA MILITAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! fico feliz por oportunizar isso!
      Utilize o blog como fonte de informações... quem sabe o que poderá descobrir?
      Bem vinda!

      Excluir
  6. Jorge Polycarpo 9°A
    eu gostei bastante da ideia de viajar para o espasso e conhecer muito mais do que nós sabemos, e conhecer novos lugares que talvez podemos nos abitar no futuro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! fico feliz por oportunizar isso!
      Utilize o blog como fonte de informações... quem sabe o que poderá descobrir?
      Bem vindo!

      Excluir
  7. Isabela Yokoo 9B
    Eu gostaria de deixar a mostra o meu texto sobre o tour para senho poder comentar e se possível me corrigir, obrigada

    o meu tour sera sobre a estrela Siriús que provavelmente todos devem ter visto uma imensa estrela se destacando no céu noturno, especialmente em janeiro quando ela se destaca mais no céu à meia noite.A imensa e brilhante estrela de magnitude aparente de -1,46 a mais brilhante vista da terra.
    Na verdade, Sirius faz parte de um sistema binário: duas estrelas brancas orbitando entre si. A principal, a que podemos ver a olho nu é chamada de Sirius A e tem 2,5 vezes a massa do nosso Sol e 1,7 vezes seu diâmetro. Sirius B, a estrela secundária do sistema é uma anã branca, milhares de vezes menos brilhante. Uma das questões envolvendo Sirius é a de que haveria uma terceira estrela orbitando o já conhecido sistema binário, mas isso ainda não foi confirmado.
    Levando em conta que brecar uma espaçonave depende da intensidade disponível de energia luminosa na estrela de destino, já que a espaçonave terá que ser projetado para usar uma forma de propulsão que já existe chamada vela solar, que aproveita o impulso dos fótons da luz estelar - ou de um canhão laser na Terra, ao menos na parte inicial da viagem.
    Acredita se que o grafeno absorve a energia dos fótons, acumulando uma carga de elétrons. Eventualmente essa carga atinge um limite crítico, e elétrons adicionais seriam liberados, empurrando a esponja na direção oposta.
    Sirius está a 8 anos-luz de distância, duas vezes mais do que Alfa Centauro, mas é 16 vezes mais brilhante, de forma que sua luz ajudaria a nave espacial a acelerar e depois desacelerar de modo muito mais intenso.

    E, como a trio destaca, a matemática é simples: O tempo que leva para viajar para um sistema estelar e, em seguida, conseguir ficar por lá, é uma função da distância dividida pela raiz quadrada da luminosidade da estrela. Assim, levaria menos tempo para viajar para Sirius em comparação com Alfa Centauro.
    Chegamos a conclusão de que o meu tour seria apenas para a observação da estrela.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela!

      A estrela Sirius não faz parte do sistema solar...

      Ela é a estrela mais brilhante do céu noturno, e é visível durante o ano todo.
      Suas informações a respeitos de Sirius A e B estão adequadas.

      Sobre a propulsão da nave, de fato precisamos de algo mais intenso... talvez a vela solar, que é impulsionada pelos fotons emitidos pelo Sol, seja um meio, mas ainda está em desenvolvimento.
      O canhão laser é outro meio sim, mas não temos a tecnologia (energia e instrumentos) capazes de fazer isso ainda...

      "Brecar" a nave não é bem o termo correto, pois a nave não poderia para no espaço.. entendo que queira dizer que ela deve reduzir sua velocidade para conseguir entrar em órbita (percebe a diferença?)

      Não entendi na sua fala dois pontos:
      1) a parte do grafeno parece não fazer sentido nesse texto..
      2) o final de sua fala, "trio destaca"... as relações espaço temporais são complexas, mas em suma, sim, levaria muito tempo para chegarmos lá - na tecnologia atual, milhoes de anos!

      (só por curiosidade: a estrela Sirius é muito discutida entre os espíritas... notei em sua fala alguns indicios dessa doutrina... )

      Excluir
  8. CVM-Julia Michels-9 ano A
    Oque achei mais interessante no sistema solar foi a orbita do nosso sistema, a forma em que o tecido quadrimensional do mesmo age em forma de um trampolim esticado pelos planetas e estrelas, pois é esse efeito que causa a gravidade em todo o sistema, por isso sua importância.
    Eu ainda não conhecia as luas de Júpiter, oque me chamou atenção foi saber que elas se aglomeram em torno do planeta, enquanto incluem a Europa gelada com seu oceano totalmente oculto.
    Se eu fosse realizar essa viajem, eu visitaria o cometa Halley ,ele foi o primeiro cometa a ser observado com detalhes de sua formação(isso tudo em 1986), além de ser um astro realmente muito bonito fisicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa! Fiquei surpreso com os termos científicos que você utilizou aqui...
      Ano passado houve uma demonstração disso na feira de ciências da escola, lembra? (acho que pela sua fala, foi essa a sua fonte de inspiração não?)

      Sobre as luas de Júpiter, fico feliz que pude oportunizar isso! Fique atenta, pois ao longo da próxima década, a NASA enviará uma sonda para Europa, pois essa lua tem um potencial de abrigar vida maior que a do nosso planeta! Mas para comprovar isso, precisamos ir até la...

      Sobre o Halley, eu tive a oportunidade de vê-lo no céu da minha cidade quando criança... talvez tenha sido o meu primeiro contato com a astronomia especificamente... Essa imagem do Halley no céu me motivou a estudar e querer saber cada vez mais!

      Valeu!

      Excluir
  9. Nossa próxima viagem está programada para Saturno,conhecido como planeta dos anéis. É um planeta grande, na verdade o segundo maior do Sistema Solar. Ele está a exatamente 1,4bi de km da Terra. Ele tem um planeta formado principalmente por hidrogênio, hélio, além de um provável núcleo rochoso. Está entre Júpiter e Urano, então será uma viagem longa pessoal.
    Temos que tomar cuidado com o vento, pois pode alcançar 1800km/h. Sua rotação em torno de si dura em torno de 10hrs e 50 minutos. Já sua translação em volta do Sol dura em torno de 30 anos.
    Saturno tem um diâmetro equatorial de 108.728km. Sua temperatura é bem baixa com uma média de -125graus.
    Como vocês podem reparar, temos em Saturno anéis bem chamativos, além de serem lindos e expetaculares. Ele é formado por uma mistura de gelo, e material rochoso, mas sua espessura não passa de 1.5km.
    Sua lua tem uma boa condição física para alguma vida, o nome dela é Enceladus, que é uma das luas de Saturno. Lá, foram detectados grandes jatos de vapor d'água, além de outros materiais que jorram de rachaduras da lua. Há fortes evidências de interações com rochas no leito de um Oceano subterrâneo, o que pode alimentar pequenos organismos.

    Tripulação, há uma curiosidade que duvido que alguém saiba. Saturno consegue flutuar na água, pois a cada centímetro cúbico há 0.687 gramas de densidade. E a água tem 1 grama de densidade por centímetro cúbico, então Saturno conseguiria flutuar na água.
    Antes de irmos pra essa aventura, olhem para o céu que conseguiram ver Saturno, só terem um Telescópio, se não tiverem, só me chamar.
    Reparem que a cor de Saturno varai de preto pra branco, de laranja pra azul entre outros. Então levem suas câmeras que veram várias imagens lindas e espetaculares do planeta Saturno.
    Há 4 camadaas de nuvens em Saturno, sendo eles Névoa, Nuvens de Amônia, Nuvens de Hidrossulfeto de Amônia, além das Nuvens de Água.
    Pela questão do coronavírus, teremos que ficar aqui por um tempinho, então se preparem.
    Pronto para a aventura!
    Vamobora!
    Feito por Luís Felipe, ou Lipe, como preferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lipe!
      Adorei a forma como você descreveu sua resposta!
      As informações que apresenta sobre o planeta são bem interessantes, noto que pesquisou mesmo!

      Parabenizo sobre a informação da densidade! (isso eu falo a meus alunos quando fazemos essa viagem em sala...)

      Vamobora!

      Excluir
  10. Gabriel Bispo 9°A
    Uma coisa que eu não sabia sobre o sistema solar que eu aprendi estudando foi que mercúrio e vênus não tem luas. eu fiquei intrigado sobre este fato e fui procurar o planeta com mais luas e descobri jupiter tem 82 luas atualmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! fico feliz por oportunizar isso!
      Utilize o blog como fonte de informações... quem sabe o que poderá descobrir?
      Bem vindo!

      Excluir
  11. Nome:Andre Bodnar, Turma:9A. Eu achei o sistema solar muito bacana, gostei de saber que tem planetas sólidos e gasosos e vários deles são bem maiores do que a Terra, que já é muito grande, também gostei de saber que há coisa maior que o Sol que já é imenso como o VY Canis Majoris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa! Lega, você citou alguns astros que não falamos nos vídeos.. Como soube de VY Canis Majoris?
      (P.S.: ele é grande, mas há outros maiores, recém descobertos...)

      Excluir
    2. Vi um documentário sobre estrelas um tempo atrás ele citava VY Canis Majoris como uma das maiores estrelas no Universo

      Excluir
  12. Bruno-9.C

    Sempre achei muito interessante estudar o sistema solar, imaginar como é viver em outro planeta.
    Se eu pudesse realizar uma viagem espacial certamente conheceria todos os planetas distintos do sistema solar,só não chegaria perto do sol.
    Recentemente foi descoberto o planeta ou exoplaneta Kepler-186f
    ele tem várias semelhanças com a Terra: tamanho,clima e fica em uma zona habitável, muito provavelmente daria para morar nele sem problemas, ainda não se sabe se há água armazenada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Bruno! A viagem demoraria um pouco... quer conhecê-la? veja essa publicação:
      http://olhando-para-o-ceu.blogspot.com/2012/06/viagem-aos-planetas-do-sistema-solar.html

      Excluir
  13. nome:Arthur Krauze,turma:9A bem, minha viagem seria para Marte onde levaria mais 2 tripulantes junto comigo para controlar a nave.Teríamos que esperar cerca de dois anos para ir e dois anos para voltar pois marte estaria alinhado com a Terra.escolhi esse planeta pois pode ser o com mais probabilidade de haver vida extraterrestre e também por estar mais perto do que outros planetas.Eu acho que o sistema solar ainda foi muito pouco explorado, mas teria curiosidade em conhecer outros sistemas com outros planetas e outras estrelas, como a Sirius A por exemplo, ou a Betelgeuse conhecida também como Alpha Orions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Arthur!
      De fato a Viagem para Marte leva em torno de 2 anos... mas teria que esperar por lá pelo menos 1,5 anos até o planeta estar proximo da Terra de novo para voltar... então sua viagem levaria ao todo mais de 5 anos (no mínimo).
      Eu tb gostaria de poder conhecer outros sistemas planetários.. afinal, já identificamos mais de 4.000 por ai...
      valeu!

      Excluir
  14. Hugo Marrino, Turma 9A. fiquei muito interessado em Saturno quando estava vendo e descobri que para ele completar um ano leva 29,4 anos terrestres, Saturno também é o planeta menos denso e principalmente é feito de hidrogênio com 150 luas as maiores dela são as Titan e Rhea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Hugo.
      Apesar de ser em maior que a Terra, a duração do ano por la é bem maior que aqui...
      Então se você não gosta de festas de aniversário vai pra lá...
      Suas luas são fascinantes tb... Titã é maior lua do sistema solar...
      boa viagem...

      Excluir
  15. nome: Arthur Krauze turma: 9A
    Eu quanto mais procuro pelo sistema solar me sinto cada vez menor, há milhões de outras galáxias com outros sistemas e com outras estrelas, também fico impressionado com a proporção de um buraco negro que é uma massa gravitacional que suga tudo o que estiver a sua volta, acho interessante a teoria que se
    houvesse uma colisão entre dois buracos negros tudo à sua volta iria viajar no tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buracos negros são "místicos"... recentemente uma pesquisa analisou os dados da colisão de buracos negros... em breve publico aqui pra voce ler...

      Excluir
  16. Meu plano de viagem vai ser para o planeta Urano é um planeta cuja superfície que é coberta por água congelada e gases. Sendo os únicos animais que podem habitar lá são peixes bactérias e plânctons.
    Mesmo com apenas peixes podendo ir para lá com uma roupa de astronauta para sentido de usar. Para chegar lá a NASA irá proporcionar um foguete de 5 estágios.
    Na contagem para lançamento contaremos até 3, para ser mais rápido. Minha viagem terá 2 tripulante, eu e vc, e alguns peixes para eu comer quando chegar e para colocar luz em uma água para que eles possam se reproduzir e eu me alimentar deles.
    Após o lançamento do Foguete entrar em órbita terrestre, irei começar a inclinar meu foguete. Após sair da órbita terrestre o primeiro estágio será perdido pois sem ele iremos ganhar mais velocidade.
    Ao chegar em órbita solar outro estágio será perdido para ganhar mais velocidade e chegar a tempo em Urano. Ao se aproximar de Júpiter mais um estágio será perdido pois precisaremos de mais velocidade para chegar em Urano sendo esse o último estágio a ser perdido.
    Ficaremos com mais um estágio pois sem ele iremos cair e morrer. Ele é importante Pois existe um paraquedas também desenvolvido pela NASA e nos ajudará a pousar lá. Após chegarmos nosso foguete será nossa casa.
    Quem se habilita a ir comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anônimo!
      Urano é um planeta gasosos... as suas luas tem superfície coberta por gelo, é o caso da lua Encéladus.
      Um foguete para lá levaria em torno de 6 anos na melhor das condições de aproximação entre os planetas...
      Boa levar alimentos, mas ai o seu foguete teria que ser muito grande para estocar tudo o que precisa...
      Uma boa dica que fala ai é pegar um atalho pelo Sol: ele pode empurrar a nave, e dar a ela mais velocidade...
      Enfim, to nessa!

      Excluir
  17. Meu plano de viagem vai ser para o planeta Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar e o segundo maior “dono” de luas: Saturno e seus 62 satélites naturais não são fáceis de desvendar, mas algumas sondas e naves espaciais já nos trouxeram muitas respostas sobre o planeta gasoso. Em termos de composição atmosférica e rotação, ele é bastante semelhante a Júpiter e justamente por isso foi batizado com o nome do pai do deus Júpiter na mitologia romana.Primeiro, vamos dar uma volta em seus anéis, a sua principal característica que o diferencia dos outros planetas.Os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso, por vezes comparados a uma pista de patinação. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilômetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura. A origem dos anéis é desconhecida. Depois iremos dar uma leve espiada nas luas de Saturno, porque são 62.Ele é o segundo planeta com mais luas do sistema solar, tem algumas luas que são grandes como a Titã a segunda maior lua do Sistema Solar e o lugar mais provável para a existência de vida nas redondezas — e outras bem pequenas, com poucos quilômetros de diâmetro. Muitas delas ainda não têm um nome oficial e foram descobertas nos últimos anos. Aí depois veremos o planeta em si, sendo ele o mais denso do Sistema Solar, É comum dizer que a densidade de Saturno é tão baixa que daria para fazer o planeta boiar em uma piscina cheia d’água. Sem contar com a improbabilidade do exemplo, vários fatores contradizem a ideia, como explicou o professor de física da Universidade de Louisiana, Rhett Allain, em matéria da Wired. Mesmo assim, Saturno continua sendo o planeta menos denso de nosso Sistema Solar — densidade cerca de 30% menor que a da água.
    Esse é o resumo da nossa viagem a Saturno e a explicação do planeta, onde iremos com um foguete desenvolvido pelos melhores engenheiros da NASA e serve para a visitação de planetas até Saturno, pois seu combustível só chega até lá. Então, quer vir comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anônimo!
      Saturno é uma boa pedida...
      Sabia que Todos os planetas gasosos possuem anéis? Mas o de Saturno é o mais evidente... E eles são fragmentos de rochas congeladas sim, mas não são como uma pista: é como se Saturno tivesse milhares luas, uma proxima da outra, formando assim seus aneis... por isso ele pode ser considerado o planeta com mais luas.
      E Titã é a maior lua do sistema solar...
      E de fato: sua densidade é menor que a da água, e por isso ele poderia boiar num imenso oceano...
      Fiquei curioso com a matéria da Wired que cita... depois me passa o link ta?
      Espero que tenha combustivel para volta desse foguete...
      Boa viagem!

      Excluir
  18. GUIA DE VIAGEM (Bruno Reis, 9A Colégio Integral)


    Olá, aventureiro espacial! Busca uma aventura? Não podemos lhe oferecer isso, mas gostaria de um incrível passeio a um asteróide muita distante daqui?
    Nesta viagem, você vai até o 52 Europa - um asteróide que se encontra a 3,2 unidades astronômicas do Planeta Terra! "Centenas de milhões de... o quê? Como chegarei lá?". Calma, meu amigo: um grande passo para a história da humanidade de cada vez. VOCÊ - no Foguete MasterPower da Bruno Enterprises© - vai embarcar com obrigatoriamente mais 2 tripulantes de sua escolha - o suficiente para acabar com o clima do casal que buscava um passeio romântico no espaço, e perfeito para excluir aquela quarta pessoa do seu círculo de amigos que fica de fora dos grupos de WhatsApp que todos criam sem ela! Este modelo é capaz de viajar na velocidade da luz, o que, sem nossos trajes de proteção UltraBlast Protection faria com que você fosse dizimado instantaneamente. A estimativa de chegada é então de aproximadamente 30 min - mas eu já fiz em menos, depende do trânsito, sinceramente. Além disso, você pode aproveitar a ida (e a volta, se sobreviver) curtindo a viagem ao som da playlist oficial da Nave Bruno Enterprises© (https://www.youtube.com/playlist?list=PLCpNstCDGSo-lWZ0TAMgHS4RVJkQbVmlP).
    Chegando no tão esperado destino, aproveite a paisagem: céu, estrelas e... estrelas. A temperatura é em média de -100 oC, mas não se preocupe: o mesmo traje te protege de baixas temperaturas. O passeio pode durar o tempo que você quiser! Porém, note que após 2 (duas) horas a energia do foguete acaba então é recomendado retornar antes que isso aconteça - a não ser que vocês queiram ficar lá até o resto de suas vidas. Terminado o passeio, retorne para sua vida sem graça e comece a economizar para o próximo passeio!
    Aguardo sua visita.

    Disclaimer: Bruno Enterprises© não se responsabiliza por qualquer dano físico ou psicológico causados pelos serviços que a mesma oferece. Ao consumir qualquer serviço provido pela empresa em questão, o consumidor concorda a este e outros termos listados no contrato.

    Bruno Enterprises©



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o jeito que você escreveu Bruno!
      Se vai a velocidade da luz, chega ao 52 Europa em torno de 23 min, mas 30 min tá bom, vai que tenha alguma surpresa no caminho ne? rsrsrs
      BOa playlist!
      valeu pelas dicas de visita!

      Excluir
  19. Meu plano de viagem vai ser para o planeta Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar e o segundo maior “dono” de luas: Saturno e seus 62 satélites naturais não são fáceis de desvendar, mas algumas sondas e naves espaciais já nos trouxeram muitas respostas sobre o planeta gasoso. Em termos de composição atmosférica e rotação, ele é bastante semelhante a Júpiter e justamente por isso foi batizado com o nome do pai do deus Júpiter na mitologia romana. Primeiro, vamos pegar um foguete desenvolvido pelos maiores engenheiros Norte-Americanos da NASA e iremos direto para Saturno, porque o combustível da nave não é muito. Quando chegarmos lá, iremos dar uma volta completa nos anéis de Satuno. Os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso, por vezes comparados a uma pista de patinação. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilômetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura. A origem dos anéis é desconhecida. Depois disso, iremos visitar as luas de Saturno(62), principalmente a Titã, a maior de todas elas. Para finalizar, iremos visitar o planeta em si, mas não pousar, porque ele é denso demais, sendo o mais denso do Sistema Solar. É comum dizer que a densidade de Saturno é tão baixa que daria para fazer o planeta boiar em uma piscina cheia d’água. Sem contar com a improbabilidade do exemplo, vários fatores contradizem a ideia, como explicou o professor de física da Universidade de Louisiana, Rhett Allain, em matéria da Wired. Mesmo assim, Saturno continua sendo o planeta menos denso de nosso Sistema Solar — densidade cerca de 30% menor que a da água.Saturno não tem uma superfície definida e, por girar tão rápido em seu eixo, assume o formato de esferoide oblato, com aparência “achatada” nos polos e convexo na região do equador. O raio do equador e dos polos tem diferença de quase 10%: enquanto a distância do centro para os polos é de 54 mil quilômetros, entre o centro e o equador ela chega a mais de 60 mil quilômetros. Em outras palavras, a região equatorial é bem mais distante do centro do que os polos do planeta. Para finalizar, iremos embora da órbita de Saturno com nossa nave já reabastecida pela estação espacial, e iremos descer com segurança com um modelo de foguete resistente ao impacto e equipado com um paraquedas, ajudando na descida.
    Então, quem quer ir comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anônimo!
      Saturno é sempre uma ótima parada!
      Mas cuidado: se comparar seus anéis a uma pista de patinação, ela pode ser bem esburacada, pois as rochas e poeira não ficam "grudadinhas", e não formam uma "pista, um chão liso"...
      Sua escrita ficou um pouco confusa, principalmente quando fala sobre a densidade.... Se o planeta "flutua", sua densidade não é alta, certo?
      Fiquei curioso em saber onde encontrou essas informações que apresenta no final de sua escrita..
      Valeu!

      Excluir
  20. Bora pra Vênus?

    Noel Marques 9°A quarentenado


    Vênus é o segundo planeta do sistema solar, e o segundo mais quente também, sua atmosfera e temperatura não são favoráveis para seres humanos, assim como para a vida terrestre em si, a atmosfera é composta por 96,5% de Dióxido de carbono, o resto dos gazes presentes na atmosfera são diversos porém o mais presente dentre esses é o Nitrogênio, já entendeu o porque o planeta não é favorável para humanos, porém não se preocupe, nós oferecemos trajes especiais para suportar o calor e atmosfera de Vênus,devemos observar algumas coisas a você antes de comprar a passagem turística, Vênus é um planeta rochoso coberto por quase 80% de planícies vulcânicas.
    Vênus é um planeta desértico, pelo menos por enquanto, porém a nossa companhia juntamente com a NASA, desenvolvemos varias estações para manter você e sua família em segurança.
    Vênus fica em torno de 0,7 UA do sol, o que dá em torno de 108 milhões de KM.
    Não se preocupe, não há vida relatada no planeta, não fique pensando que aliens que nem os que são retratados no jogo Destiny irão pular atrás de você e tentar matá-lo, bem brincadeiras a parte, a aterrissagem será feita por profissionais, afinal, nós não podemos pousar em sua superfície. A parte turística será apresentado por nossos astrofísicos especialistas que estudam o planeta.
    Um momento bom para ir à Vênus definitivamente não é durante as nevascas, mas a neve de Vênus é um pouco estranha, ela é feita de metais, o traje, de qualquer modo foi feito para, suportar,não só isso mas o ácido sulfúrico da chuva também.
    Quanto à massa do planeta é equivalente a 4,8685×10²³, a temperatura do planeta talvez seja um pouco alta, tendo em média 461° C, mas não se assuste, isso é anulado pelos coolers que colocamos em todos os trajes.

    Apesar da viagem ser assustadora, nós e nossos profissionais estaremos sempre te protegendo, boa viagem e fique sempre na santa paz de Buda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu querido Noel quarentenado!
      Antes de mais nada, agradeço pelo seu envio! As participações só são publicadas depois que eu as avalio ok?

      Sobre seu roteiro, gostei da pegada empreendedora que deu, oferecendo propostas de trajes e passeios de acordo com as características físicas que apresenta.

      Fiquei curioso em saber de onde você achou tantas informações...

      Espero que consiga bons turistas com seu passeio!

      Excluir
  21. Oi professor é o Guilherme do 9-ano

    Bom no meu guia de viajem eu iria para Marte, como eu faria isso? Bom eu provavelmente passaria em algum concurso da NASA (e falaria inglês fluentemente).
    enfim por que essa decisão? Por que eu acho o planeta mais fascinante de todos pois:no inverno ele tem capacidade de fazer -125 graus e pode variar até 35 graus.
    Claro que há um pequeno problema nessa viajem no qual 95% de toda a atmosfera do planeta é composta por dióxido de carbono o que infelizmente não me deixa respirar,porém não deixa de ser incrível
    mesmo sendo muito longe do Sol mais precisamente 230 milhões de km, eu se estivesse lá com certeza levaria uma rocha do local, não necessariamente por recordação mas pra saber como a diferença de gravidade atuaria nela (algo que pode parecer um tanto quanto simples) mas na prática deve ser algo muito legal.
    Depois eu daria uma volta no Sol para pegar velocidade gravitacional e então voltaria para a Terra (eu não ficaria em torno de um ano lá pois se não quando voltasse meu corpo não ia se acostumar novamente com a gravidade da terra). E essa seria minha viajem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guilherme!
      Sabia que meu inglês se desenvolveu muito ao estudar astronomia? sua ideia inicial então é interessante sim...
      A gravidade de Marte é equivalente a 33% da nossa, então essa brincadeira simples que sugere talvez não seja assim tão comum...

      Valeu pelas dicas!

      Excluir
  22. Começando nosso roteiro de viagem, nosso destino é Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Situando-se a uma distância média de 778,3 milhões de quilômetros do Sol. Possui um pouco menos de um milésimo de massa solar, é um planeta gasoso, junto de três planetas, são chamados de planetas jupterianos. Este planeta é composto principalmente de hidrogênio. Jupiter possui o campo mais magnético do sistema solar, e em algumas regiões ele chega a ser 20x mais forte que o da Terra. 9h56min na Terra correspondem a 1 dia em Júpiter, algum sinal ou algo do tipo enviado de Júpiter demora em torno de 48 minutos pessoal!
    O apelido ´´gigante gasoso´´ é por conta das características da atmosfera que é maciça e profunda. Sua temperatura costuma rondar os -110°C, com chance de chegar a -140°C. Júpiter possui praticamente a mesma composição que o sol e, só não é uma estrela tão quente como este porque não possui densidade suficiente para elevar sua temperatura a tal ponto.
    Antes de partirmos gostaria de contar algumas características interessantes pra vocês galera! Júpiter é observável da Terra a olho nu, com uma magnitude aparente máxima de -2,94. Poderia dizer que uma das características atraentes de Júpiter são as manchas coloridas espalhadas pelo planeta, essas manchas/faixas são jatos gasosos que compreende amplas faixas de latitude. Júpiter possui 4 satélites, também conhecidos com luas do planeta. Alguns ate acreditam que possa haver vida em uma dessas luas. Como uma ultima curiosidade antes da nossa super viagem, Júpiter tem nome de Deus, e quem batizou esse nome foram os romanos, homenageando o deus do céu.
    Preparem suas câmeras e aproveitem a aventura galera, é isso!!!
    Agora, finalmente, partiu!!!
    Trabalho por: Ana Clara, 9°ano A, colégio Integral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Você apresenta ótimas informações sobre Jupiter - onde as encontrou??
      Esse planeta é quase meu vizinho, pois com frequência eu o vejo bem na frente de minha porta de casa...
      Boa viagem!!

      Excluir
  23. GUIA DE VIAGEM (Beatriz Seixas, 9A, COLÉGIO INTEGRAL)
    Oi galera! Como vocês estão durante toda essa situação do covid- 19 provavelmente vocês esta se sentindo entediado e quer sair por ai, e finalmente nós temos a solução, nós desenvolvemos uma espécie de foguete que viaja na velocidade da luz, que nós fará chegar ao nosso destino em aproximadamente 10 minutos. Visitaremos o segundo planeta do nosso sistema solar Vênus, cujo nome foi escolhido em homenagem à deusa do amor e da beleza na cultura romana, que possui o mesmo nome, Vênus. Devido ao calor intenso em Vênus (que pode chegar a 470 graus Celsius na superfície), não desceremos do foguete, mas vocês com certeza irão querer registrar a superfície desse planeta, para poder postar e dizer que já esteve no planeta mais quente do sistema solar, isso mesmo o mais quente, mesmo que alguns cientistas acreditem que já houve água neste planeta, ela evaporou por conta do efeito estufa extremo que deixou a superfície do planeta muito quente e impossível de se haver vida. Enquanto estivermos olhando para a paisagem de Vênus, você vera milhares de vulcões espalhados pela superfície, os cientistas tem conhecimento apenas de 1600, mas acreditam que há muito mais deles para serem descobertos. Estamos indo visitar um planeta que é muito parecido com a terra, e que inclusive seria mais fácil de colonizar do que Vênus, segundo estudos na NASA a atmosfera 50 quilômetros acima o solo de Vênus poderia ser adequada para humanos. Além disso, existem características como a proximidade com a Terra, gravidade parecida e proximidade com o sol fazem com que ele seja mais fácil de ser colonizado, mas mesmo sendo parecido com a terra as nuvens de Vênus são feitas principalmente de ácido sulfúrico, e os ventos passam por elas em velocidades super rápidas que podem chegar a 724 km/h (isso é mais rápido que o tornado mais veloz da terra. Então é isso, corra para garantir seus lugares,será feita 1 viagem, que levará no máximo 3 pessoas a bordo, você com certeza não ira querer perder, aproveite seu tempo lá, para relaxar, e curtir um pouco dentro do nosso foguete. Então agora que estamos mais informados, quem ai esta dentro dessa viagem comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bea!
      Quero conhecer esse foguete ein!!!
      Suas dicas de Vênus são perfeitas! Aliás, foi por causa das características que apresenta aqui que os russos optaram por explorar esse planeta (enquanto a NASA optou por Marte).
      Não entendi muito bem o trecho que compara Vênus com a Terra... ficou confuso sua escrita ali...
      Fale que vai ter lanchinho que vou contigo !!! rsrsrsr

      Excluir
  24. Julia Saliba Dalledone-9A Col.Integralquarta-feira, 29 abril, 2020

    “Queridos amigos, quero fazer um convite para vocês!

    Já conhecemos muitas praias, fazendas, países, neve, cachoeiras, mas tenho certeza que nunca fizeram uma viagem para um planeta! Se descobrirem o nome do planeta que vou descrever, terão lugar garantido na minha nave espacial:

    Seu nome foi adaptado do deus grego do céu “Ouranos” e foi o primeiro a ser descoberto após a invenção do telescópio. Ele aparece como um azul claro e uniforme, mas não se enganem, pois as coisas não são tão calmas assim por lá! É bom levarem agasalhos e jaquetas corta-vento, porque esse planeta possui ventos zonais poderosos em sua atmosfera que podem atingir até 250 m/s (900 km/h, 560 mph) e pode gerar tempestades anticiclônicas. Além disso, possui certos “gelados” na sua atmosfera. Um dos componentes mais abundantes na atmosfera é o metano (CH), que é o responsável pela cor de água-marinha desse planeta! Esse planeta foi apelidado de “gigante do gelo" porque devido ao frio extremo, a água, a amônia, o dióxido de carbono, o monóxido de carbono e o sulfeto de hidrogênio existentes na sua atmosfera congelam.
    Esse planeta é o sétimo planeta do Sol, orbitando a uma distância de 2,88 bilhões de km e possui uma temperatura média de média de -220 ºC, mínima de -224 ºC
    e máxima de -216.
    Outro espetáculo que veremos serão seus anéis! Todos os gigantes de gelo têm seus próprios sistemas de anéis. Esse planeta possui 13 anéis com alguns quilômetros de largura, e não são tão coloridos e visíveis como os de Saturno, porque são compostos de partículas escuras.
    Dizem que a matéria nos anéis pode ter sido parte de uma lua (ou luas) que foi destruída por impactos de alta velocidade.

    Ah, e vou contar pra vocês mais uma coisa incrível...aqui na Terra adoramos admirar nossa lua, principalmente quando ela está cheia, não é verdade? Mas lá poderemos admirar não só uma, como muitas! Esse planeta tem 27 luas! As maiores são a Miranda, Ariel, Umbriel, Oberon, Titânia... Ariel é a mais brilhante, enquanto Umbriel é a mais escura...mesmo assim é demais!

    Lá nesse planeta, vamos ficar admirando essas luas no topo das nuvens! Verdade! Vou explicar: como esse planeta tem uma densidade média de 1,27 g/cm 3 , ele possui a segunda menor densidade de qualquer planeta do Sistema Solar e, apesar dele ser 14,5 vezes mais massivo que a Terra, sua densidade significativamente mais baixa significa que vocês experimentariam apenas cerca de 89% da força da gravidade e sentiríamos flutuar!!

    Todos os planetas parecem um pião à volta do Sol, mas esse planeta parece que está girando de lado! Isso porque sua inclinação é de surpreendentes 99 graus! Para vocês terem uma ideia, o eixo de rotação da Terra é inclinado 23,5 graus para longe do plano do Sol.

    Lá só tem 2 estações: verão e inverno. Se vocês pudessem ficar no pólo norte desse planeta, veriam o Sol nascer no céu e circular por 42 anos. No final desse longo e prolongado "verão", o Sol finalmente mergulharia abaixo do horizonte. Isso seria seguido por 42 anos de inverno e escuridão! Mas não se preocupem, vamos no verão! Isso acontece por causa da inclinação desse planeta. Porém, o tempo que leva para o planeta concluir uma única volta em seu eixo é de apenas 17 horas e 14 minutos de duração.

    Já descobriram qual será o planeta que vamos visitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Adorei a forma com que desafia seu leitor no inicio de sua fala e vai apresentando as propriedades do planeta (que não vou falar qual é rsrs) - confesso que vou adotar essa forma em publicações futuras!
      Também fiquei curioso para descobrir de onde você achou essas informações todas, bem legais!!!
      Muito bom!!! espero por sua resposta :)

      Excluir
  25. Melissa Hirano-9 ano A, colégio Integral

    Oi gente, como vocês estão? espero que estejam bem por que hoje iremos fazer uma viagem emocionante.O nosso destino é nada mais nada menos que o lindo planeta vermelho, também conhecido como Marte. Mas por que o chamam assim? Marte possui uma quantidade predominante de dióxido de ferro em sua superfície, o que o deixa com essa aparência avermelhada.
    Prepare sua Mala pois a viagem é longa leva em torno de 678 dias para chegarmos ao nosso destino, mas não se preocupem vai valer a pena.

    O planeta possui uma atmosfera fina sendo assim as temperaturas são baixas e não ultrapassam os 20 graus Celsius. Marte também possui suas estações tanto como a terra, no verão a temperatura atinge -36 graus e no inverno pode chegar a até -130 graus.
    Nosso destino é um planeta rochoso, rico em minerais, possui silício e oxigênio, metais e outros elementos que também são geralmente encontrados na rocha. Claramente precisaremos de equipamentos especiais caso queiramos sair da nave pois a atmosfera é composta de 95% de dióxido de carbono, 3% nitrogênio, 1,6% argônio e possui uma quantidade muito pequena de oxigênio o que claramente seria insuficiente para nossa respiração.
    Cientistas dizem que lá existe água, a maior parte em estado sólido, não há água liquida capaz de formar uma hidrosfera, apenas um pouco de vapor situado na atmosfera.
    Antes de irmos gostaria de informar a vocês algumas curiosidades sobre esse planeta incrível. O nome Marte vem do gregos no qual foi chamado assim por conta do rei da guerra, Ares e duas luas de marte Fobos e Deimos recebem esse nome por causa dos cavalos que puxavam a carruagem do deus mitológico.
    Provavelmente por causa de sua coloração os chineses o chamavam de "Estrela de Fogo". E por fim você sabia que marte pode ser visto ao olho nu da terra? pois é podemos velo-lo algumas vezes, mas eu garanto para vocês que é muito mais empolgante conhece-lo de perto, então, o que me diz? vem comigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa.
      gostei bastante de sua escrita!
      As propriedades que apresentam estão bem certinhas, e ficou bem natural e fluido seu texto.
      valeu!!

      Excluir
  26. Éden 9B

    O planeta que eu visitaria seria Jupiter, não só por ser o maior planeta dos sistema solar mas por ser repleto de curiosidades, como por exemplo: Júpiter é o planeta mais massivo do Sistema Solar, contando com mais do que o dobro da massa de todos os demais planetas juntos. Além disso, se Júpiter tivesse 80 vezes mais massa do que tem, ele se tornaria uma estrela em vez de um planeta.
    Seria uma aventura e tanto, a composição da atmosfera de Júpiter é parecida à do Sol sendo formada principalmente por hélio e hidrogênio, apresenta também em sua atmosfera diversas bandas de cores diferentes, são formadas devido ao movimento de ventos extremamente fortes que viajam nas direções leste e oeste a velocidades que podem passar de 640 quilômetros por hora.As mais claras que vemos são compostas por cristais de amônia congelada, enquanto que as mais escuras são formadas por outros elementos.
    Mas um dos aspectos mais marcantes da atmosfera de Júpiter é a “Grande Mancha Vermelha”, uma monstruosa tempestade que está em plena atividade há mais de 300 anos e que é tão grande que o nosso planeta poderia caber facilmente dentro dela. Contudo, a característica mais curiosa da atmosfera de Júpiter é que os cientistas acreditam que no planeta chove diamantes.
    Júpiter é mesmo um planeta incrível, com certeza seria uma aventura emocionante.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa Eden!
      Sobre a manha vermelha e essa dos diamantes não tinha ouvido outros falarem...

      Excluir
  27. Maria Clara 9 ano A
    Minha viajem foi para Júpiter, até chegar lá demorou muito, pois a distância entre a Terra e Júpiter é de aproximadamente 778,330,000 Km .Antes de entrarmos no planeta passamos por alguns de seus satélites, como Io, Europa, Ganimedes, Calisto, Leda, Elera, Amalteia e Metis .Ao alcançar sua atmosfera foi possível perceber grande quantidade de nuvens formadas por cristais de amônia congelados e seus anéis, formado de partículas sólidas, que o circundam na região equatorial, também foi possível perceber a mudança de clima, já que sua temperatura média é de -110ºC .Por ser o maior planeta do sistemas solar, tendo uma diâmetro de aproximadamente 142.984 quilômetros, não foi possível percorrer sua orbita inteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!
      Boa ter indicado as luas de Jupiter ein!!
      Sobre o clima local, de fato é bem diferente do nosso... poderia falar mais dele para eu entender o que quer dizer com "mudança"....
      valeu!

      Excluir
  28. Minha viagem vai ser para Reia, a segunda maior lua de Saturno, com 1528 km de diâmetro e 2, 306518x1021 de massa. Descoberto em 1672 por Giovanni Cassini, astrônomo italiano. Sua atmosfera é composta por oxigênio e dióxido de carbono, o que me trouxe interesse em realizar essa viagem, mesmo não sendo possível a existência de vida em Reia, por estar fora da zona habitável do Sistema Solar.
    Nossa viagem começa quando a contagem regressiva acaba, assim decolamos, entramos em orbita com a Terra, pegamos impulso e saímos da área gravitacional dela. Uma longa viagem vem pela frente, percorreremos aproximadamente 1.280.4000.000 km, eu e mais dois tripulantes, cada um sendo encarregado de uma coisa.
    Esse longo percurso é acompanhado de comidas empacotadas e bebidas liofilizadas. Mas esse trajeto cansativo vale a pena quando alinhamos a orbita com Reia e pousamos em seu solo composto de gelo. Nos deparamos com temperaturas muito baixas, com a média de -192 graus. Assim finalizamos nossa viagem, sem data prevista de volta.
    Trabalho por: Luiza M, 9°ano A, colégio Integral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dessa dica! Mas me fale: por que escolheu esse local?
      Ela é bem longe daqui ne?
      Depois me diga o que é esse liofilizada blz?
      Valeu!

      Excluir
  29. GUIA DE VIAGEM(Giovane Vicentine 9A , COLÉGIO INTEGRAL)
    Saudações possível cliente , vi que se interessou em nosso anúncio ou então só está curioso do porque uma loja em um beco escuro diz que te levará a qualquer lugar do universo , mas não importa , adentre em meu humilde espaço de comércio , mil perdões por não ter me apresentado , sou Gregory , trabalho nesta maravilhosa empresa de turismo e como você já deve ter visto em nosso anúncio podemos te proporcionar um maravilhoso período de férias em qualquer lugar do universo , o que? Você quer ir pra Disney , ah não me diga coisas tão bobas escolha um local melhor , você pode atravessar galáxias e você quer ir pra Disney? Então já se decidiu? Você quer ir pra Netuno? Sério mesmo? Certo então , como tem gente sem criatividade nesse mundo mas pelo menos não é a Disney , então , o plano para Netuno sairia por volta de 29 milhões de dólares mas como é a faze de testes da nossa companhia será por conta da casa , sairemos em 10 minutos é melhor se preparar , a viagem será com a nave mais potente que os humanos foram capazes de criar , então para Netuno demorará cerca de 30 anos , o que? Isso é muito tempo pra você? Não conseguimos fazer em menos tempo , você acha que somos deuses? Na verdade somos , chegaremos em cerca de 2 segun... Chegamos então vamos começar nosso tour , a superfície de Netuno é composta por quase que inteiramente de substâncias como água , amônia e metano , tendo uma atmosfera que se destaca do resto do planeta pois como vemos existem estas lindíssimas tempestades que ultrapassam 2000 km por hora que seriam fortes o suficientes para varrer continentes inteiros como se fossem feitos de cartas como a grande mancha escura (uma tempestade que teria tamanho aproximado ao planeta Terra) um dia já foi , estas imensas tempestades ciclônicas assim como a inteira atmosfera são compostas por dois gases predominantes o hidrogênio , o hélio e o metano que dá essa característica azul anil a Netuno e devido a esta enorme quantidade de gases que dão o título de gigante gasoso a Netuno a pressão atmosférica chega a ultrapassar os cem mil bar na superfície , caso você não entenda isso é 100 mil vezes a pressão atmosférica da Terra , se um jato de ar o atingisse nessa pressão você seria cortado ao meio como qualquer outro material registrado pelo homem , você teria de resistir a 30 vezes a pressão que cortadoras de aço a jato d'água exercem , a a partir destas informações você deve ter se arrependido de escolher este planeta mas ainda fica pior pois a temperatura média é cerca de -210 célcios então a não ser que você quera ser congelado fatiado e completamente destruído pegue este traje , ele resiste aos ventos mais fortes as menores temperaturas e até a imensa pressão atmosférica então agora que já está informado pode dar um pulinho na superfície , vá veja como é lá em baixo !!! Mas não se esqueça do capace..... ele pulou sem o capacete não pulou? Droga esse é o terceiro , da próxima vez temos que avisar do capacete antes , eu sempre esqueço dessa parte mas pelo menos espero que ele tenho gostado do passeio . ( Professor me informe caso eu precise consertar o texto ou algo semelhante)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VocÊ leva jeito para agente de viagem ein!!!
      (já vez isso antes?? rsrsr)
      O preço desse pacote é uma bagatela... por30 anos de viagem, de graça! rsrsrs
      fiquei curioso em saber onde encontrou essas informações...
      valeu!

      Excluir
  30. A minha viagem seria para marte, porque seria possível até habitar o planeta com algumas mudanças. Essas mudanças seriam feitas na atmosfera, na temperatura, na gravidade e na agua.

    Para aumentar a temperatura de Marte, teríamos duas soluções possíveis: painéis refletores ou bombas de fusão. Os painéis refletores ajudariam a aumentar a intensidade dos raios solares no planeta, aumentando a sua temperatura. Já as bombas de fusão (ideia de Elon Musk, fundador da SpaceX) seriam explodidas no seu de Marte, o que criariam sóis artificiais, também aumentando a temperatura da superfície. As bombas poderiam piorar ainda mais a situação do planeta, criando um inverno nuclear. Uma solução não viável para a radiação, seria uma mudança no nosso sangue, o tornando sangue escuro. O sangue escuro não é uma realidade, mas foi retratado na série The 100, onde é feita uma mudança genética no sangue de humanos para que a metabolização de radiação seja melhor. Luna uma Natiblida (sangue escura) se recupero de uma síndrome de radiação aguda (ARS) sem medicamentos, por causa do seu sangue.
    A atmosfera de Marte é menos densa do que a da Terra, então teríamos que transformar
    0,008 atm (Marte) em 1 atm (Terra), ou seja, um aumento de efeito estufa e depois aumentar escudo de radiação solar no planeta.
    Para tornar a atmosfera respirável teríamos que ter algumas soluções, pois os ares contem 175 menos vezes de oxigênio, ou seja, teríamos muita dificuldade de respirar. Teríamos que de alguma forma aumentar os níveis de oxigênio, uma dessas formas seria enviando uma máquina que filtra o ar, transformando CO² em O². A previsão para o envio dessa máquina seria esse ano, 2020. Outra solução seria enviar bactérias q fazem o mesmo que a máquina, conforme vão se reproduzido.
    Para a agua estar em estado líquido a preção atmosférica tem que aumentar. Já foi encontrada agua liquida nos polos de Marte, onde tem uma alta concentração de CO². A solução seria espalhar o CO² para o resto do planeta, fazendo com que a preção atmosférica aumente, permitindo que a ague fique em estado líquido.
    A gravidade é outro problema, uma pessoa que pesa 70kg pesaria em Marte 27kg, por isso teríamos que usar gravidade artificial.
    Com tudo isso pronto poderíamos viver em marte, mas para isso teríamos que fazer uma viagem de 7 meses até lá. Para sobreviver nesse período poderíamos levar suprimentos ou poderíamos levar uma fazenda hidropônica. Teríamos que apenas comer algas, mas o gasto de agua seria 95% menor do que produzir comida do jeito comum.
    Os primeiros seres humanos iram para lá para coletar dados e informações em 2030, e teremos que colonizar marte em 100 anos, para que não morramos por guerras nucleares, falta de agua, superpopulação ou por uma pandemia, algo que é uma realidade atualmente. Então temos que cuidar do nosso planeta para q não precisemos colonizar consumir outros planetas.

    ResponderExcluir
  31. Meu plano de viagem vai ser para Marte que é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho".
    O principal motivo da viagem foi que antes da exploração espacial, Marte foi considerado como sendo o melhor candidato a abrigar vida extraterrestre. Então eu e mais dois amigos vamos até lá para investigar isso mais de perto.
    Eu vou cuidar da viagem até Marte, Amanda da alimentação e Marcos de como vamos nos adaptar a atmosfera de Marte (com Dióxido de Carbono, Nitrogênio, Argônio, Oxigênio, Água e Neônio)
    Quando sairmos da Terra vamos continuar na orbita da Terra até chegarmos em ponto mais perto de Marte então vamos até lá. Quando chegarmos a chão do Planeta vamos ficar por um tempo para descansarmos e vamos visitar Fubos e Deimos.
    Vamos viajar no final desses ano, quem tiver interessado em viajar com a gente, me avise. Vamos ver se encontrarem um marciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa Eduardo! é isso ai.
      Gostei das informações que apresenta sobre o planeta vermelho!
      Boa viagem ein

      Excluir
  32. olá meu nome é joel, vamos viajar pelo sistema solar?
    acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=zLFvrurSef8

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.