
Esta aula foi uma ótima oportunidade de ficarmos olhando para o céu, e nos prepararmos para as Olimpíadas Brasileira de Astronomia, que será realizado na sexta que vem, dia 18, aqui na escola.
Veja como foi essa atividade, e confira o que você aprendeu com ela.
Ontem a noite realizamos na escola a observação do céu. Foi a 2ª vez que esta atividade foi realizada (a primeira foi em 2011 - sim, ha tempos! - clique aqui para ver como foi aquela atividade).
Meus objetivos com esta atividade foram os seguintes:
- oportunizar a contemplação do céu com os colegas de familiares;
- identificar algumas estrelas. Nessa aula foi possível observar Sírius, a mais brilhante do céu noturno; Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nós (a apenas 4,3 anos-luz); as "três marias" (cinturão da constelação de Orion); e Betelgeuse, a estrela de cor laranja próxima das três marias ;
- identificar algumas constelações, como Orion, o caçador; o cruzeiro do sul
- saber se orientar de acordo com as estrelas, especialmente ao localizar o ponto cardeal Sul através da constelação do cruzeiro do Sul
- identificar planetas. Na ocasião, foi possível identificar Júpiter e Vênus.
- utilizar lunetas, como as que construimos (em breve publicarei esse roteiro)
A aula começou identificando algumas estrelas, planetas e constelações simplesmente olhando para o céu. Depois utilizamos as lunetas que haviamos construido em aula com os alunos do 5° ano (em breve publicarei esse roteiro).
Nessa oportunidade
estiveram presentes cerca de 50 alunos dos 5° anos A, B e C e alguns
pais, inclusive de alunos de outras turmas. Destaco também a presença de
um grupo de alunos do 1° ano do Ensino Médio, que ha 6 anos atrás foram
meus alunos no 5° ano, e naquela oportunidade fiquei devendo essa
atividade ...
Como estava muito claro devido as luzes da escola e dos prédios vizinhos, compartilho um mapa do céu da noite de ontem as 19h - experimente localizar nele os objetivos que cito acima:
Alguns alunos (e pais!) identificaram inclusive alguns satélites passando pela região próxima do Cruzeiro do Sul... E de fato: durante os 50 minutos daquela aula, 20 satélites estavam passando pelos céus, mas as luzes da escola e das casas ao redor dificultaram a observação dos mesmos por serem um pouco mais "escuros" dos que as estrelas (magnitude em torno de 4).
Aos interessados em saber como eu localizei as estrelas e outros objetos utilizando meu celular, lembro que esta foi uma outra atividade que realizei com os pequenos - ela está registrada nessa publicação: "Aplicativos que te ajudam a ficar olhando para o ceu".
Enfim, pelo que notei, a atividade atingiu seus objetivos! E vocês: o que acharam?? Espero vocês nas próximas!
Incrível Fábio, queria participar dessa atividade tão legal!!! Ver planetas, estrelas, constelações e satélites. parabéns Fábio, você é o cara!!
ResponderExcluir