Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 4 de abril de 2020

Histórias do céu

Sabia que as estrelas nos contam histórias?

Não somente histórias sobre elas, mas sobre pessoas, povos, civilizações...

Esta publicação é um convite ao estudo sobre as constelações e suas histórias...  





Essa atividade de reflexão começa com a música "Constellation", suavemente interpretada pelo cantor Jack Johnson. Ouça a música no vídeo abaixo, com a letra em inglês para acompanhar.

 


 
Para os que quiserem conhecer o cantor, compartilho uma apresentação de Jack Johnson (à direita, com voz e violão) em um festival em 2007, com seus colegas Eddie Vedder (no vocal e violão, ao centro) e Kawika Kahiapo (no acompanhamento):

 


Agora convido-os a fazerem as seguintes reflexões (registre suas respostas no campo de comentários mais abaixo):



Lembrem-se que colocar o seu nome e escola para que  eu possa identifica-los ta?


1) Sobre qual tema esta música fala? Escreva nos comentários o que você compreendeu sobre essa música.
 

2) Relate alguma história que você conheça que esteja associada a alguma constelação (caso não conheça nenhuma história, procure alguma e registre aqui).

3) Na sua opinião, qual a importância de se deixar registrado essas histórias nas estrelas? (que impactos sociais e culturais isso pode ter?)
 

4) Agora é a sua vez de ligar os pontos, cria a sua constelação, e gravar nas estrelas alguma história. (veja nessa outra publicação que isso não é nenhuma maluquice...).

17 comentários:

  1. 1) Constelações
    2) Pavo, é uma congelação introduzida por Johann Bayer, pensando no mítico pavão da mitologia grega
    3) Para no futuro verem como as pessoas utilizavam os recursos presentes onde estão sem o uso da tecnologia.
    4) davies, constelação criada por Davi Moura em 2020, é utilizada para aqueles que se perdem em florestas pois ela sempre mostra onde há uma cidade.

    ResponderExcluir
  2. 1) Constelações.
    2) Cassiopeia: Na mitologia grega, Cassiopeia era uma rainha etíope que comparara sua beleza à beleza das Nereidas e, por isso, foi castigada.

    3) Acho que é importante por conta de ter um sentido para elas, além de ver como estamos utilizando o que temos para agregar ela há uma constelação.
    4) Tozzit, uma constelação criada por Lipe Tozzi em 2020, para saber se terá chuva ou sol no dia seguinte, se a constelação aparece no dia anterior, chove, se não aparece, faz sol.

    ResponderExcluir
  3. 1 - Constelações;
    2 - Na mitologia grega, Orion era um caçador filho de Poseidon que, usando os poderes de andar na água foi até a Ilha de Chion e atacou seu governante. Foi punido com a cegueira e colocado nas estrelas por Zeus;
    3 - A importância é cultural, mantém um registro de culturas muito antigas;
    4 - Desenhei em meu caderno mas posso contar a história aqui:
    "Há muito tempo, vivia em solidão um ser ordinário que costumava ficar a só, vivendo pacificamente em cavernas e locais de completa escuridão afastado de qualquer civilização. Um dia, chegaram seres desconhecidos que não compreendiam como alguém poderia viver sem a luz. Por isso, crucificaram-no numa posição do lado de fora de sua caverna, o expondo a luz do Sol até a morte. Porém, antes de morrer, o Sol - que tudo observara - fez uma proposta ao ser: ele batalharia com o Sol - se vencesse, poderia reinar sobre tudo que sua luz alcançava e fazer o que bem quiser com seus malfeitores. Todavia, se perdesse, seria punido e queimaria eternamente sobre a mesma luz. O ser sombrio aceitou, mas perdeu. A Lua, misericordiosa, não permitiu que fosse castigado novamente e ao invés disso colocou-o na forma de uma constelação."

    ResponderExcluir
  4. 1) A musica fala sobre as constelações

    2) Lira: É dito na mitologia, que Zeus colocou esta constelação no céu após a morte de Orfeu, que tocava um instrumento maravilhosamente bem. Quando Orfeu foi despedaçado por um grupo de mulheres, Zeus mandou um abutre recolher sua Lira e colocar no céu, como lembrança da arte de Orfeu.

    3) Acredito que possa ser importante pela história que cada uma carrega, antes era muito mais facil explicar essas histórias quando pareciam ilustrações. É importante saber essas historias porque elas marcaram gerações muito antigas por isso é tao interessante ler sobre.

    4) Ceessi, constelação criada por Ana Clara em 2020, esta constelação foi vista pela primeira vez em uma noite que quase não havia estrelas, porem esta constelação sempre aposta para onde o sol ira nascer primeiro.

    ResponderExcluir
  5. 1: Constelações .
    2:Caranguejo : Quando Hércules estava no seu segundo dos 12 trabalhos , ele tinha que matar a Hidra , o dragão de várias cabeças . Vendo as chances dele conseguir , Hera lançou para ele lutar contra um Caranguejo gigante .

    3) A importância é que ,no futuro , vão ver os métodos que usavam para registrar essas histórias .

    4) Bruninn , constelação feita por Bruno Salles em 2020 , ela serve para mostrar o caminho para o Oceano Atlântico

    ResponderExcluir
  6. 1) Constelações.

    2) Andrômeda: Possui esse nome em homenagem a Andrômeda, filha de Cassiopeia e de Cefeu, que foi salva por Perseu da Baleia que Poseidon havia enviado para assolar o reino dos etíopes, apos Cassiopeia ter enfurecido Poseidon quando se gabou de ser mais bela que Nereidas.

    3) Na minha opinião, antigamente as constelações ajudavam a contar historias, que são escutadas e passadas a muitos anos, sendo assim podemos dizer que elas foram muito importantes, e elas estarem gravadas nas constelações, da uma ideia de que estamos eternizando elas.

    4) Essixiz, é uma constelação criada por Bia Seixas em 2020. Esta constelação esta sempre apontando para o lado norte, servindo assim como uma especie de bussola.

    ResponderExcluir
  7. 1- Ela fala sobre constelações
    2-A estrela mais brilhante da constelação de Orion é Rigel, e é considerada a sétima estrela mais brilhante no céu.
    3- Para mim essa histórias são importantes para as pessoas do futuro saberem como nós pensavamos, e se conseguirem, podem nos julgar, se estamos certos ou errados
    4-Haguenbouck: Criada pelo Felipe Blansky em 2020, acreditam aqueles que lutam pelos seus sonhos e correm atrás de seus objetivos todos os dias

    ResponderExcluir
  8. NOME: GIOVANE VICENTINE
    1)a música fala sobre constelações
    2)Na mitologia grega Andrômeda foi a filha do rei Cefeu que quando o rei ofendeu uma série de ninfas elas pediram a poseidon que enviasse uma besta para destruir o reino de cefeu , lá cefeu ofereceu sua filha Andrômeda como sacrifício ao monstro porém , perseu chega derrota a fera e se casa com Andrômeda que ao morrer é imortalizada por atena como uma constelação
    3)Em minha opinião as histórias nas constelações serviam no passado para tentar relevar o fato de que eramos limitados , fracos e precisávamos de algo para dar sentido as coisas então inventávamos estas estórias para que pudéssemos nos sentir mais do que na verdade eramos , tendo isso registrado podemos conhecer a nossa própria natureza como espécie e perceber fatores sociais imbuídos no ser humano
    4)Pato , constelação criada por volta de 1500 a.c por alguém com problema de visão que acreditava que o que via era uma nova constelação em forma de um pato , ela teria sido colocada lá por um deus antigo que tinha forma de pato e ao morrer imortalizou sua forma no céu , porém a constelação adere o formato de um macaco mas o nome foi preservado em respeito ao antigo senhor que a nomeou

    ResponderExcluir
  9. 1-A música fala sobre constelações
    2-Na mitologia grega, Orion era um caçador gigante que foi colocado nas estrelas por Zeus após sua morte. Segundo o mito, Orion era o filho de Poseidon, o deus grego do mar, de quem ele herdou a habilidade de andar na água. Após atravessar o mar até a ilha de Chios, onde atacou a filha do governante da ilha, Orion foi cegado como punição. Porém, depois foi curado por Helios, a personificação grega do sol.

    Orion tornou-se arrogante por suas grandes habilidades de caça e prometeu matar todas as criaturas do planeta. A Deusa da Terra, Gaia, respondeu enviando um escorpião gigante para destruí-lo. Na batalha que se seguiu, Orion foi morto e tanto ele como o escorpião foram colocados entre as estrelas.
    3-Na minha opinião isso é importante pois para gerações futuras saberem o que se foi passado e registrado
    4-constelação veganópolis criada em 2 a.c feita por um vegano não satisfeito de comer plantas ela tinha formato de de vaca ele então espalhou esse nome pelo mundo

    ResponderExcluir
  10. Eduardo Felipe Pinhoterça-feira, 12 maio, 2020

    1- A música fala sobre constelações
    2- Andrômeda: Possui esse nome em homenagem a Andrômeda, filha de Cassiopeia e de Cefeu, que foi salva por Perseu da Baleia que Poseidon havia enviado para assolar o reino dos etíopes, apos Cassiopeia ter enfurecido Poseidon quando se gabou de ser mais bela que Nereidas.
    3- A importância é cultural, mantém um registro de culturas muito antigas.
    4- Edufe,uma constelação feita por Eduardo Felipe em 2020,ela serve para mostrar o caminho para planetas novos ainda não descobertos.

    ResponderExcluir
  11. 1. A música fala sobre constelações.
    2. Constelação Dragão (Draco): vista de grande parte do hemisfério norte, vendo-se melhor nos meses mais quentes. Existem varias histórias/lendas com intuito de explicar a presença desse “personagem", a mais conhecida de todas é a que refere ser este o dragão que guardava as maçãs de ouro do Jardim das Hespérides, num dos episódios dos 12 trabalhos de Hércules. O herói mítico conseguiu matar (ou adormecer) o dragão e colher as maçãs, tendo a deusa Hera colocado então a imagem do monstro no céu.
    3. Em minha opinião isso é importante para no futuro saberem como as pessoas explicavam e o quanto eles já conheciam do universo, tecnologia.
    4. Anju uma constelação que ajudava que as pessoas acreditavam que indicava se os lobos estavam vindo para suas fazendas/ aldeias.

    ResponderExcluir
  12. acho que as constelações são lindas, formam grupos e famílias que nem conhecemos e somos capazes de explorar

    ResponderExcluir
  13. A música fala sobre constelações.
    O mito de Calisto relacionado a constelação da Ursa menor e Maior
    Os impostos dessas histórias pode ser bem marcantes na história de alguns povos com a sua relação com as estrelas e nos ajudar a manter a nossa cultura viva.
    Constelação dinosaurica criada por Daniel Viccino em 2020, serve para nos guiar para o próximo local do Jurásick Park.

    ResponderExcluir
  14. É o Ulisses do 9A

    1- Acredito que elas falem sobre as constelações
    2- Conheço o mito da constelação indígena homem velho, que é um conjunto de estrelas que representam um homem com um bastão ou cajado, e a história por trás dela é que o velho homem retornou a sua casa para encontrar a mulher traindo-o com um outro homem, e quando ele descobriu ela o matou e cortou uma de suas pernas, e em sua homenagem os deuses criaram esta constelação em sua homenagem, e como ele havia perdido uma perna, na constelação uma das pernas do homem é mais curta.
    3- É importante pois permite a relação e o acesso á diferentes tempos e diferentes formas de pensar de uma forma bem acessível (somente olhar para cima á noite), e permite histórias serem passadas entre gerações sem a necessidade de itens não naturais.
    4- Crio a constelação familiaris, que tem a função de lembrar a todos que nunca estão completamente sozinhos, tendo sempre a compania das estrelas, sua consciência e de sua história.

    ResponderExcluir
  15. 1-A música fala sobre constelações.
    2-Segundo a mitologia grega, Orion era um caçador gigante que foi colocado nas estrelas por Zeus após sua morte. O mito dizia que Orion era o filho de Poseidon, o deus grego do mar, de quem ele herdou a habilidade de andar na água, depois de um tempo Orion se tornou arrogante por suas habilidades de caça então Deusa Gaia, mandou um escorpião gigante para destruí-lo.Orion foi morto e tanto ele como o escorpião foram colocados nas estrelas sendo vistas hoje em dia como as constelações.
    3- Cada pequena estrela no céu carrega uma história diferente e são elas que não deixa a cultura de muitos povos morrer.
    4- Melhi Constelação criada por Melissa Hirano em 2020, essa constelação aparece no céu nos momentos difíceis da vida mostrando que sempre há uma esperança.

    ResponderExcluir
  16. 1)Constelação
    2)Constelação do dragão: A mais conhecida de todas é a que refere ser este o dragão que guardava as maçãs de ouro do Jardim das Hespérides, num dos episódios dos 12 trabalhos de Hércules. O herói mítico conseguiu matar o dragão e colher as maçãs, tendo a deusa Hera colocado então a imagem do monstro no céu. Outra lenda grega conta que este seria o Dragão da Cólquida, morto por Jasão para que o herói mítico conseguisse obter o Velo de Ouro. Um mito menos conhecido, de entre ainda muitos outros, conta que este teria sido o monstro morto por outro herói mítico grego, Cadmo, fundador da cidade de Tebas, para conseguir alcançar uma fonte num bosque sagrado guardado por um dragão.

    ResponderExcluir
  17. 1) A musica fala sobre as constelações
    2)Constelações da Bandeira: O céu representado na nossa bandeira corresponde ao céu da cidade do Rio de Janeiro no dia e hora da Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, às 08h30min. Neste horário, não havia estrelas visíveis no céu além do nosso Sol, pois a luz dele, espalhada na nossa atmosfera, ofusca o brilho das outras estrelas. Mas mesmo assim, os astrônomos sabiam as constelações que estavam no céu naquele momento.
    3) É importante e interessante saber como os antigos pensavam e usavam até como guia em suas viagens.
    4)“O peixe companheiro”
    Adriana era uma menina muito solitária, não tinha amigos, e seus pais brigavam o tempo todo. Até que um dia, em um festival, a menina vê uma barraquinha de pesca que o prêmio era um peixe dourado, no começo a garoto não deu nem bola para esse tipo de coisa achava até cruel com os animais serem tidos como "prêmios" já que bem eles não são um objeto, além do mais era um peixe, não era que nem um cachorro ou um gato, que iria te dar atenção e só precisava cuidar da água, de um aquário espaçoso e claro de comida. Mas quando a garota se deparou que tinha um peixe que estava em um saco de plástico sozinho, diferente do resto dos outros peixes que pelo menos em cada saco tinha três juntos, aquele estava sozinho… somente aquele.
    Adriana então muda completamente de ideia, pois ela pode ter visto uma saída para sua enorme tristeza, além de ter criado uma empatia para esse peixe. Adriana vai em direção a barraca, ao entrar na fila ela se depara com diversas crianças ganhando seus peixinhos e sua alegria de ganhar seu peixe e de mostrar o seu novo bichinho para seus pais, Adriana queria sentir isso também. Ao chegar a vez da garota, ela joga a sua vara de pesca e acaba ganhando de seu oponente, e então a menina pega o seu novo companheiro que estava sozinho sem nenhum motivo aparente.
    Depois de sair do festival a menina logo vai a um pet shop e comprar alimentos para seu amiguinho, gastou todo seu dinheiro nessa compra, mas valia a pena, ao chegar em casa a menina vai direto preparar as coisas para colocar o seu peixe que nomeou carinhosamente de “sakana- 魚 ” ( peixe em japonês já que a história se passa no japão), limpou o aquário, colocou a água, ligou o filtro, colocou o Ph certo para sakana, alimentou o peixe que estava no plástico e foi dormir . No dia seguinte após ter alimentado o peixe, checou se a água estava pronta para receber o peixe, já que a menina pesquisava muito sobre animais, sabia o Ph ideal para o peixe dourado, e colocou o peixe dentro da água.
    Os seus estavam ocupados demais para se importar que a sua filha tinha trazido um peixe para dentro de casa. Os dias foram se passando e cada vez mais a menina se apagava a sakana, ela passava suas horas livres admirando seu peixe nadando em seu espaçoso aquário e conversando com ele. Até que dois anos depois sakana veio a óbito por motivos de velhice, esse foi o pior dia para Adriana, pois seu único amigo morreu e ela não tinha ninguém para lhe dar suporte nesse momento, até que um dia que ela estava olhando para o céu ela se deparou com um desenho de peixe e começou a chorar, pois ela se deparou que não estava sozinha enquanto ela se lembrava de sakana, e então ela deu o apelido a essa constelação de “O peixe companheiro”.
    Bianca Zanelatto Peruzzo 9º

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.