Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 6 de maio de 2020

olhando para um céu límpido...

Você já reparou como o céu noturno das últimas semanas está diferente?

Tenho a impressão de que a combinação de certos fatores climáticos com a diminuição (forçada) das atividades humanas tem deixado as noites mais límpidas e transparentes... 

Nessa publicação compartilho algumas reflexões sobre a observação do céu noturno, condições climáticas e as ações humanas.



O tenso momento que vivemos de Covid-19 pode nos trazer alguns benefícios, especialmente para os amantes do céu...  

Caso você não tenha o hábito de ficar olhando para o céu, esse é um ótimo momento para começar.. essa outra publicação é para se animar...

Creio que os assíduos observadores do céu já perceberam que os últimos 2 meses o céu noturno parece estar bem mais brilhante... não acham?  

Mas por quê parece estar mais fácil de observar as estrelas?  
Pontuo a seguir algumas condições que podem afetar suas observações:


1) Local
O lugar onde você está posicionado afeta sua observação, seja pela visão que pode ter do céu, seja pelas interferências ao seu redor.

Quando falo sobre a visão que tem do céu, quero dizer sobre que parte do céu consegue ver... Ficar olhando para o céu da janela do seu quarto te dá a visão apensar daquela porção do céu, o que pode ser bem diferente de se olhar lá da rua, por exemplo, onde talvez consiga ver uma área maior do céu...

Além disso, sua observação pode sofrer interferências de lâmpadas de postes e de vizinhos, e ser obstruída por plantas e construções a sua frente...

Por isso, a escolha do local que se olha para o céu afeta muito sua experiência observacional: esse lugar deve ser protegido de interferências (como o poste da rua e outras casas, por exemplo) e ser confortável, uma vez que é fácil passar bons momentos ali...

Recomendo aproveitar esse momento diferente que estamos vivendo para olhar para o céu: escolha uma noite com céu limpo, um lugar sem poluição (veja mais abaixo o que falo sobre isso) e se acomode confortavelmente... Estar acompanhado de outras pessoas e de uma boa xícara de chocolate quente é uma boa dica!  (eu sempre faço isso...) 

Experimente e depois volte a essa publicação para me dizer como foi!



2) Condições do tempo 
Claro que se estiver chovendo ou nublado não dá para "ver as estrelas"... Nesses casos, para você que olha para o céu apenas por prazer, talvez não faça grande diferença "deixar para amanha"... Mas na ciência não é bem assim: as observações científicas são programadas com meses de antecedência e por isso, as pesquisa em astronomia podem sofrer atrasos caso as condições do tempo não sejam favoráveis... 

Algumas observações (amadoras e científicas) que fiz em minha vida tiveram que ser adiadas devido a essas condições. E o pior é que as vezes não dá nem para "deixar para amanhã", pois certas condições só ocorrem de tempos em tempos.

Este foi o caso do eclipse solar com o céu parcialmente nublado que registrei em 2017... Não dava para perder aquele momento, e na ocasião, as nuvens contribuiram para meus registros diminuindo a intesidade da luz solar.


O mais comum é o adiamento de observações quando o céu está nublado. A última vez que isso aconteceu comigo foi em 2018, durante meu mestrado (em astrofísica): preparamos uma observação do céu para ser feita em Ponta Grossa no mês de novembro. Passamos o ano todo analisando as condições e datas ideias irmos até lá observar uma galáxia que estavamos estudando. Na semana anterior de nossa viagem, a previsão era de chuva o mês inteiro  :( Não não fizemos a observação, que seria o momento final daquela disciplina - espero que meu professor e amigo dr Felipe Braga Ribas,  me convide para a próxima turma que consiga ir :)

Masss... depois que chove o céu fica mais "limpo", pois algumas "partículas de poluição são retiradas do ar"... Eu adoro chuva (e de me molhar nela!) pois o céu sempre fica mais limpo depois que as nuvens vão embora! Experimente observar o céu depois de um dia de chuva e me fale se notou diferença!


3) Lua cheia 

Por mais bonita que ela possa ser, a intensa luminosidade refletida por nosso astro mais próximo atrapalha (e muito) a observação de outros astros... por isso que os "cientistas de verdade" evitam ao máximo essa condição, e eu não recomendo observar o céu em épocas de Lua cheia, pois seus olhos serão afetados pelo brilho dela, e não conseguirá ver estruturas menos brilhantes... 

É por isso que imagens como a mostrada ao lado são montagens e não uma foto real...

Para ajuda-los ,aqui no blog, la lateral esquerda da tela, tenho um  aplicativo que mostra a fase atual da Lua e ai dá para se organizar ... 

Ontem, por exemplo, a Lua estava bem brilhante, e minha familia e eu ficamos admirando sua beleza, mas não deu para ver muito bem outras estrelas na região ao seu redor...


4) Poluição

Acho que você nunca viu um céu desse jeito que a foto mostra ne? Pois saiba que ele é real, e está agora sobre nossas cabeças!

O problema é o que existe entre ele (o céu) e nós... Tudo o que afeta o caminho da luz que vem das estrelas dificulta o que você observa

A sujeira que jogamos na atmosfera a partir da queima de combustíveis se espalha pelo ar e dificulta a observação do céu. 

Se você mora em um prédio já sentiu esse drama ao olha por sua janela: já percebeu uma espécie de nuvem cinzenta sobre a cidade? É o efeito dos carros e indústrias que jogam poluentes no ar...

Talvez a pior poluição que exista seja a luminosa, pois ela "silenciosa", de baixo impacto na vida das pessoas. Sabia que as luzes das cidades são atualmente a principal fonte de poluição dos ambientes urbanos? Essas condições foram tema dessa publicação que escrevi em 2017 - recomendo muito que vejam o documentário que lá indico!


Na última década a poluição luminosa foi foco de discussões e ações pelo mundo todo. Algumas cidades (como a nossa)  até trocaram alguns postes de iluminação e revestimentos de prédios e ruas para diminuir esse efeito.

 
5) Umidade do ar
Em condições de baixa umidade do ar, como a que vivemos atualmente, o céu parecer ficar mais "nítido", pois a umidade provoca pequenos desvios na direção da luz... 

Talvez esse seja o principal motivo dos céus aqui de Curitiba estarem bem mais nítidos nos últimos 2 meses: a umidade relativa do ar está bem baixa por aqui.

Condições frequentes de baixa umidade do ar não faz bem para saúde (por isso beba muita agua!) mas é ótimo para observar o céu, cientificamente falando... Por isso é que observatórios astronômicos são construídos em locais que possuam baixa umidade do ar. É o caso do observatório de La Silla, construído no alto das montanhas no Chile  (veja o mapa ao lado).



6) Época do ano
Sabia que o céu ao longo do ano muda de acordo com a época que estamos? O que pode ser observado e como se observa é diferente em cada momento do ano... as estrelas possuem um movimento aparente pelo céu, o que significa que o que se observa em janeiro não é o que se observa em agosto, por exemplo.


Sempre escrevo aqui no blog sobre o que pode ser observado (clique aqui para ver), e independentemente do que se pode observar, minha época preferida do ano é no outono e no inverno, pois aqui em Curitiba, chove pouco e a umidade do ar é mais baixa nesse período!


É por isso que as observações que fazemos sempre são nessa época. (Clique aqui para lembrar a de 2018, por exemplo, que fizemos em maio)

E é claro: no friozinho é sempre bom estar acompanhado de um bom chocolate quente, o que torna as observações mais saborosas ainda!  (acho que já falei disso antes ne? rsrsr... é que é importante kkkk)


Ufa! 
Quanta coisa temos que considerar antes de olhar para o céu ne?

Mas calma, pois isso tudo é como andar de bicicleta: quanto mais fazemos, mais nos acostumamos ...


Por fim,  recomendo a leitura dessa reportagem da Gazeta do Povo que fala sobre o que pode ser observado aqui de Curitiba.



Espero ouvir as impressões de vocês - registrem seus comentários! (lembrem-se de colocar seus nomes e de onde são).

54 comentários:

  1. oi sou a Barbara curitiba achei muitooo legall

    ResponderExcluir
  2. Oi é o Pietro do 5ºC
    achei muito legal este texto! vou combinar com meus pais para a gente olhar o céu ok boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o objetivo é esse mesmo!
      Fico muito feliz em oportunizar isso :)

      Excluir
  3. Hoje quando faço essa lição no vejo muito o céu mas ontem dia 07-05 a lua estava bem grande e bem visível, não vejo muita diferença no céu mas acho que deve ser porque estou no meio da cidade e há muita interferência na luz, ontem estava em outro local então o céu era mais visível, o céu estava sem nuvens, mesmo chovendo de manhã, via algumas estrelas, que normalmente não vejo, bem acho que ele mudou um pouco, por terem menos carros na rua e assim menos poluição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anônimo (que pena que esqueceu de colocar seu nome...)
      Mas é isso mesmo! POr vivermos em grandes cidades, nos esquecemos de olhar para o céu...
      Sempre que puder, olhe para o céu para poder comparar cada noite e perceber sua beleza !
      bem vindo ao meu Universo :)

      Excluir
  4. tem muitas nuvens , tem vento e a lua esta linda (lua minguante)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é... como eu falo no texto, as vezes dá isso mesmo...

      Excluir
  5. Eu vi que realmente o céu esta um pouco diferente, a lua nem tanto pois estava normal, não foi tão difícil ver o céu do que em outros momentos.

    ResponderExcluir
  6. Ao observar o céu na noite de ontem 08/05 pude observar algumas diferenças, mesmo o céu estando nublado. As cores estão mais nítidas, a lua muito brilhante, deu até pra ver o formato das nuvens que normalmente fica embaçado. muito bonito e interessante esse céu da quarentena. Davi Sanchez 5° A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Davi!
      Sinto na sua escrita que você fica olhando para o céu com frequencia... é isso?
      Continue assim!!

      Excluir
  7. Boa tarde! Ontem eu fui com meus pais na BR-277, sentido Ponta Grossa, para observar as estrelas. Eu vi a Lua e ela estava baixa, cheia e brilhante depois foi subindo, subindo e subindo... Eu vi o CRUZEIRO DO SUL e várias estrelas, muitas e muitas e muitas... três eram muito brilhantes, várias tinham o mesmo brilho do CRUZEIRO DO SUL e outras eram bem miudinhas e todas juntas (essas estavam do lado direito do CRUZEIRO DO SUL). O céu estava diferente porque bem na hora não tinha nuvens nem luz. Foi mais fácil ver o céu porque tem menos pessoas e carros nas ruas e tem menos luminosidade e poluição. Abraços Pietro 5ºC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Pietro!!!
      Me diga: seus pais gostam de ver estrelas também??
      Pois eu fiz isso que relata algumas vezes na minha vida (ir com um grupo a outros locais para poder ficar olhando para o céu)...
      Esse local que relata na BR 277 é São Luis do Purunã?? É o melhor lugar para ver estrelas aqui por perto de Curitiba... (onde ficaram??)
      Os detalhes que relata são difíceis de perceber aqui da cidade - Que tal fazermos uma dessas com seus amigos e familiares ein??
      Forte abraço a todos ai!

      Excluir
  8. No céu agora dá para ver mais as estrelas porque tem menos luz, antes tinha mais luz assim aparecendo menos estrelas no céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será mesmo anônimo? (pena que não se identificou...)
      Pense só: todas as pessoas estão casa forçadamente, então será que não teríamos mais luzes acesas?

      Excluir
  9. Sou o Pedro Bordim do 5C.
    Pelo fato de Curitiba ser uma grande e populosa metrópole e ter muitos prédios, as luzes da cidade atrapalham a visualização do céu, mas consegui ver as constelações do Cruzeiro do Sul e das Três Marias, além de outras brilhantes estrelas. Porém, a lua não pude visuaslizar, pois os edifícios atrapalha a visão aqui de casa. A diferença do céu durante a quarentena é um céu bem mais limpo, claro, pois diminuição da poluição dos caros e chaminés de indústrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Pedro!
      De fato, nossa cidade atrapalha um pouco sim a observação do céu, mas como relata, não é impossível, basta querer ne?
      Pelo que relata, tenho a impressão que você costuma ficar olhando para o céu ne?
      Valeu!

      Excluir
  10. Oi, aqui é o Miguel do 5°B.
    Eu pude ver uma boa parte do céu, acho que foi porque eu estava na chacara, mas não vi nenhuma diferença. Eu acho que foi mais fácil visualizar porque lá tem menos poluição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel!
      Que legal que está na chacara! Aproveite para ficar olhando para o céu com frequencia ai, pois ele é bem diferente do céu aqui da cidade... faça o teste: quando voltar pra cidade, olhe para o céu e tente perceber o que você pode observar... depois me diga ta? Valeu

      Excluir
  11. EU SOU O EDUARDO ZEM, DO 5 A. PROF, EU LI O SEU BLOG E GOSTEI DO TEXTO E APRENDI MUITO SOBRE COMO OLHAR O CEU E AS CONDIÇÕES MELHORES PARA ISSO . EU VI ONTEM A LUA E PERCEBI QUE O CÉU ESTA MAIS LIMPO, TRANSPARENTE . HOJE EU NÃO ENCONTREI A LUA E VI MAIS ESTRELAS . UM ABRAÇO E CONTINUE SUAS PESQUISAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Edu!
      espero que continue com esse habito - eu comecei com sua idade também!!
      Espero este ano conseguir fazer uma observação ai na escola, e contarei com a sua ajuda ta?
      Valeu

      Excluir
  12. Manu 5C
    O céu estava bem diferente do de costume, estava mais limpo e bonito, a Lua estava brilhante, observei também satélites no céu, eles o deixavam mais belo, o céu estava mais claro pois como estamos em período de quarentena muitas pessoas não estão saindo de casa sendo assim, menos poluição no meio ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu.
      Pela sua escrita, entendi que você já tem o hábito de olhar para o céu, é verdade?
      E de fato: a poluição atmosférica está bem menor, o que pode contribuir para um céu mais limpo...
      Continue olhando para o céu!

      Excluir
  13. sexta-feira, quando eu observava o céu, a Lua estava muito bonita e o céu estava diferente, mas era noite de Lua cheia e ofuscava um pouco a visão das estrelas.
    Antônio Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Antônio!
      A Lua cheia está dando um show nesses dias...
      aproveite para admirá-la...
      Nas prróximas semanas, com a Lua nova, outros objetos celestes poderão ser melhor observados também!

      Excluir
  14. Oi, aqui é o Miguel do 5 ano C.

    Na sexta-feira à noite apagamos todas as luzes de nossa casa e olhamos para o céu; eu acho que quanto mais eu olhava para o céu, mais estrelas eu conseguia enxergar. Eu consegui reparar que antes de acontecer a pandemia o céu estava mais escuro, e eu acho que isso aconteceu porque tem menos gente saindo de casa e há menos poluição nas cidades e em outro lugares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel, boa dia a sua (apagar as luzes de sua casa).
      FIco muito feliz mesmo em saber que sua familia participou contigo!!!
      E é isso mesmo: quanto mais olhamos para o céu noturno, mas nossos olhos se acostumam com a "escuridão", e começamos a identificar pontinhos mais fraquinhos...
      continuem assim ta?
      abraço a todos ai!

      Excluir
  15. eu vi as estrelas estava uma noite muito fria e eu não vi a lua etinha so umpouco de poluição




    ResponderExcluir
  16. Oi prof é a lara do 5C
    No Domingo eu e a minha familia fomos no quintal (tomamos um chocolate quente rsrs)
    e ficamos das 9:30 às 10:30 só olhando pro céu e conversando.Eu reparei que o céu estava mais limpo com varias estrelas,mais infelismente eu não consequi ver todas elas pois era uma noite de Lua cheia,mais pelo menos a Lua estava incrivel,o céu realmente estava mais limpo e Mais visivel. Bom eu adorei a Aula obrigada professor ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é bonito Iara!!! Fiquei muito feliz em proporcionar esse momento, tanto por sua familia ter participado, quanto pelo chocolate quente lá no quintal a noite rsrsrs...
      (bem vindos ao meu universo ta?)
      Fiquei curioso sobre o que conversaram... depois volta ai e me fala bl?
      abraços a todos :)

      Excluir
  17. Como moro em uma chácara, não vi muita diferença.
    Aqui o céu sempre é muito limpo, com poucas nuvens, muitas estrelas e a lua muito brilhante.
    Mas sempre vejo muita diferença do céu em Piraquara comparado com Curitiba.
    Em Curitiba, vejo muito menos estrelas.

    Helena Seixas- 5 ano B - Colégio Integral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que inveja boa que eu tenho de voce Helena!
      Aproveite para olhar para o céu sempre!
      Navegue pelo meu blog pois tenho muitas dicas de eventos e o que observar.
      (Quem sabe no futuro não fazemos uma atividade noturna ai em sua casa para ver as estrelas??)
      Super beijo

      Excluir
  18. Eu Davi MB achei muito legal consegui ver as estrelas que nem nos filmes (eram muitas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e você conseguiu ver "ao vivo", com seus próprios olhos ne?
      As vezes nos filmes as imagens são editadas para melhorar o que é mostrado na tela...
      Valeu Davi!

      Excluir
  19. Oi, eu Giulia do 5º C, e minha família fomos sábado dia 09/05 a noite num lugar aberto sem lâmpadas e somente algumas árvores, mas deu pra ver bem o céu. Quando fui ver as estrelas percebi que o céu estava mais limpo pois não tinha muita poluição e a fumaça das fábricas diminuiu. Consegui ver as Três Marias e o Cruzeiro do Sul, e fizemos tudo isso com um chocolate quente e marshmalows!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Giulia!!
      Fico muito feliz que sua familia participou desse momento também, e que você até melhorou minha dica do chocolate quente (que alias faz toda a diferença no friozinho ne?) incluindo marshmallows!
      Noto que você já conhece algumas constelações... quando voltarmos, iremos organizar uma observação noturna, e quem sabe você pode nos ajudar ne?

      Excluir
  20. Oi, aqui é o Caio do 5 ano B

    No sabado a noite fui até o ultimo andar da minha casa e fiquei observando o céu e observei muitas estrelas e uma lua cheia enorme que dava para ver um coelho mas eu não observei nada de diferente dos outros dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio!
      legal saber que da sua casa da para observar muitas estrelas, não é todo mundo que consegue ter um local privilegiado desses...
      O coelho que fala: é alguma constelação (a da Lebre) OU você desenhou um colho ligando os pontinhos??
      (em breve iremos falar sobre isso...).
      valeu

      Excluir
  21. Prof eu adoro a sua Aula voce é muito legal bjs 😘 Obrigada 🌞🌞❤️
    É a lara de Curitiba Colégio Integral 5C sabe do comentário do chocolate quente lembro rsrsrsrsrsrsrskkkkkkkkkkkkkkkk 💕

    ResponderExcluir
  22. Ola sou Isadora 5c do Integral. Eu gostei de seu blog e quero aprender mais sobre astronomia.

    ResponderExcluir
  23. Oii eu sou a Larissa do 5A sou a irmã do Fernando eu ameii suas dicas =D

    BJS TCHAUU =3

    ResponderExcluir
  24. Oi! Sou a Marcela do 5A, observei estrelas e a lua.
    Meu pai me ajudou utilizando um app que ajuda a observar constelações.
    Foi muito legal.

    ResponderExcluir
  25. Realmente quando olhei o céu na segunda estava muito mas fácil de ver astros como estrelas e a lua que inclusive estava bem maior do que de costume eu acho que o céu estava mais limpo porque com a Covid 19 tem bem menos carros na rua sendo assim também tem menos poluição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caique.
      sua observação será comprovada quando "voltarmos ao normal"... vai ver como o céu fica um pouco mais sujo...
      então, aproveite para ficar olhando para o céu agora :)

      Excluir
  26. A proposito eu sou o Caique do 5B filho da Cynthia

    ResponderExcluir
  27. Oi aqui é a livia do 5c. Quando eu observei o céu ontem, com ajuda do meu telescópio, eu percebi que as estrelas estavam bem mais visíveis, eu também consegui ver a lua bem melhor do que sempre tanto que deu para ver até as crateras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Livia! Fico feliz em saber que tem um telescópio!
      Continue olhando para o céu, pois quando tivermos nossa observação noturna na escola, contarei com sua ajuda ta?

      Excluir
  28. Oi eu sou a Gabriela do 5b, no meu ponto de vista o céu nos finais de tarde está ficando alaranjado, e um dia eu vi ele um pouca esverdeado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      De fato, no final da tarde, o céu fica com outras tonalidades sim...
      Isso se deve a camada de poluição que se forma sobre a cidade...
      Mas para entender esses "detalhes", tem que esperar até "o 9o ano", quando estudarmos sobre o comportamento da luz (e um efeito chamado de refração e espalhamento).
      Quando chegar lá vai ser legal voltar a este comentário e (finalmente) compreender sua dúvida!!
      Nos vemos no futuro!!

      Excluir
  29. Aqui é a Marina Badur do 5A do ccolégio Integral. Estou em uma chácara e pude observar o ceu ontem a noite. Estava em um mirante com 27 metros de altura. O céu estava limpo, sem a presença da lua por ser lua minguante. Pude observar que um lado o ceu estava mais claro devido as luzes da cidade e outro lado, cim área rural, mais escuro que dava para enxergar melhor as estrelas. Devido a falta da lua as estrelas realmente estavam mais brilhantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUe legal esse mirante ein Mari!!!!!
      ótimas observações você relata! Pena que não podemos estar junto contigo para vivenciar isso...
      quem sabe em breve...
      Valeu!

      Excluir
  30. Oi! Eu sou o Davi do 5º C. Da varanda do meu prédio eu não pude ver muita coisa já que a luz elétrica atrapalha bastante a visão para o céu. Mas eu fui pela noite a um lugar com menos luz elétrica e vi várias estrelas. Não havia nuvem no céu e a lua estava muito amarelada. Gostei muito do seu blog. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Davi!
      Na aula de hoje darei uma dica para os "piás de prédio" ficarem olhando para o céu rsrsrs

      Excluir
  31. Oi, sou a Julia Arissa do 5A do Colégio Integral. Eu vejo várias estrelas e constelações, mas hoje (18 de Maio de 2020) não deu para ver a lua pois estamos perto da “Lua Nova”. Não consegui ver direito o céu porque tinha luzes do vizinho e da igreja. Para falar a verdade não vi muita diferença do dia de hoje dos outros dias. Mas apesar de tudo, o céu estava limpo e consegui ver as Três Marias, o Cruzeiro do Sul e encontrar 2 satélite (Infelizmente não sei os nomes deles).

    ResponderExcluir
  32. Oi, aqui é o Vicente, do 5º C, fazendo o comentário, atrasado, mais fazendo. Realmente, olhar para o céu limpo nessa quarentena é realmente uma experiência muito legal de se fazer, eu fiz isso já faz um tempo quado a lua estava muito bonita e amarelada, olhar para o céu com toda a poluição do ar é bem mais difícil e chato, dá até para concluir que a quarentena não e uma coisa tão ruim assim, eu também gosto de observar o céu com o sol se pondo, é tão bonito, o Covid não é tão malvado quanto parece. Adoro o seu blog. Espero que a quarentena acabe logo. Beijos!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.