Fazemos uma prática no laboratório para medir esse tempo de reação dos alunos. A situação é desenvolvida em duplas, e é bem simples: um colega, sem avisar, solta uma regua entre os dedos de outro e mede-se o tempo para agarra-la. Cada um acaba pegando a regua em posições diferentes pois o tempo de reação é diferente para cada aluno (prova-se isso com essa prática, inclusive). Quanto melhor tempo de reação, menor será a distância que a régua cairá entre os dedos.
Se você ficou curioso, pode reproduzir esse experimento. O pessoal da USP elaborou essa imagem abaixo que descreve muito bem como ele é feito.
No trânsito isso se aplica muito bem: quando vemos a luz mudar no sinaleiro, nosso corpo demora para responder a esse estímulo, seja para freiar ou acelerar. Cada pessoa leva um tempo diferente para agir.
Nos esportes esse tempo de reação torna-se ainda mais importante e ao mesmo tempo passa por despercebido (por naturalmente já lidarmos com isso nessa situação). Num time, seja a modalidade que for, cada jogador tem seu tempo de jogada, de se relacionar e interpretar a situação. Sendo assim, é importante conhecer seus parceiros (e adversários!), seus tempos de reações, para conseguir completar uma jogada como planejado.
Achei inclusive uma bola maluca (ao lado), usada para melhorar o equilibrio, a agilidade, ... , enfim, o tempo de reação dos atletas.
Separei alguns links interessantes sobre esse tema e peço para que os visitantes façam um teste e postem aqui os resultados para discutirmos em sala.
O primeiro é esse:
O jogo abaixo é bem simples quando o circulo mudar de cor clique na tela, quanto mais rápido clicar menor é seu tempo de reação!
Nesse site existe um simulador virtual bem interessante na qual voce regula algumas características físicas, como a velocidade do carro, e mede o tempo de reação quando o sinal fecha. (mesmo que voce nao entenda física ainda pode brincar e compreender alguns fenômenos por ele...)
Aqui vai um site bem completo sobre direção segura. Vale a pena ler, nao importa a idade.
Nesse blog tem um post interessante com o resultado de uma pesquisa feita sobre esse assunto.
E ai: como foram seus resultados??
Pense um pouco e responda: o que poderia afetar sua "rapidez" para responder a esses estímulos?
De que maneira o tempo de reação relaciona-se ao Movimento Variado?
Oi Fábio! Somos seus alunos do 5º ano C gostamos muito de suas aulas, você é um ótimo professor. Obrigado por nos ensinar coisas interessantes.
ResponderExcluirAdmiradores secretos..
Valeu admiradores!
ResponderExcluirFizeram o teste acima?? como foi o resultado?
Oi Fábio,nós vamos aprender isso na 8ª série?
ResponderExcluirMarina 5º ano C
OI Marina.
ResponderExcluirVamos ver isso sim na 8ª serie. Voce fez os testes ai?? como foram seus resultados??
Realmente estamos vendo isso na oitava série muito legal ter aula sobre isso contigo Fabião
ResponderExcluirValeu Luigi... fez os testes ai?? quanto foi seu tempo?? será que coincidiu com a aula prática??
ResponderExcluirVolte sempre... t+