Esse é um post destinado a complementar o conteúdo didático que trabalho com meus alunos dos 9º anos e do Ensino médio. Mas também é válido para os pequenos ou grandes curiosos de plantão deixarem registrado perguntas e curiosidades sobre o assunto...
O estudo desse tema começou em sala de aula, onde estudamos o processo de formação dos raios. Vimos que ele é um fenômeno intenso, onde o fluxo de uma grande quantidade de cargas produz um efeito elétrico, luminoso e sonoro que na maioria das vezes é assustor - e ao mesmo tempo espetacular!
A formação dos raios, suas consequências e as tentativas de compreensão desse fenômeno são o tema dessa publicação. Apesar de ser muito comum, sua compreensão física envolve um processo complexo, e, ao mesmo tempo, fascinante!
Definições
Raios: fenômenos atmosféricos onde grande quantidades de cargas elétricas são transferidas de ou para a atmosfera. O intenso calor gerado pelo fluxo dessas cargas produzem um forte estrondo - o trovão - e um intenso flash de luz - o relâmpago. A imagem ao lado registra um momento de intensa atividade atmosférica, com várias descargas elétricas simultâneas.
Eventos como esses são mais comuns do que pensamos. O raio é um dos eventos naturais mais intensos de nosso planeta. Eletricamente, é o fenômeno que concentra uma intensidade de cargas ainda não compreendida em toda sua complexidade pela humanidade - domar a energia liberada em uma única descarga elétrica poderia iluminar nossa cidade por alguns dias seguidos...
Tanto poder e fascínio fundamenta-se basicamente nos conceitos da eletricidade estática - aquela que se acumula nos corpos ou objetos que trocam cargas elétricas entre si. No caso dos raios, o próprio processo de formação das nuvens provoca um acúmulo intenso de cargas elétricas através da conveccção de minúsculas partículas de gelo, agua e vapor em seu interior.
Complementação didática
Para complementar o estudo desses fenômenos, recomendo assistir a série "O Pais dos Raios", produzida em três episódios pelo Fantástico (esse é o link para a página da série). O conteúdo é muito interessante, e vale a pena assistir:
ATENÇAO: caso os vídeos não rodem direto do blog, assista-os pelos links de suas fontes (site da Globo.com), que disponibilizado abaixo de cada um deles.
Episódio 1: Raios matam 130 pessoas e deixam 200 feridas por ano no Brasil
(fonte: Fantástico, 17/2/13)
Episódio 2: Especialista explica como é possível sobreviver a raios
(fonte: Fantástico, 24/02/2013)
Episódio 3: Raios causam prejuízo de R$ 1 bilhão a economia do país, diz Inpe
(fonte: Fantástico, 24/02/2013)
Os vídeos abaixo são um complemento da matéria veiculado apenas na web pelo fanal F.
(fonte: globo.com)
(fonte: globo.com)
Aguardo comentários (e a tarefa de casa feita ein!!!)
Fontes: "O poder dos relâmpagos", Sociedade Brasileira de Física, INPE, Jornal Estadão, Meteorologia (Wikipedia), GLobo.com
Muito Bom!
ResponderExcluirmuito interessante o texto
ResponderExcluirObrigado aos anonimos que comentaram a cima!
ResponderExcluirvoltem sempre...
"cargas elétricas são transferidas de" ou" para a atmosfera", o que quer dizer isso ?
ResponderExcluirOla meu caro anônimo do 9o ano!
ExcluirEssa frase revela a incerteza que ainda existe com nossa compreensão sobre os raios: sabemos que eles são cargas elétricas em movimento pela atmosfera; porem, podem partir das nuvens para o chão, de nuvem para nuvem, ou do chão para as nuvens...
O que faz as cargas seguirem um ou outro caminho (transferidas da atmosfera ou para ela): não está claro ainda para a ciência (ok: temos pistas, mas não podem ser previstos com exatidão!).
Obrigado por sua pergunta!
abraços
Os raios são transmitidos da onde ? Não entendi o que você escreveu no texto !!
ResponderExcluircreio que minha resposta ao 'anônimo anterior' (acima) responde sua pergunta...
Excluirt+
Fabião é massa(filezinho)
ResponderExcluireu nois meu velho!!!
Excluirforte abraço!!
Agora sei que raios não são jogados por zeus. Muito Bom
ResponderExcluirblz!
Excluirmas não estrague a criativa imaginação de quem acredita que sim...
t+
rssss Com certeza não. Aliás, essa concepção sobrenatural tem mais que ser desmistificada mesmo, pois isso pode gerar ignorância e charlatanismo.
ExcluirOra. O que faz a corrente elétrica de um raio ser dirigida da nuvem p o solo ou vice versa é a polaridade. Se cargas negativas estão próximas do solo e trocarem energia com este, o raio cai. Mas, se ocorrer ao contrário, os elétrons do solo subirão por esse caminho (canal do raio) para neutralizar a carga positiva da nuvem. Lembrando que: Carga positiva (+) Corresponde a perda de elétrons, ficando seus átomos com menos elétrons que prótons, e, carga negativa (-) corresponde a ganho de elétrons, ficando esses átomos com mais elétrons que prótons. E carga neutra é o estado natural do átomo, com a mesma quantidade de prótons e elétrons. P isso, a corrente de elétrons (corrente elétrica) vai sempre de umde tem mais elétrons para onde tem menos. Ou seja; Do negativo para o positivo. Do (-) para o (+)
ResponderExcluirOi professor! Adoro falar sobre fenômenos climáticos, e com os raios não é diferente. Gostei muito das explicações!
ExcluirExistem raios positivos e negativos?
ResponderExcluir9A
Lembro que na aula, você disse que o ar só podia suportar 3 milhões de volts por metro. Como o raio tem uma voltagem maior, o ar não consegue suportá-lo. Todos os raios tem a mesma voltagem, ou são diferentes? Se não o que define isso???
ResponderExcluirOutra coisa: Se na nuvem existir cargas negativas e no chão positivas ou vice-versa não irá mudar nada sim????
fabio, as cargas elétricas são formadas pelas partículas de gelo em si, ou outro fator está envolvido?
ResponderExcluirjá que uma descarga elétrica poderia iluminar nossa cidade por alguns dias, por que não a utilizamos? tem um motivo específico? Ocorreu um teste?
ResponderExcluirMuito bom! Só tenho uma dúvida: Será que, algum dia, o ser humano vai conseguir utilizar a energia emitida pelo raio para outros fins? Como, por exemplo, iluminar as cidades?
ResponderExcluirExiste a possibilidade de mais de um raio cair no mesmo lugar ao mesmo tempo?
ResponderExcluirSim, tudo é possível!
ExcluirPode procurar pela web que você irá achar varios relatos assim!
Professor, aqui é o Thales do 9º ano - B deste ano. Minha tarefa é fazer algum comentário, então formulei esta pergunta: "Seria possível fazer alguma forma de induzir o raio a sair de um certo ponto da terra, como por exemplo induzi-lo a sair da quadra da escola para alguma nuvem?"
ResponderExcluirOi Thales! Essa pergunta é interessante mas dificil de responder, pois seria necessário induzir uma grande quantidade de cargas na quadra da escola, e criar um caminho preferencial para as cargas cairem ali....
ExcluirOi professor Fábio! Eu sou a Jessica do 9 ano b do Integral.
ResponderExcluirEu tenho uma dúvida: porque é perigoso tomar banho no chuveiro elétrico durante uma tempestade?
Sua pergunta é interessante pois sempre ouvimos falar disso, de familiares mais velhos...
ExcluirO fato é que caso um raio caia na rede elétrica (num poste por exemplo) a descarga pode chegar até você através dos fios do chuveiro... e ai você pode sofrer um grande choque, que pode causar males a seu corpo. Por isso, deixe para tomar seu banho sempre depois das tempestades...