Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Atualização da Semana

Oi Pessoal!   Passei duas semanas sem atualizar o blog .... sentiram minha falta?? Foi um período bem agitado... Finalmente, ai vai. Muitas coisas acontecendo:

1) Escola por Dentro No fim de semana passado aconteceu na  escola nossa mostra de artes e ciências. Pais, alunos e professores puderam conhecer melhor o que acontece por dentro da escola...
Fiquei especialmente grato com a mostra de meus pequenos astrônomos: o tema de nossa sala era "Como nascem as estrelas"... esse tema trabalhei por  um mês inteiro com eles e durante as 3 horas de mostras, conseguimos repassar aos visitantes um pouco desse magnífico conhecimento (e eu particularmente me surpreendi com a desenvoltura e conhecimento de todos! ). PARABENS MEUS PEQUENOS!!!
Conseguimos mostrar de forma lúdica e interativa como as estrelas nascem,  por quê possuem cores diferentes, como as diferenciamos .... Os visitantes sentiram como é nascer em uma nebulosa e até tocaram as estrelas!!(elas piscavam ao tocarem - foi bem legal!!)
Talvez o que mais os surpreenderam foi saber que (algumas) estrelas emitem "sons" (aguardem que falarei disso em um post futuro...)
Por fim, nossos pequenos concluíram que de fato todos somos "Poeira das Estrelas", como afirmou Carl Sagan. (esse aliás foi o tema de uma série do físico Marcelo Gleiser no Fantástico em 2007).

Se você tiver fotos de nossa apresentação, deixe uma cópia na escola - me envolvi tanto que nem tive tempo de registrar nossa façanha...

2) Sítio do Carroção
A tão esperada viagem de fim de ano chegou! Estarei semana que vem com meus pequenos em um dos melhores parques temáticos do país: o Sítio do Carroção. Comunico aos pais e alunos que me seguem que registrarei essa aventura no blog didático do Colégio - acessem a página da escola que lá está o link para o blog.
Todos sabem na escola  que eu estava contando os dias para essa super viagem didática desde o ano passado... (mas revelo aqui que já esperava por ela beeemmmm antes...)

3) Outros...
Aguardem!!! Pois estamos sempre cultivando idéias e engajando-se em novos projetos.


Enfim, por hora é isso. Muitas coisas - boas!
Como diria um grande amigo meu: " Nos vemos no futuro!"

Um comentário:

  1. Bom dia prof!!!! Aqui eo bruno e talz
    Andei meio sumido e talz, mas agr pouco eu tava pensando e pensei em escrever isso aqui para ver oq vc acha dessa minha ideia....
    Bom, um dos mais importantes estudos hoje, não so na area fisica mas tbm na area filosofa e para saber de onde tudo vem e de onde tudo começou.Bom, depois de assistir o filme "pressagio", percebi que talvez a realidade não esteja tão longe da ideia passada pelo filme, de acordo com oq eu aprendi no colegio, oo bigbang foi um acumulado de estrelas, então parece obvio q essas estrelas vieram de algo antes, prvavelmente o mesmo sistema em que vivemos hoje. Então o nosso fim pretende ser parecido. Porem, esse acumulado de estrelas veio apartir de um outro sisitema, que provavelmente não existe mais, mas esse td isso n for como um lego, que quando se desmonta pode se fazer novas aparecencias, nos não poderiamos "desmontar" td e depois tentar montar de uma forma que possamos entender melhor oq ah em nossa volta e pq estamos aqui???
    Eu sei que parece meio confuso mas acabei de pensar nisso e queria mandar rapido para n perder td da minha cabeça :s
    DEsculpe por manter-me afastado por um tempo kkkkkkkkkkk abrss
    Bruno do primeiro ano agr, neh? : )

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.