
Eu e meus pequenos astrônomos iremos construir e lançar FOGUETES!
A foto ao lado é de um brinquedo comercial... mas o resultado final será muito parecido com isso.
Hoje fiz alguns testes e o resultado....

Na tarde de hoje efetuei alguns testes na escola... foram 4 lançamentos ao todo, e cada um foi mais alto que o outro! Ao lado vai um esquema simplificado do foguete que lancei.
Já combinei com meus pequenos astrônomos que cada um deverá trazer para a próxima semana garrafas pets (de 500ml, 600ml, 1 L ou 2L) para servir como corpo do foguete. Eles serão decorados com papel cartão ou cartolina para que se pareçam mais com essas naves, diminuir o arrasto (atrito com o ar) e dar a estabilidade necessária a seu vôo. (se der tempo, incluiremos estágios e até paraquedas em nossa montagem...)
Se você gostou da ideia, então olhe a explicação abaixo - ela é bem mais completa e mostra até como adicionar um gatilho para acionar o disparo a distância.... está em inglês, mas dá para entender só de olhar as imagens... (fonte: instructables.com)
Nos meus testes de hoje, claro que a multidão, protegida a uma distância segura, só aumentou: alunos agitados durante o recreio de um lado e a coordenação "monitorando" tudo de outro...
Como não sabia o que ia dar, não registrei a tentativa de hoje... uma pena! mas saibam que com uma garrafa pet de 2 L e a bombinha manual de minha bike, o pré-projeto de foguete subiu a quase 6 andares!! (comparado com o prédio ao lado da escola...). O resultado: eu rolando pelo chão todo molhado com o jato de água ejetado pelo foguete... (isso por si só já mereceria registros... quem viu relata ai vai!).

Portanto, separem o material e fiquem atentos pois na aula de astronomia da semana que vem iremos construir nossos fogutes e lança-los!
Se voce acha que isso é brincadeira de criança veja a foto ao lado de uma possível montagem para o lançamento... essa em especial é do projeto pedagógico desenvolvido pelo Ten. da aeronáutica Marcos Lopes, para a divulgação do programa Espacial Brasileiro na feira CIENTEC (RS) no ano passado (veja a reportagem completa no blog brazilianspace).
Se (por algum motivo qualquer) você ainda não entendeu que lançamento de foguetes didáticos é coisa séria, veja a foto de nosso astronauta, Marcos Pontes, auxiliando a confecção e lançamento de tais artefatos em um evento promovido pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, da cidade de Campos-RJ - leia a reportagem completa sobre esse evento aqui. (será que Marcos teria um tempinho em sua agenda para acompanhar nosso humilde lançamento??):
Aos ecológicos de plantão (como eu) ai vai uma boa informação: o combustível do foguete é água e ar comprimido e por isso o único resíduo que gera são algumas roupas molhadas... como as minhas dessa tarde!
Dependendo do local de lançamento, podemos até fazer testes com outros tipos de combustíveis, mais potentes e igualmente poluentes! (tipo coca-cola e etc).
Na internet existe uma infinidade de vídeos e roteiros de como fazer e lançar foguetes assim. A preparação dessa aula já me exigiu mais de 4 meses de estudos e testes.
Só para deixar o gostinho de quero mais, não percam a atualização da semana que vem!
Isso vai ser d+++ Fabio,eu já adorei sexta-feira no colégio imagina agente podendo fazer.Vai ser incrivel.(Giovanna do 5anoC)
ResponderExcluirOi Giovanna! Iremos fazer isso sim!!!!
ResponderExcluirsó nao sei bem ainda o dia do lançamento... mas nessa segunda montaremos nossos foguetes!
Obrigado por escrever. T+
FABIO ESTOU CURIOSO PARA SABER SE O 5 ANO B VAI BRINCAR DE LANÇAR FOGUETE.
ResponderExcluirOlá anônimo!
ResponderExcluirO lançamento de foguetes não é brincadeira!
(como se alguem acreditasse nisso ne?)
È uma atividade já programa de nosso curso de astronomia. Por isso, pode começar a contagem regressiva que em breve suas fotos com os lançamentos estarão no blog!
Foi muito legal pq os foguetes foram bem altos e não molhou ninguém
ResponderExcluirOi Prof. Fábio foi mt legal a aula de foguetes (5ºA Henrique e Diego)
ResponderExcluire muito top lançar
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa....aulas muito mais interessantes....assim os demais colégios pudessem contar com sua dedicação!
ResponderExcluir