FERIAS! já está ai com saudades de nossas aulas e de nosso grupo de jovens astrônomos? Quer uma dica? Que tal fazer parte de uma missão para explorar o espaço? SIM - é possível sentir-se como o saudoso capitão James T Kirk, da nava estelar Enterprise de Jornada nas estrelas... olha a foto da ponte de comando da Enterprise C:
Assistir Jornada nas Estrelas já é uma ótima dica de férias! (eu posso garantir que já vi todos os episódios pelo menos 4 vezes...rrsrs). Que tal então controlar uma missão inteira, selecionando os astronautas, construindo as naves, criar o roteiro da viagem, a missão...
Se você é um desses que, como eu, gostaria de um dia poder explorar o espaço comandando uma poderosa nave espacial (como o capitão Kirk ou Picard em suas respectivas Enterprises, de Jornada nas Estrelas), então saiba que isso é possível - e está no post certo!
Calma! Apesar de ser físico, ainda não estou maluco.... Sei que essa fascinante idéria ainda não é realidade... pelo menos em termos de nosso mundo real. Contudo, no mundo das idéias e do virtual essa possibilidade está a alguns cliques de seu alcance.
Achei programas excelentes para aproveitar as férias e explorar o espaço sem sair de casa!
http://jleslie48.com/gallery_models_postapollo.html
http://www.nasa.gov/multimedia/3d_resources/scan.html
http://kerbalspaceprogram.com/index.php
http://www.baixaki.com.br/download/moonbase-alpha.htm
http://www.baixaki.com.br/download/a-ok-the-wings-of-mercury.htm
Experimentem e depois façam seu relatório de viagem das aventuras que tiveram durante suas jornadas pelas estrelas!
Boas Férias e um ótimo novo ano a todos, repleto de muitas alegrias, conquistas e realizações.
E lembrem-se sempre: continuem OLHANDO PARA O CÉU!
Espaço para os Astros!
Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá! Sou a Daniela, mãe do seu xará, o Fábio, e amiga da Thaisa. Bom, o Fábio é bem curioso e quer te fazer duas perguntas: Os meteoros sempre caem, ou isso é muito raro? E como é que eles podem cair se eles ficam "flutuando" no espaço? Obrigada pela atenção.
ResponderExcluirOlá Daniela. Fique muito feliz com seu comentário! Ainda mais ao saber que o Fábio curioso ai aproveitou seu primeiro contato para já fazer 2 perguntas! (primeiros contatos devem sempre causar boas impressões - e ele já madou bem!!)
ResponderExcluirReforço minha colocação pois de boba a pergunta dele não tem nada! Sua pergunta é exatamente daquele tipo que eu adoro: aparentemente simples e óbvia, mas com resposta complexa! Merece até um post dedicao mais tarde..
Preparados? (que suspense ne??)
Meteoros sempre caem! são de certa forma comuns.... Podem ter tamanhos bem variados: vao de pequenas pedrinhas, que caem a toda hora - vamos colocar assim - a grandes rochas maiores que cidades! Mas calma:para nossa sorte, quando maior, mais raro de acontecer...
Veja essa reportagem:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/chuva-de-meteoros-vai-colorir-o-ceu-nesta-noite
Mas atenção: só chamamos de METEOROS os objetos rasgam o céu e queimam em nossa atmosfera... quando um deles caem no chão ai chamamos de meteorito. Enquanto ele ficar vagando por ai e dependendo de seu tamanho, tambem os chamamos de asteróides.
É mais comum chamarmos a queda de um meteoro de Estrelas Cadentes...
Entendeu essa parte? Agora vem a parte complexa da resposta: não que é que eles fiquem "flutuando" por ai... apesar de nao ter ninguém fazendo força diretamente nela (com contato físico), ela é puxada por todos os astros que passa por perto - essa força é a mesma que nos faz cair! Sim ,a força da Gravidade que atua ao redor da Terra, puxando tudo para o centro do planeta, é a mesma que por algum motivo puxa um asteróide para proximos de nós.
Eles viajam pelo espaço com velocidades variadas... ao passar perto de um planeta, uma estrela, uma lua, sofrem um puxão gravitaional que podem mudar sua velocidade (em módulo e direção). As vezes o puxao é tão grande que ele pode ficar tão perto que atinge o chão.
Nessa semana, inclusive, um meteoro bem pequeno foi descoberto quando já estava quase arranhando nossa atmosfera.. sorte que ela pequeno!
Leia mais sobre ele aqui
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5584970-EI301,00-Asteroide+de+km+passara+proximo+a+Terra+na+tercafeira.html
Entendeu porque sua pergunta merece um post dedicado a ela??
Será que consegui responder (em parte) sua curiosidade??
Continue atento que em breve falarei mais sobre isso!
Grande abraço a voces!
Puxa vida, que legal! O Fábio adorou as suas explicações, e me disse pra te agradecer e dizer que vai pensar em outras perguntas...logo entraremos em contato novamente!
ExcluirAh! Ele ficou todo orgulhoso por saber que as perguntas dele foram boas! hehehehe
Abraço
Olá! Estamos aqui novamente...hoje o Fábio me pediu pra perguntar do que são feitos os meteoros e os planetas. Ele disse que quer saber essa resposta porque depois vai poder pensar em outras perguntas! rsrs... obrigada, Daniela
ResponderExcluirOI Fábio.
ResponderExcluiròtima pergunta essa! Mas se você puder esperar, vou respondê-la em outro momento, quando falar sobre isso com meus pequenos.
Por hora, recomendo você consultar os links com o tema "METEOROS" ai na linha do tempo e ver o que eu já falei sobre eles e sua origem no passado.
Agora, quem está curioso sou eu: por quê a formação dos cometas e planetas vão te ajudar a fazer as proximas perguntas??
Seja sempre bem vindo!
Abraços,
Olá! Bom ele disse que quer saber porque é muito curioso (alguém duvida disso?? rsrsrs)! A resposta dele foi mais ou menos assim: "é igual na matemática, que a gente usa contas de 'mais', de 'menos' depois usa os resultados e encontra uma solução" ...acho que ele está muito metafórico hoje! rs...Obrigada, vamos ver os links recomendados sim. Daniela e Fábio =)
Excluirola Fabio,achamos aula muito interessante,porque agora sabemos que a camada de ozônio,atmosfera e o efeito estufa são muito importantes para o planeta terra.
ResponderExcluirJulia GOES e Micaela.Do 5°B