Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A vida na estação espacial Internacional


Alguém mais gostaria de poder ver a Terra inteira da janela de seu quarto?  Acha que é impossível?? Pois essa era a visão que a astronauta norte amaricana Tracy Caldwell Dyson avistava durante sua passagem de 20 dias na estação espacial internacional, em 2007.

Nessa semana uma imagem bem parecida está sendo veiculada com a divulgação do filme Gravity, com a Sandra Bullock.

Publico esse post para divulgar como seria viver no espaço com os relatos e registros feitos pelos astronautas que passaram um tempo de verdade na estação espacial.  Aproveito para sugerir que assitam ao filme "Gravidade", pois as cenas são muito reais, como verão na leitura desse post.
O lançamento do filme Gravity, com a Sandra Bullock, está gerando uma grande comoção entre os aficionados pelo espaço. Não tanto pela história do filme em si, mas pelas cenas que, apesar de terem sido filmadas na Terra, se assemelham muito aos ambientes de microgravidade do espaço.

Na foto ao lado está o bem humorado astronauta Chris Hadfield, que passou 1 ano na estação espacial e foi o astronauta mais popular que já passou por lá: durante sua estadia, divulgava sua rotina  direto na internet, com filmes, fotos e textos, e passava horas conversando com pessoas do mundo todo através das redes sociais mostrando como é viver no espaço.  Algumas de suas fotos estão publicadas nesse link do portal da BBC. Durante esse tempo, ele compos  até uma música sobre a aventura de se viver no espaço. Assista:




A Estação Espacial Internacional
Em órbita de nosso planeta, a uma média de 500km de altitude, encontra-se a maior estrutura construída pelo homem fora da Terra; a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês). Ela é maior que um campo de futebol e possui vários módulos, construidos por vários paises do mundo, sendo a Russia e os EUA os que mais módulos fizeram. Os módulos foram montados em várias missões dos aposentados ônibus Espaciais. Abaixo está um esquema de como ela é - clique na imagem para ampliar:



Viver em um ambiente desses é de longe um passeio... apesar de seu tamanho, acomada apenas 3 moradores que ficam por lá por no máximo 8 ano. Um de seus visitantes foi o nosso astronauta - Marcos Pontos - que esteje por lá durante 2 semanas em 2005. 

Para matar a nossa curiosidade de como são as coisas lá por cima, vários astronautas fazem vídeos de suas tarefas diárias e os publicam na web.

O astronauta Jeff Williams e o cosmonauta pavel Vinogradov filmaram sua rotina durante a 13a missão na estação espacial, e publicaram o vídeo em 2011. Veja como é a vida na estação internacional:



As "coisas comuns" de nosso dia-a-dia são muito diferentes num ambiente com "gravidade zero". Por isso, os astronautas fazem uma série de experiências séries (que parecem mais brincadeiras), criadas por curiosos cientistas de todas as áreas, só para ver o que acontece... e para passar o tempo também, pois lá no espaço não tem nada para se fazer me

Os videos abaixo foram feitos durante várias expedições a estação, e foram exibidas numa série da TV da NASA chamada "Saturday Morning Science" (ciência do sábado de manhã). Vários deses vídeos foram registrados pelo supervisor de ciência da NASA, Don Petit, durante sua estadia na estação. Asssista-os e depois me diga o que achou..


Comportamento da água na "gravidade zero":



fervendo água com ferro de solta em microgravidade:



astronauta demonstra como tomar café no espaço:



Leve seus palitinhos para o espaço caso alguem te condide para tomar um chá... assista:


Como é chorar no espaço?

Que tal escovar os dentes?
 

Abrir uma lata de mel em microgravidade - tarefa fácil?

Eletricidade estática caminha pela água:

Efeito giroscópico em microgravidade:

A tensão superficial da água em microgravidade:

Dormir? Se amarre bem para não cair!

Quer tentar torcer um pano molhado?

a visco elasticidade na microgravidade:

Acho que já deu para ter um gostinho de como são as coisas por lá... quero saber o que voce achou dessa vida! teria coragem - ou curiosidade - em viver num lugar desses??   ou já ficaria contene com apenas uma visitinha de  fim de semana??
(se voce acha que esotu "viajando" ao propor esse passeio, espere para ver: quem sabe no futuro próximo você não será o próximo turista espacial?)


 Fontes para esse post: Portal Space, Portal Space, Portal Terra, Revista Veja

4 comentários:

  1. legal profe adorei
    maximo vc e muito bom no que vc faz

    ResponderExcluir
  2. João Gabriel 5 ano Bquinta-feira, 13 março, 2014

    seria muito legal e vc gostaria de der um quarto que cada vez que olhasse para a janela vice o planeta terra.

    ResponderExcluir
  3. Prof Fabio, achei todos esses videos muito interessantes e as coisas sao impressionantes muito boas.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.