Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Transmissão de invasão alienígena completa 75 anos

Isso mesmo! Foi em outubro de 1938 que os ouvintes norte americanos da rádio CBS se assustaram com a transmissão dessa notícia. O pânico se espalhou entre os moradores, que chegaram até a abandonar suas casas e cidades!

Mas calma: isso tudo não passou de uma brincadeira de Halloween mal entendida... Era apenas a narração do livro "A guerra dos mundos", um clássico da ficção científica de H.G.Wells, narrado pelo ator Orson Welles com o auxílio da companhia teatral Mercury Theatre on the Air.

Mesmo sendo de brincadeira, esse evento marcou a história da ciência e da astronomia devido ao impacto e influência que causou nas pessoas. Continue a leitura desse post para conhecer melhor esse momento histórico.

A transmissão
Assim começou a transmissão naquele dia 30 de outubro de 1938 narrado pelo ator Orson Welles nos estúdios da rádio CBS em Nova Iorque (na foto ao lado): “Sabemos agora que, nos primeiros anos do século 20, este mundo estava sendo observado de perto por inteligências maiores do que as do homem e mesmo assim tão mortais quanto ele. Sabemos agora que, enquanto seres humanos ocupavam-se com suas diversas atividades, eram analisados e estudados, talvez de forma quase tão estreita como um homem com um microscópio pode examinar as criaturas transitórias que pululam e se multiplicam em uma gota de água. Com a complacência infinita as pessoas iam para lá e para cá sobre a Terra com seus assuntos mundanos, serenas com a certeza de seu domínio sobre esse pequeno fragmento giratório que flutua pelo espaço, que por acaso ou por determinação o homem herdou do mistério escuro do Tempo e do Espaço. No entanto, através de um imenso abismo etéreo, mentes que são para nós como as nossas mentes são para os animais na selva, cheias de intelecto, frias e insensíveis, miraram esta Terra com olhos invejosos e lenta e seguramente arquitetaram seus planos contra nós”.

Essa narrativa que se assemelha muito com a de vários filmes de ficção atuais (curioso não?) foi escrita no final no século XIX, em 1898 pelo escritor britânico Herbert George Wells  (21/9/1866 - 13/8/1946). No fim de semana de Haloween de 1938 o ator Orson Welles encenou a narrativa em seu programa semanal de rádio novela. Para quem quiser ouvir o áudio original do evento, disponibilizo abaixo a transmissão completa, que fez parte de um programa de uma hora na rádio (em inglês, mas é relativamente fácil de entender....) - ressalto que é uma transmissão histórica e faz parta da história da divulgação de ciência pelo mundo:

(fonte: Arquivo da internet )

No mês passado essa transmissão celebrou 75 anos e para comemorar a ocasião, um concurso premiou as melhores histórias criadas sobre a tal invasão alienígena. Confira nesse site novos contos (em inglês) relacionadas ao evento fictício criado por H.G. Wells.

Sobre a obra
"A guerra dos Mundos" foi escrita numa época em que escrever contos de ficção científica "estava na moda" (devido aos grandes avanços científicos alcançados no século XVIII e XIX). Grandes gênios mundiais desse gênero viveram nessa época. Além de H. G. Wells (o autor desta), destaco Julio Verne (que dispensa apresentações) e Aldous Leonard Huxley (autor de "Admirável mundo novo", dentre outros). Vale citar ainda a escritora que viveu um pouco antes, Mary Shelly (autora de "Frankstein") e a próxima safra de escritores de ficção (já no início do século XX), que incluem Arthur C. Clarke ("2001: Uma odisséia no espaço"), Isaac Asimoc (o pai da robótica) e Robert Heinlein ("o dia depois de amanha").

Esses nomes fazem parte do conhecimento mínimo obrigatório de todos aqueles que gostam de ciências - se você nunca leu um título deles (ou viu algum filme, vai...) não pode dizer quer faz parte do mundo da ciência...
"A guerra dos mundos" é uma obra escrita em 1893, mas é muito atual (isso para provar como a cultura científica do final do século XIX era muito mais aflorada do que atualmente...). Foi adaptada para vários musicais, peças, rádio (como a transmissão de 75 anos atrás) e três versões para o cinema: a primeira é de 1958 (que eu recomendo assistir!!! ). A segunda é de 1978 (que eu tenho copia....). A outra é bem mais atual, de 2005, com Tom Cruise no papel principal e Spielberg na direção. Ao lado a capa dessa edição, que é fácil de achar nas locadoras e já passou um monte de vezes na TV....

A obra narra a história de uma família que tenta sobreviver num mundo que acabou de ser invadido por uma frota alienígena que consome os recursos naturais do planeta (e inclui-se nessa lista, os humanos). Nenhuma arma ou tecnologia consegue deter os invasores, que aparentemente sem mais nem menos, caem mortos depois de dias de dominação - sabem que conseguiu deter os alienígenas?  (assista ao filme ou melhor, leia o livro! rsrsrs). Ao lado uma cena da filmagem de 1978.

O Rádio
Ha 75 anos atrás, a televisão estava em seus primórdios, e era um utensílio muito caro. Por isso o rádio é quem dominava a atenção dos lares norte americanos e era a fonte de informações e passatempo das famílias. O horário nobre próximo das 20hs (como hoje) era tomado por jornais e as famosas rádio novelas. E foi justamente na noite de domingo, dia 30 de outubro de 1938, que a transmissão da invasão alienígena foi ao ar - todos estavam ouvindo!  A história pareceu tão real que as pessoas não prestavam atenção nos avisos durante os intervalos avisando que tal programação era fictícia...

A foto ao lado registra o momento de apreensão das pessoas: estavam com máscaras protetoras em mãos... Você já se imaginou nessa situação?? Seria o equivalente ao estar assistindo seu programa semanal de domingo a noite e ser surpreendido com relatos de extraterrestres invadindo casas, matando as pessoas, destruindo tudo - e bem no seu bairro!

Veja só como as pessoas da região de Nova Iorque, suposto local da aterrissagem da nave extraterrestre, reagiram:

Relatos e eventos
Foi uma grande histeria por todo o país (EUA). Muitos acharam que os relatos que ouviam eram verdadeiros... várias pessoas passaram mal e entraram em pânico. Pessoas corriam pelas ruas, tentando fugir das ameaças "invisíveis" (pois ninguém via pelas ruas o que a rádio estava informando...). As linhas telefônicas ficaram congestionadas com ligações para a a polícia, familiares e entes queridos.

 Às 21h, uma mulher entrou apavorada na 47ª delegacia de polícia de Nova York. Carregava duas crianças pequenas, roupas e mantimentos. “Estou pronta para deixar a cidade”, anunciou para os policiais, segundo relato do New York Times do dia posterior.

Ao lado, capa dos jornais da época, com as manchetes dos dias seguintes ao evento. Com o término da transmissão, o fato ficou esclarecido mas mesmo sabendo que era uma história de ficção, as pessoas não gostaram nadinha do que ocorreu... foi uma pegadinha de mal gosto para aquele fim de semana das bruxas...

Existem vários depoimentos de pessoas que viveram na época (claro, eram crianças ...). Destaco o depoimento dos moradores da pequena cidade de Toledo, na região dos grandes Lagos - clique aqui para ler, e o depoimento de um morador da região de Grovers Mills, onde a suposta nave pousou (clique aqui para ler na íntegra) : "Estávamos todos tensos enquanto ouvíamos as notícias sobre marcianos que acabaram de pousar em nossa cidade e já haviam matado mais de 40 pessoas", diz sr Johnson, que na época tinha apenas 6 anos. "Nos achamos que era de verdade!".

Consequências
Depois de toda a euforia criada, as rádios foram bombardearas de críticas, e passaram a não transmitir mais novelas com temas de ficção científica por um bom tempo... A credibilidade das rádios foi abalada, uma vez que as pessoas não podiam confrontar as imagens daquilo que era veiculado.  Depois desse evento, a televisão começou a se disseminar mais e mais pelo mercado, pois as pessoas queriam ver com seus proprios olhos para crerem nas notícias que ouviam.  A partir da década de 1940 os televisores começaram a dominar a preferencia das famílias, e no início final dos anos 1950 já havia um televisor em quase todos os lares norte americanos.

Foi depois desse evento que a imagem de extraterrestres foi associada a marcianos, pois a obra relatava que os tais invasores vinham do planeta vermelho. Na década de 1950 surgiram vários contos retratando a invasão da Terra pelos habitantes do planeta Vermelho, como "invaders from Mars" e "Mars Attack" (na foto ao lado) - ambos viraram filmes que recomendo assistir também.

Como sugestão didática, recomendo assistirem ao filme de animação "Planeta 51", que relata como habitantes de outro planeta (no caso, o "51") reagem quando recebem a visita de um astronauta vindo da terra. Na minha opinião, esse filme é um ótimo complemento ao "Guerra dos Mundos" pois mostra o outro lado da história (a dos "ETs" que recebem a visita de um terraquio). Ao lado a capa do filme de 2010. Note como os ETs são verdes, tudo devido a influência da transmissão radiofônica de 1938...


Eu particularmente adoro ficção científica, seja ela da época que for. Recomendo a todos as obras escritas nessa época, da primeira metade do século XX , pois foi escrita numa época em que a ciência estava mais presente da cultura popular, e a  humanidade dava seus primeiros  passos rumo às estrelas... Claro que muitas cosias nos fazem rir (como a foto do ET marciano acima) mas era a forma da época de registrar essas cenas... Toda vez que assisto a esses filmes antigos fico pensando numa coisa: Se Marte é o planeta vermelho, por que todo marciano é verde???  (me ajudem!!!)



Fontes dessa publicação:
TIME, EarthStation ,USATodayNPR, NationalGeographicsTerra, Museum Of Hoaxs, CapitalCentury, ToledoBlade (fotos:  Erbzine, DailyNews)
http://www.mercurytheatre.info/  (tem vários outros audios de peças radiofônicas)

11 comentários:

  1. eu não sabia que quando vc era criança brincava de ligar as estrelas para formar desenhos

    ResponderExcluir
  2. adoramos sua aulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. a historia que vimos é muito legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll e você é mais legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll ainda te adorooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. vc é o melhor prof de atelie que eu ja vi e não tem outroprof igual há vc te adoro melhor prof do mundo e quero saber muito mais;também falarei com vc no computador da minha casa







    ResponderExcluir
  5. Victor e Guilherme e Paula 5 ano Bsexta-feira, 21 fevereiro, 2014

    Aliens existem em algum lugar doa gálaxia

    ResponderExcluir
  6. Duda Fernandes - 5 ANO Asexta-feira, 21 fevereiro, 2014

    Fábio,
    se nós somos feitos de pó de estrela como é que temos órgãos, pelos e cabelo?

    ResponderExcluir
  7. João Gabriel 5 ano Bquinta-feira, 13 março, 2014

    Os aliens existem? Se existirem eles podem vir para o planeta terra?

    ResponderExcluir
  8. oi prof. Fabio será mesmo que existe vida alienígena, em outro planeta ou universo.YASMIN E JOÃO FELIPE 5º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Yasmin e João.
      Obrigado pela pergunta de voces.
      EU espero que realmente exista mais alguem perdido pelo universo... mas espero que o contato deles sejam bem mais amigável do que a transmitida por essa obra de ficção...
      abraços

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.