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terça-feira, 10 de junho de 2014

Formação do Sistema Solar (Laboratório - aula 3)

Como os nossos planetas se formaram? Por que eles são diferentes? A formação do sistema solar, dos planetas e suas luas, quanto tempo eles levaram para se formar, dentre outras, foram algumas das perguntas que recebi de meus pequenos e curiosos astrônomos.

Para respondê-las tivemos 2 aulas "teóricas" + 1 aula de laboratório, que deixarei registrada nessa publicação. Eles não sabem ainda, mas essas foram as aulas preparatórias para a nossa breve viagem pelos planetas...

Aguardo pelos comentários das minhas turmas, e dos demais curiosos de plantão!





A formação do sistema solar - laboratório
Esse foi o tema de 3 aulas que preparei para responder a algumas perguntas que recebi de meus pequenos astrônomos. Inicialmente assistimos ao vídeo "A formação do Sistema Solar", da série O Universo, cujo vídeo disponibilizo abaixo. As animações do vídeo são muito didáticas, e apresentam analogias muito boas para ilustrar a dinâmica (forças e movimentos) envolvidos nesse processo. Depois, fomos ao laboratório e, numa aula especial, vivenciamos de forma lúdica como o sistema solar se formou.

No laboratório vivenciamos dois momentos que ilustraram como o processo ocorre: vimos como uma massa de gás confinada se comporta quando sobre a ação de forças externas, e o que acontece quando ela entra em rotação.

Ao lado uma foto da turminha com o gás (fumaça) que aprisionamos dentro de uma garrafa. Se deixar a garrafa "quieta" (sem a ação de nenhuma força), o gás possui um movimento lento e aleatório.  Porem, ao cutucarem a lateral externa da garrafa, o gás começa a se mexer, e pode até entrar em um movimento ordenado, como alguns grupos observaram. Cada grupo registrou o que observou, e comparando com o vídeo que vimos, esse experimento se comportou de forma bem parecida com o que foi apresentado.

Depois  preparamos uma massa com farinha e água e a colocamos para girar dentro de um balde - veja a foto ao lado.  Os grupos notaram que ao colocar a massa no pote, ela não possuia um formato definido; ficava com o formato de como foi colocada la.  Porem ao ser rotacionada no balde, ela se achatou e se espalhou, ficando com um formato parecido com o de massa de pizza.

Mostrei a eles também que o formato final da massinha de cada grupo era diferente. Indaguei-os o por que disso. Alguns entenderam que o formato dependia da quantidade de massa que colocaram  e da "qualidade" da mistura que fizeram - cientificamente falando, o formato final depende de fato da distribuição de massa do sistema.... Otimo, pois foi fácil deles entenderem que o nosso sistema solar não é um círculo bonitinho, como alguns livros mostram. O sol não está no centro, e tem um movimento tipo "bambolê" devido ao puxão que sente dos planetas, em especial, Júptier, o mais massivo de todos. Enfim, por isso nosso sistema solar é meio ovalado, e não circular como mostram os livros.

As duas experiências ilustram o que foi mostrado pelo vídeo: o gás que originou o sistema solar inicialmente tinha um movimento calmo e uma forma aleatória, e que devido a explosão de uma estrela nas proximidades, as ondas de choques o colocaram em movimento ordenado, colocando-o em rotação. Como consequência, a toda a massa se achatou e se espalhou numa espécie de disco, que é o plano de órbita do sistema solar.

Não foi difícil de compreenderem ainda que como tudo estava girando, os planetas também nasceriam com um movimento assim: primeiro ao redor do centro (no caso, o Sol), e depois ao redor de si mesmo.



Vídeos

Deixo aqui dois vídeos bem didáticos sobre a formação do sistema solar.
O primeiro é da série O universo, do History Channel. É o episódio "A formação do Sistema Solar".


O Segundo é da série "Como funciona o Universo", do Natgeo. É o epsódio "Sistemas Solares". (Em ingles, com legenda):


Também compartilho o vídeo do Discovery na Escola, Sistema Solar:



P.S.: caso algum outro professor tenha acesso a esse material, aceito sugestões e aguardo pelos resultados!

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