Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Sol como você nunca viu!

Em comemoração ao 5º aniversário do Sistema de Observação da Dinâmica Solar (SDO - Solar Dynamics Observatory) a NASA divulgou ontem um vídeo feito com as melhores imagens captadas durante esse período.

São explosões, tempestades, terremotos... é o Sol de um jeito como você nunca viu antes!

Vale a pena reservar um tempinho para assistir e aprender mais sobre nossa estrela!


Olhando para o Sol
O Sol, nossa estrela mais próxima, é fonte de toda a energia de nosso planeta! Ele afeta não só nossas vidas aqui na Terra, mas o planeta como um todo. Durante 5 anos um sistema de instrumentos acompanhou nosso astro rei, e revelou detalhes incríveis, de um jeito que você provavelmente nunca viu antes. As imagens falam por si - dá para entender de onde vem tanta energia. Assista ao vídeo divulgado pela NASA (dê preferência ao formato HD 1080, se possível, vale a pena!):





Comentários didáticos sobre o filme:

1) Um Sol de muitas cores?
Sim, e depende de como olhamos para ele. Aliás, é assim com tudo na natureza: ao escolher uma forma ou uma ferramenta para olhar para ela, é possível observar detalhes ou texturas diferentes.

Foi assim que a NASA conseguiu captar e revelar tantos detalhes de nossa estrela: ela olha para ele com lentes diferentes, que filtram as luzes emitidas pelo Sol de acordo com a temperatura de sua superfície.

Falando de maneira "simples", é como olhar para um objeto com óculos de cores diferentes: ao olhar para o Sol com o filtro do amarelo (luz de 5800 ângstrons de comprimento), por exemplo, é possível identificar regiões de temperaturas próximas ao 5700 ºC. Ao olhar na cor verde (luz de 94 ângstrons de comprimento, o que equivale a região do ultravioleta extremo), é possível detectar regiões de explosões solares, nas quais os materiais queimam a mais de 6 milhões de ºC!

Confuso (com o que são ângstrons)? (meus pequenos do 5º ano: veremos isso lá no 9º ano....) Para entender melhor essa questão, recomendo assistir ao vídeo abaixo, que ilustra a relação de cores (filtros ou lentes utilizadas), temperaturas e o que é observado. Lembre-se que olhar diretamente para o Sol pode deixa-lo cego! Tais imagens foram obtidas com telescópios específicos para isso! Não utilize seu telescópio para observar diretamente o Sol, ok? Mesmo por que, você não verá nada disso...

(fonte: NASA SDO)

Olhar para o Sol em diferentes cores (comprimentos de ondas) permite prever o comportamento de sua "superfície" (corona), e entender assim como ele funciona.



2) Sobre o SDO

SDO é um satélite que está a 22km de altitude a sigla em inglês para Observatório da Dinâmica Solar. Seu principal objetivo é auxiliar os cientistas a entender de onde vem a energia do Sol, como seu interior funciona e como essa energia é armazenada e liberada pela atmosfera solar.


Para isso, olha atentamente para nosso astro com câmeras capazes de filtrar e separa a luz de acordo com os filtros que falei acima.  A imagem ao lado destaca seu conjunto de lentes (AIA), os painéis solares que fornecem a energia para o satélite, seus sensores sísmicos e magnéticos (HMI) e os sensores ultravioleta (EVE).


Além dele do SDO há uma rede de observatórios espalhadas pelo planeta e em órbita dele que auxiliam na observação solar. E um projeto em conjunto da NASA e da ESA (Agência espacial Europeia). 

Destaco aqui os satélites que acompanham a órbita de nosso planeta ao redor do Sol: são os STEREO A e B e o SOHO. Os primeiros olham para  Sol "de lado", e estão na mesma órbita da Terra, mas o STEREO A está 3 meses adiante e o STEREO B 3 meses atrás do movimento de nosso planeta. Já o SOHO olha diretamente para o Sol, e acompanha nosso planeta numa órbita mais próxima de nossa estrela - a imagem ao lado ilustra o comparativo dessas trajetórias.

Com esses equipamentos é possível observar o Sol por completo, e assim prever erupções e eventuais danos ao nosso planeta, além de compreender o funcionamento (dinâmica) de sua região mais externa.


3) A "bolinha preta que passa na frente do Sol"...
...é na verdade o planeta Vênus, em trânsito (ou seja, passando entre o Sol e nós), em 2012. Foi um evento histórico - talvez o do século como alguns o classificaram! O SDO registrou todos os detalhes com suas poderosas lentes. Escrevi sobre ele na ocasião - clique aqui para (re)ler.


4) Outras perguntas e curiosidades, deixe seu comentário!


Fontes:
O globo, Revista Exame, NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.