Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Vida longa e próspera Spock - descance em paz Leonard Nimoy

"A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ter acontecido, mas não preservados, exceto na memória". Esse foi o último tuíte de Leonard Nimoy, ator que interpretou e deu vida ao inesquecível sr Spock, da série de TV Jornada nas Estrelas.

Nimoy faleceu na manhã desta sexta (27) devido a uma doença crônica que obstruía seus pulmões, e o afligia a alguns anos.

Registro nessa publicação a homenagem de um fã, inspirado pelas inúmeras jornadas de Spock pelas estrelas...

Spock
O Ator norte-americano Leonard Nimoy foi imortalizado no cinema por interpretar o sr Spock, oficial de ciências e primeiro oficial da nave estelar Enterprise, da série de TV Jornada nas Estrelas (StarTrek), da qual sou fã incondicional. Spock é um meio alienígena do planeta Vulcano, cujo pai é Vulcano e a mãe é terrestre. De orelhas pontudas e sangue verde, como todo vulcano, é muito racional e lógico, e possui grande capacidade intelectual e força. 

Spock é um dos personagens que eu mais gosto em Jornada nas Estrelas. Ele antecipou a noção de que ser inteligente, nerd mesmo, podia ser interessante - para dizer o mínimo. As características deste personagem transformaram o entediante sr Spock original numa espécie de ídolo nerd, cuja construção e inspiração de Nimoy ajudaram a cativar fãs ao longo dos vários episódios da série. O ator foi o responsável por exemplo em criar a saudação vulcana com os dedos separados, e a frase "vida longa e próspera" baseado numa saudação judaica que veio a se tornar marca registrada do personagem. Pelo personagem, Leonard recebeu três indicações ao Emmyy, principal prêmio da televisão americana, em 1967, 1968 e 1969.

Nimoy deixou um legado incrível. Muitos cientistas e astronautas que hoje participam de missões espaciais descobriram sua vocação ao assistir às aventuras de “Jornada nas Estrelas” - meu interesse por astrofísica em particular foi alimentado de certa forma por ele... O portal SPACE registrou nesse link relatos de algumas pessoas da área de ciência que foram motivadas pelo trabalho dele. (recomendo assistir a esse video de agradecimento da NASA e da ESA também).

Hoje trekkies (assim chamados os fãs da série - e eu me incluo a eles) do mundo tudo estão de luto com a morte do ator, aos 83 anos, vítima de sua saúde frágil devido a uma doença crônica nos pulmões. Fumante por mais de 30 anos, Leonard Nimoy se arrependia por não ter parado de fumar antes. Estava ciente que seu quadro era delicado, e nos últimos anos se agrava cada vez mais, exigindo idas constantes aos hospitais.


Leonard Nimoy (26/03/1931-27/02/2015)
Artor, diretor, fotógrafo, dublador, escritor e poeta, Nimoy foi um artista muito versátil. Lembrado por ser muito divertido e alegre por seus colegas, ao contrário do personagem ríspido que interpretava, o ator sempre se preocupou em não ficar vinculado ao papel de Spock, e participou de vários outros seriados durante os anos 60 a 80. Escreveu dois livros sobre isso (fotos das capas ao lado), mas acabou aceitando seu grande sucesso no papel do vulcano, principalmente depois dos 8 filmes que imortalizaram a série Jornada nas Estrelas. (clique aqui para ver a relação dos filmes e das séries para TV - irei elaborar um post especial sobre isso em breve...)

Uma das cenas mais marcantes interpretada por ele talvez esteja no segundo filme , "Jornada nas Estrelas II - a ira de Khan", de 1982, onde o personagem de Nimoy morre ao salvar a nave de um acidente - assista a esse trecho abaixo. O curioso dessa história é que seu personagem era para morrer no inicio do filme, mas a notícia se espalhou, e fãs exigiram a mudança do roteiro. A morte de Spock foi transferida para o final do filme, e na continuação, ele "revive" no terceiro filme "Jornada nas Estrelas III - à procura de Spock", no qual Nimoy também atua como diretor do filme.




Leonard Nimoy faleceu nesta manhã em sua casa, na cidade de Los Angeles, depois de ter sentido forte dores no peito no início dessa semana. Sua esposa Susan Bay Nimoy confirmou a informação aos jornais locais. Leonard tinha 2 filhos, 6 netos e 1 bisneto.

Sua última aparição nas telas foi no filme "Jornada nas Estrelas - além da escuridão", de 2012, onde interpreta o velho sr Spock, que encontra com ele mesmo mais jovem.


Os Amigos
Leonard sempre se mostrava atento aos outros e tratava todos com respeito e delicadeza, sem a arrogância peculiar das estrelas de cinema. Spock era vulcano, mas Nimoy sempre representou o melhor que há no ser humano.

Seus grandes parceiros na tela e fora dela foram William  Shatner, o eterno capitão Kirk , e DeForest Kelly, o dr MaCcoy. Na série, Spock (Nymoy) representava o lado lógico desse trio. Na vida real, eram como irmãos, como definiu Shatner. Em seu twitter publicou "que todos sentirão falta de seu humor, de seu talento e de sua capacidade para amar".

George Takei, que interpretou o sr Zulu, navegador da nave, escreveu no twitter: "hoje o mundo perdeu um grande homem e eu perdi um grande amigo. Nós o devolvemos agora para as estrelas Leonard. Você nos ensinou a ter uma vida longa e próspera. Algo que você com certeza teve amigo. Eu sentirei sua falta em muitas, muitas formas".

Abaixo segue entrevista com o Spock "original" (Nimoy) e o Spock "atual" (Zachary Quinto) - apesar de estar em inglês dá para notar o clima bem amigável e divertido criado entre eles:





No Brasil
Leonard esteve no Brasil em 2011, para participar de um evento trekkie. A  Folha de São Paulo publicou na época uma entrevista exclusiva com ele - clique aqui para ler..

Também foi entrevistado no programa do Jo Soares, cujo vídeo divulgo abaixo para que todos possam conhecer um pouco sobre o ator e dos bastidores da série.






A luz de Nimoy é como a das estrelas mais distantes, que ele tanto ajudou a explorar na ficção: os astros que a originaram podem há muito ter desaparecido, mas sua luz continua a vagar pelo cosmos, inspirando as pessoas a aprender mais sobre o Universo. 

Resta a mim agradecer a Leonard por dar vida a um dos personagens que me inspiram a conhecer cada vez mais esse universo - espero ter conseguido compartilhar um pouco dessa inspiração com vocês.




Vida longa e próspera Spock - descanse em paz Leonard Nimoy








Fontes

8 comentários:

  1. Sua matéria, é simples, muito didática, organizada , abundante e accessível. Acredito que os amantes do universo em geral. E do Eterno Spock, Leonard Nimoy, serão agraciados com suas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo 5ºAno A
    OI Fábio eu gostei muito da sua publicação eu gosto muito do personagem Spock
    não sou muito fã de StarTrek mas gosto muito de Leonard Nimoy, o meu irmão do 2ºAno do ensino médio (Leonardo Martins) é viciado em StarTrek mas so isso que tenho pra dizer Fábio. Vida longa e próspera para você!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Fábio adorei a aula de quarta amei o vídeo que você passou achei muito interessante. Tivemos que fazer uma pesquisa sobre astrônomos famosos como seu amigo Marcelo Gleiser ! Espero que no final do ano podemos ver as estrelas,que só aconteceu uma vez de dar certo ,que foi com a minha irmã (Maria Luiza Hilman da Luz). espero que eu aprenda muito com você!

    Abraços
    Francisco
    5 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Francisco
      Farei de tudo para conseguirmos observar as estrelas com a sua turma!
      Continue sempre Olhando para o Ceu e participando do blog com comentarios!
      Abraços, P

      Excluir
  4. Meu nome é Larissa faço o 4 ano e adoro esse site já aprendi muita coisa do 5 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Obrigado por registrar seu interesse nesse espaço! Sinta-se sempre bem vinda!!
      Espero por suas colaboraçoes no blog nesse ano e nas aulas no ano que vem ta?
      abraços,

      Excluir
  5. adorei a aula de hoje aposto que meu pai tambem gostaria

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.