Que é dever de todos separar e destinar adequadamente seu lixo é fato! (ao menos, deveria ser ....). Campanhas de separação são divulgadas em todas cidades: lixo SECO (recicláveis) em SACOS AZUIS e lixo ÚMIDO (orgânico) em sacos PRETO.
Mas e onde jogar aquela pilha que acabou, lampadas queimadas, equipamentos eletrônicos? Esse não é nem reciclável, nem orgânico, é o chamado LIXO ELETRÔNICO.
Destino esta publicação a divulgar a importância sobre a destinação correta do lixo, em especial, o eletrônico.
São três reportagem que foram ao ar no Jornal da Band, em celebração ao dia internacional da reciclagem (17 de maio). Assista e conscientize-se.
Video 1: Lixo eletrônico pode contaminar solo e lençol freático
A ONU estima que só este ano serão descartadas 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico em todo o planeta. No Dia Internacional da Reciclagem, o Jornal da Band começa a exibir uma série de reportagens especiais sobre o tema.
(Jornal da Band, 17/05/2017)
Vídeo 2: Lixo eletrônico vira oportunidade de negócio
Carregado de metais pesados e outras substâncias nocivas ao meio ambiente, o lixo eletrônico se tornou um desafio mundial. Mas, se descartado corretamente, há como transformar o problema em oportunidade de negócio e inclusão social.(Jornal da Band, 17/05/2017)
Vídeo 3: Desfábricas transformam lixo eletrônico em matérias-primas
Milhões de toneladas de materiais eletrônicos são descartadas em lixões e aterros todo ano no Brasil. Uma montanha de detritos que esconde grandes quantidades de metais preciosos e até ouro.
Jornal da Band, 20/05/2017)
Na escola
Não sabe ainda o que fazer com lixo eletrônico?
Questiono meus alunos e os incentivo a trazer seu lixo eletrônico para a escola. Separo o que pode ser reaproveitado, principalmente em minhas aulas de robótica, e o que não serve mais envio a coleta seletiva que passa pelos terminais da cidade uma vez por mês ou no posto de coleta da UTFPR.
FONTE:
Jornal da BAND; TV UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.