Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Primeira foto de um eclipse solar (atualizado)

Completou-se 166 anos do primeiro registro bem sucedido da coroa solar. A foto ao lado é o resultado obtido.

O feito ocorreu na Rússia, em 1851 por Johann Berkowski, que registrou o eclipse total do Sol em uma placa de cobre quimicamente preparada.

O processo utilizou uma técnica chamada daguerreótipo, uma espécie de câmara escura. 


A ocorrência de eclipses solares é registrado desde os tempos antigos. Porém, sua observação e registro sempre foi algo complexo.

O primeiro registro bem sucedido de um eclipse solar total ocorrei em 28 de julho de 1851 por Johann Julius Friedrich Berkowski, na cidade atual cidade de Kaliningrad, na Russia. Ao lado, registro da passagem do sol pelo planeta.

Berkowski foi "patrocinado" pelo Observatório Real de seu país para criar uma imagem fixa do eclipse solar total usando o processo de daguerreótipo, no qual a imagem foi diretamente exposta em uma placa de cobre polida e limpa com fumaça de iodo, fixada no fundo de uma câmera escura. 

A luz "queimou" pontos da placa, registrando uma imagem latente, que para se tornar visível foi tratada quimicamente com vapor de mercúrio em um quarto escuro. Após secar e selar a placa em uma moldura, uma imagem em preto e branco se revelou (ao lado) - ela possuia até uma textura microscópica. 

Antes de Berkowski criar seu famoso primeiro daguerreótipo de um eclipse solar total, os fotógrafos lutaram para capturar qualquer imagem decente de eclipses. As fotos eram freqüentemente superexpostas ou subexpostas, e elas não conseguiam mostrar a quantidade certa de contraste entre a corona brilhante do sol e o disco escuro da lua.  

De acordo com um artigo publicado na revista Acta Historica Astronomiae, o daguerreótipo de Berkowski foi a primeira imagem corretamente exposta da coroa solar. 

Berkowski usou um pequeno telescópio de refração e capturou uma exposição de 84 segundos que ele iniciou assim que a lua se moveu completamente em frente ao Sol. Sua foto mostrou o contraste entre a coroa e a lua, e também revelou algumas proeminências solares que se estendiam do disco solar. Veja os detalhes da foto:




O vídeo a seguir ilustra o procedimento daguerreotipista.



Fonte:
SpaceTime PetaPixel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.