Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Olimíadas do Conhecimento e a formação de jovens

Compartilho nessa publicação uma ótima fonte de inspiração para colegas professores promoverem a participação de seus alunos nas Olimpíadas do Conhecimento, nas suas diversas áreas.

Sugiro também as coordenações ouvirem o relato desses jovens medalhistas, para refletirem sobre as oportunidades que oferecem a seus alunos...

Em suma: a boa prática da educação é simples, e basta um bom exemplo para começar - o blog Olhando para o Céu é um (breve) relato do meu exemplo!

 
"Quando se ensina com paixão, você tem alunos apaixonados"
(Marcelo Gleiser, 24min)

Compartilho uma entrevista da série Papo Astral, do canal do meu ídolo Marcelo Gleiser, sobre os potenciais representantes do futuro científico de nosso país. 
 
Nesse vídeo, Gleiser entrevistou jovens estudantes que participaram de olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais 

Estes jovens estudantes de várias localidades do país representaram o Brasil na GeCAA ( Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics). A participação do Bruno, Giulia, João, Lucas, Luiz, Tiago e Ualype ocorreu depois de conquistarem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 2019. Na tabela ao lado, veja a premiação que receberam no evento internacional.

Este ano o evento foi totalmente no formato digital ("e-competition") ao longo de 3 dias competições (sem falar dos preparativos, que o pessoal relatou muitos detalhes legais sobre essa vivência!). Mas geralmente os jovens viajam para países da Europa para participar do evento.

No vídeo a seguir, além dos relatos da história de cada entrevistado, que aliás, é semelhante aos relatos que recebo de meus alunos, destaco em particular alguns trechos do vídeo:

18 min: Marcelo relatava brevemente sobre o seu interesse a cerca dos desafios da ciência, e as olimpíadas que participava quando jovem...

27 min: como Gleiser iniciou sua jornada na ciência.

34,5 min: relato da Giulia sobre como participou de olimpíadas do Conhecimento aqui no Brasil e no exterior (queria eu ter tido essa oportunidade...), a preparação que vivenciou, e os formatos de questões nesse teste.

41,5 min: relato do Ualype sobre como trabalhar em grupos no evento internacional e a dinâmica das interações.

50 min: Sobre a formação de grupos de estudos que Gleiser fazia no ensino médio.

51 min: relato da Giulia sobre a colaboração (e não competição) presente nas Olimpíadas do Conhecimento.


Assista e reflita sobre os relatos (depois registre nos comentários o que achou sobre isso):




Convido a meus alunos e ex-alunos a registrarem nessa publicação sua história com as olimpíadas de Astronomia e Física que promovi ao longo desses anos... 

valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.