Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

 GLEE/NASA no CEP

Divulgo uma grande notícia da qual estou muito orgulhoso em contribuir...

Estudantes do  Colégio Estadual do Paraná (Equipe CEELL) estão aprendendo a programar dispositivos (na foto ao lado) que coletarão dados no solo lunar!

A iniciativa é uma das etapas do projeto Artemis, projeto da NASA de exploração lunar.

Adivinha quem está ajudando nesse processo??

 

A foto a seguir é um registro de mais um encontro dos estudantes que fazem parte do CEELL-CEP (Ciências Espaciais Equipe Longe Lateqve - Colégio Estadual do Paraná). 

No início desse mês, estavam no Observatório do Colégio Estadual do Paraná, em Campo Magro, para o encerramento das atividades do ano, e aproveitaram para divulgar na TV um trabalhos recentes - clique aqui para assistir a reportagem veiculada na RPC que foi feita nesse dia.

 

Essa turma engajada no estudo do Universo está participando de uma grande missão da NASA: a Great Lunar Expedition for Everyone, GLEE. Essa missão é um dos projetos de ciência na qual pessoas do mundo todo podem cooperar com os cientistas da NASA. No Brasil, apenas 3 instituições estão envolvidas. O Colégio Estadual do Paraná é a única instituição de ensino médio. As demais são a UNB (Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Aeroespaciais ) e a USP/São Carlos.

 ***ATUALIZADO EM 13/04/23: APENAS OS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL ESTÃO PARTICIPANDO DESSE PROJETO!!


Objetivo da missão

"Cada equipe de alunos projetará uma missão científica local para seu LunaSat, baseada em seus interesses e na experiência de sua equipe e da comunidade de apoio. 

Cada equipe utilizará o conjunto de sensores a bordo do LunaSat para conduzir ciência que ajudará a completar sua missão científica. "

 

"LunaSat" ?

O LunaSat é a plataforma desenvolvida pela NASA que será enviado para a Lua em 2023. Ele bem pequeno, a foto ao lado registra seu tamanho, mas carrega um conjunto de diferentes sensores capazes de coletar dados magnéticos, infravermelho, temperatura, acelerações e composição química. 

A ideia é que sejam enviados para a Lua 220 desses dispositivos e formem uma grande rede local de LunaSats distribuídos pela superfície lunar. A imagem a seguir ilustra as etapas de envio dos LunaSats, distribuição e  coleta de dados.

 


Cada equipe envolvida recebeu dois LunaSat para aprender a programá-los. Eles são baseados na plaforma Arduino, e por isso estou envolvido no projeto: me ofereci para contribuir com os estudos dessa equipe e orienta-los na programação dos dispositivos. 

Olha eu segurando um deles ai durante os testes de transmissão de dados de temperatura usando a rede sem fio dos dispositivos... Essa é uma das tarefas de aprendizagem do módulo 9. Na imagem eu seguro um deles, que recebe o sinal, enquanto outro estudante segura o LunaSat que envia os dados de temperatura.

Depois de testar tudo, a programação será enviada para a NASA, que irá embarcar o código na versão "espacial" do LunaSat. As plaquinhas que manipulamos aqui não suportam as condições extremas do espaço, e por isso versões adequadas desses dispositivos serão posteriormente enviados para a Lua.  

Na mídia

Divulgo algumas reportagens que foram veiculadas na TV:

TV Educativa:


SBT (a partir dos 31 minutos...):


 

BAND:



TV Evangelizar


 

Além desses veículos de notícias, essa turma também esteve em algumas rádios da cidade.

Cito também a reportagem da Agência Estadual de Notícias.


Parabenizo a todos os estudantes envolvidos, pelo interesse e iniciativa, ao professor Amauri José da Luz Pereira, coodenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, por promover esse espaço para os estudantes e pelo convite que me fez, e ao professor João Carlos de Oliveira pela parceria e orientações !!


Espero poder continuar a contribuir com esse projeto ao longo dos proximos anos também!



Fonte: GLEE(Nasa, Tweeter), Hakster

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.