Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 1 de junho de 2024

EPAST 2024: EU FUI!!

Nesse fim de semana de frio e feriado acontece o Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST).

 Eu fui! Para prestigiar os colegas, rever professores e amigos, e fazer novas amizades. Também apresentei uma palestra -olha eu no cronograma do evento: 

Compartilho alguns registros  desses momentos.


Na 19º edição do EPAST eu apresentei um trabalho que desenvolvi e apliquei com a parceria do Matheus Castanheira, doutorando em dinâmica solar na UEPG.

A ideia inicial foi dele, que apresentou ao prof. Felipe Braga Ribas durante o mestrado em astrofísica que fizemos juntos. A proposta original era criar um banco de dados de curvas de luz de ocultação a partir de modelos 3D. Segundo ele, isso poderia agilizar a analise dos resultados das ocultações futuras.

Ao acompanhar sua explicação ao prof. Felipe, identifiquei um grande potencial pedagógico nessa abordagem e começamos a conversar sobre como adaptar o processo de coleta de dados e análise de curvas de luz de ocultação para a sala de aula da educação básica.

Depois de alguns meses, elaboramos um protótipo que apliquei em 2021 com minhas turmas do itinerário formativo de astronomia, do novo ensino médio no Colégio Integral. 

O resultado foi tão interessante que apresentamos os primeiros resultados na reunião da SAB em 2021.

Deste então essa adaptação pedagógica compõem as atividades que desenvolvo em minhas aulas de astronomia.

Compartilho algumas fotos de minha apresentação, que contou com a colaboração do prof. João Carlos Oliveira, meu professor do ensino médio e atual colega de trabalho no planetário do Colégio Estadual do Paraná.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.