Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 27 de janeiro de 2013

Betelgeuse dá sinais de que pode explodir em breve!

Essa é a notícia que eu venho acompanhando ha 2 ou 3 anos - e astrônomos pelo mundo afora esperam ha muito mais tempo!  Semana passada O telescópio europeu Hershel registrou a foto ao lado que mostra sinais de que isso irá ocorrer em breve! (ou quem sabe, já aconteceu...).
 
Betelgeuse é uma estrela gigante vermelha, muito maior que o nosso sol, que está em seu estágio final de vida. Ela é a 6ª estrela mais brilhante do céu noturno e é facilmente identificada como a estrela alaranjada da constelação de Orion.

Apesar de estar bem longe de nós,  sua explosão poderia afetar a vida em nosso planeta! Continue a leitura deste post  para entender melhor esse fenômeno - e como identifica-lo no céu!


Situada a (apenas) 600 anos-luz de nós, a super gigante vermelha Betelgeuse é uma estrela em sua fase final de vida, apesar de ser relativamente jovem: ela tem apenas 5 mlhões de anos (nosso Sol já esta com quase 5 BIlhões!!). Nos útlimos milhares de anos, ela vem diminuindo de tamanho, e atualmente essa estrela é 1000 vezes mais massiva que o nosso Sol e 100.000 vezes mais brilhante!  

Observada atentamente por astrônomos que ha muito tempo apontam supertelescópios para ela, Betelgeuse vem ejetando cada vez mais gases de suas camadas externas. A foto que publiquei nesse post (acima) é seu retrato mais recente, captada pelo telescópio europeu Herschel. Ela  mostra uma grande camada de gás e poeira que provavelmente a estrela ejetou de sua superfície a um bom tempo (é essa "nuvem" em forma de arco, que vem do centro da foto para a esquerda dela).  Estima-se que ela se desloque a 30km/s.  

Apesar da foto registrar fortes sinais de ejeção, existem astrônomos que não estão bem certos do que esses arcos sejam, principalmente pelo que o lado esquerdo da foto mostra: ao lado dos arcos existe uma outra
 estrutura, formando uma espécie de barreira de gás de origem indeterminada. Como é muito dificil medir distâncias em fotos assim, não se sabe se essas estruturas estão no mesmo plano da estrela, atrás ou na frente dela. Acredita-se que a estrela esteja passando (e colidindo) com esses gases. Se isso for verdade, daqui a 5000 anos a estrela alcançará a "barreira" ao lado, e em 20.000 anos poderia entrar em colapso devido ao contato com essa "barreira".
 
O que quer que esteja acontecendo com a estrela, a única certeza que os astrônomos tem é quanto ao seu destino: ela fatalmente irá se "romper" na maior explosão de todo o universo - uma supernova! Pois este é o destino das estrelas supergigante, que possuem entre 10 a 20 vezes o tamanho de nosso Sol, como é o caso de Betelgeuse: morrem muito jovens - ela possui apenas 4 milhões de anos, enquanto nosso Sol possui 5 bilhões - e numa explosão de brilho tão intenso que ficaria mais brilhante que a Lua a noite, sendo visível até durante o dia  - é por isso que alguns dizem que quando ela explodir, teremos "2 sóis no céu" por alguns meses! E depois desse período, em questão de poucos dias, seu brilho ficaria tão fraco que sumira do céu noturno - hoje ela pode ser vista aolho nu - só podendo ser visto um bom telescópio.

Por isso, aproveite (enquanto dá) para observar Betelgeuse pelo céu noturno: ela é uma estrela típica do verão! Ela é a estrela vermelhja da constelação de Orion. Quem sabe voce pode ser um dos primeiros a registrar essa explosão - e que ninguem sabe quando pode ocorrer!  Como sua luz leva 600 anos para chegar até nós, talvez ela já tenha até explodido... Por isso, fique sempre Olhando para o céu e atendo a esse raro fenônemo astronômco.
Fontes para esse post:
NASA, Physics.org, Before It news, Link 2link 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.