Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Entrevistas com Marcelo Gleiser

Para começarmos bem animados o ano (letivo), publico três entrevistas que o físico Marcelo Gleiser concedeu no ano de 2012. Abaixo uma foto dele no Dartmouth College, nos Estados Unidos, onde leciona desde 1998. Através desse link (em inglês) você pode conhecer mais sobre o trabalho dele nessa instituição



Ouvir a linguagem da ciência é sempre inspirador!

Ouvir um físico falando com a linguagem da ciência é ....
(assista e me fale o que achou depois).


Ai vão três entrevistas que Marcelo concedeu durante o ano passado. São vídeos de pouco mais de 50 minutos, mas que passam voando - pelo menos, para os que se deliciam ao saborear a linguagem científica (como eu!).

Peço para se atentarem com a preocupação que ele demonstra em responder as perguntas científicas,  escolhendo cada palavra que usa e seu significado, e na coerência de seu raciocínio e argumentação.
(tá bom,  assumo: sou fã de carteirinha dele!!).


O primeiro vídeo é da entrevista de Gleiser com Marilia Gabriela em 9/12/12, no seu tradicional programa de bate-papo no canal GNT.  Para "preservar esse momento bonito" (como ele fala no final do video), destaco alguns pontos importantes para pensarmos (e revermos):  nesse vídeo ele narra (aos 20 min) sobre a importância da imperfeição do universo, como nasceu a ciencia,  da relação entre ciencia e religiao (25min que é o assunto sobre o qual mais o perguntam a ele...), sobre o recem descoberto Boson de Higgs (aos 28 min - excelente explicação didática !!), sobre a linguagem matemática e sua relação com a ciência (aos 33min), e sobre o papel da educação na formação humana  e a relação política e econômica da vida de um cientista (a partir dos 35min).


Destaco especialmente aos meus pequenos, o trecho proximo dos 11min, no qual ele responde a pergunta "Você continua olhando para o ceu?"

E a melhor frase do vídeo, para motivar futuros cientistas de todas as idades:
"Como é legal ser cientista e dedicar a vida para ficar pensando sobre essas coisas"!

"Conhecer é uma forma de liberdade!"

(Acesse o link do vídeo, caso não reproduza abaixo:  clique aqui)





O próximo vídeo é uma entrevista que Marcelo concedeu a Marcelo D´avila, no canal TVBrasil, em 21/8/12. Nessa entrevista ele relata os detalhes de seu último livro "Criação Imperfeita", que descreve o esforço da ciência para compreender a origem das leis da natureza - novamente é uma aula de postura e linguagem científica - e humildade!

O vídeo começa apresentando um historico bem completo de seu trabalho, e de sua vontade de ser cientista. Durante a entrevista ele discute sobre a relação da linguagem matemática para compreender os fenômenos naturais e a relação dela com a "idéia de Deus" (excelente linguagem e didática para apresentar seu modo de ver o mundo...).

Destaco ainda a importância que ele revela do estudo da astrobiologia - a vida fora da Terra, sendo este o foco de seus estudos nos últimos anos. Vale a pena dar uma atenção especial a essa parte da entrevista, a partir dos 28 minutos.





O próximo é vídeo é uma entrevista concedida A TV portuguesa. Em duas partes:
(parte1)


(parte2)





E ai: também acha que ele deveria ocupar o horário semanal do BBB??


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.