Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cuide de seu LIXO - e do planeta!

Em outro post, sobre o dia 22/04 = dia do Planeta, comentei sobre minhas preocupações e ações sobre a nossa casa. E quando falo "nossa casa" isso deve ir muito alem dos muros que cercam nosso lar, atingindo nossa escola, as ruas por onde andamos, parques, os lugares que visitamos, a cidade... enfim, o planeta como um todo!

Essa postura e cuidado com o meio ambiente eu vivenciei muito durante os anos que participei do movimento escoteiro - minhas alunas escoteiras podem confirmar que o escoteiro sempre deixa o lugar que visita mais limpo do que o encontrou!

"Mas como EU posso ajudar o planeta?"
Parece uma coisa grandiosa de mais para eu me meter, não é? Bem, eu mesmo já pensei assim... Contudo, com o passar do tempo, percebi que o nosso mundo (espaço esse no qual EU compartilho com os OUTROS) começa com o MEU MUNDO!

SIM!! o planeta é seu! Sendo assim, pequenas boas ações podem de fato se multiplicar, começando pelo seu mundo, expandindo-se pelo mundo dos outros... e atingir o planeta todo!


Exemplos, como Eintein bem falou (e que eu já comentei em outro post) são a unica forma de educar! O cuidado com o planeta é uma questão de cultura, de educação, e de ações, de hábitos - e todos os nossos hábitos começam no MEU mundo primeiro!

Por isso insisto com meus exemplos!
* Leve sua garrafa de água para a sala
* evite o desperdício de copos
* diminua seu lixo
* separe o seu lixo
* seja um consumidor consciente
* "vá de bike" (como eu!!!)
* .......

DICA: para quem não sabe ainda, veja o que as cores das lixeiras significam:


Enfim, filosofias a parte, publico abaixo os vídeos da série "Riquezas do Lixo", exibido pelo Jornal da Band. EXCELENTE fonte de inspirações e exemplos de como pequenas ações podem afetar o seu mundo, o mundo dos outros, e atingir o planeta inteiro!

"Riquezas do Lixo": Brasil terá nova legislação para lixo (parte 5/5)



"Riquezas do Lixo": Lixo que não é Reciclado vira energia! (parte4de5)



"Riquezas do Lixo": O que fazer com o lixo produzido todos os dias? (parte 1de5)



"Riquezas do Lixo": Aumento do poder de consumo provoca produção maior de lixo



Apesar das dificuldades com o lixo, nossa cidade é um modelo mundial para os cuidados com o planeta! Veja essa reportagem do canal Bandnews:



E são pequenas iniciativas, como as descritas no video abaixo, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos!




P.S.: a fonte de minhas preocupações e exemplos vem de casa...Minha mãe é geógrafa e mestre em Destinação em Resíduos Sólidos - e separa o lixo em casa há muito tempo...

Tem uma propaganda que fala assim: "compartilhando experiências, multiplicamos conhecimentos!". Que as minhas pequenas experiências relatadas aqui possam de fato se multiplicar e transformar o mundo de cada um de nós - para melhor!

2 comentários:

  1. Oi professor Fabio eu e minha mãe estamos acompanhando tudo pelo blog, eu estou amando a aula de astronomia e a de ciências tchau até sexta-feira
    Thayna e mamãe 5°C

    ResponderExcluir
  2. Que Ótimo Thayna! Fico muito feliz que você envolveu sua mãe em nossas aulas!
    Fale a ela para também particiar de nosso aprendizado, compartilhando conosco sua experiencia (e duvidas!!).
    Beijão pra voces!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.