Os ônibus espaciais, chamados de Spaceshuttle em inglês, se aposentam nesse ano. O Discovery foi o primeiro a se aposentar, em março - veja esse post. Nessa semana o Endeavour está em sua ultima missao.
Veja na foto abaixo um esquema das partes dessas naves (em inglês)
Essa é uma imagem do painel de controle de dentro da nave.
Depois de 30 anos em operação, a era dos spaceshuttle chega ao fim. Por varios motivos: seu custo de operação são muito caros, exigem varias horas (meses) de vistoria para a proxima missão, por sua tecnologia ser ultrapassada (seu celular, por exemplo, tem mais capacidade de processamento do que esses veículos, por exemplo!).
Os méritos conquistados durante essa era são indiscutíveis: alem de nos apresentar uma nova visão do espaço e de nosso planeta (vejam essas fotos incríveis do NATGEO e do Terra), serviram de meio para o transporte e manutenção de varios equipamentos que estão em órbita - como o telescópio espacial Hubble, por exemplo - e como um meio de testes de várias novas tecnologias, como a dos transgênicos e o desenvolvimendo de novos tipos de remédios. Veja alguns dos motivos para celebrar essa era, publicada no portal IG.
Veja uma foto do Discovery acolpado à ISS.
O que a NASA fará com esses espetaculares veículos? Leia essa reportagem do IG sobre o assunto.
Saiba que por hora todos os lançamentos para efetuar manutenção nos equipamentos em órbita serão feitos da basse russa, chamada cosmódromo, em Baikonur, no Casaquistão. (foi de lá que o nosso astronauta, ha 5 anos, decolou rumo à estação espacial internacional - ISS - com o foguete Soyuz, ilustrado na foto abaixo).
Em breve novas naves serão desennvolvidas e entrarão em atividade. Veja uma foto da nave X33 que provavelmente substituirá esses ve´culos.
Sinto-me muito feliz em viver nessa época de conquistas e revoluções - e nos beneficiarmos dela!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.