Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trânsito de Vênus é o evento astronômico do século!

Nesta terça, 5 de junho, um evento astronômico raro em nosso sistema solar ocorreu. Milhares de pessoas pelo mundo ficaram olhando para o céu para ver o planeta Vênus "passar pela frente do Sol" - esse evento é tecnicamente chamado de "trânsito do planeta Vênus".

Para meus pequenos astrônomos entenderem o que é isso, o trânsito planetário é um "jogo estelar" complexo, "jogado" sempre com 3 jogadores: uma estrela, um planeta ou outro astro e um observador

No jogo desta terça, o astro em questão é o planeta Vênus, que "passou" pela frente do Sol e pôde ser visto aqui da Terra!   Ao lado está uma animação desse fenômeno. O pequeno pontinho preto é o planeta Vênus passando pelo Sol.

Infelizmente, não foi possivel observar esse evento aqui de Curitiba pois esse "jogo" começou logo após o pôr do Sol aqui de nossa cidade (19h09, pelo horário de Brasília). Mesmo que nosso céu estivesse limpo, sem núvens, não seria possivel observar esse evento. Vênus levou pouco mais de 7h para cruzar o Sol - o movimento completou acabou proximo das 01h50.

Ai vai uma foto do trânsito de 2004.


Para entender a importância desse "jogo" , continue lendo esse post - que aliás, está bem bem completo! - e surpreenda-se com a importância histórica e atual desse evento!

Passei o dia esperando por isso... assistir "ao vivo" a transmissão da NASA! O portal Terra avisou sobre os preparativos desse evento. Foi muito legal ver isso, e fazer parte de um grupo de pessoas que ha séculos tentar compreender os segredos de nosso universo simplesmente olhando para o céu...

E o legal foi que eles promoveram um encontro com vários astrônomos pelo planeta que responderam perguntas enviadas por pessoas do mundo todo que acompanhavam a transmissão. O Hawai era o centro das observações, no observatorio Keck, localizado no alto do monte Mauna Kea. Da ilha o trânsito pôde ser acompanhado por completo!  Abaixo fiz uma montagem com cenas da transmissão para mostrar esse belíssimo local de trabalho de astrônomos de todo o mundo:

A foto abaixo mostra um excelente momento da cobertura quando duas alunas (Camila e Karla) ajudaram a astrônoma da nasa a explicar as características desse evento. Excelente momento didático da cobertura!  (já pensou eu e você estarmos lá também??). Nesse momento estavam explicando que Vênus é a estrela da manhã ou a primeira a aparecer no inicio da noite (nós a chamamos de estrela D´alva). Mas hoje em especial essa estrela não estaria visível pois estaria passando pelo Sol. A apresentadora aproveitou para parabenizar seu filho que faz aniversário hoje e pelo fato da cobertura do evento ela não poderia estar com ele.



Os fatos históricos e astronômicos sobre o evento
O Trânsito de Vênus é conhecido desde o século V, mas foi no século XVI que Galileu Galilei tornou-se um dos primeiros astrônomos a registrar esse evento com seu telescópio. Compreender que esse pequeno pontinho que se movia pelo Sol era um planeta foi um grande avanço na forma de se olhar o universo. Além do trânsito, Galileu registrou em outros momentos as fases do planeta Vênus - assim como a Lua, Vênus possui fases! (e eu já vi isso com meu binóculos!!) Ao lado está uma cópia dos registros feitos por Galileu sobre o trânsito (acima) e as fases do planeta Vênus (abaixo).

Johannes Kepler, astrônomo do século XVI,  foi um dos primeiros a conseguir prever quando os trânsitos iriam ocorrer. Ele utilizou para isso os dados coletados pelas observações de Ticho Brahe. Esses dois dinamaqueses foram muito importante para a astronomia pois Ticho com os dados de suas observações durante quase 40 anos e Klepler com a analise posterior desses dados conseguiram prever o movimento dos planetas ao redor do Sol e dar forma a um universo que era até então moldado e regido por Deus. Suas conclusões compoem as Leis de Kepler, que explicam como os planetas, cometas, etc,  podem orbitar suas estrelas. Infelizmente Kepler nao viveu para comprovar que suas conclusões estavam corretas. Abaixo está uma foto de um momento em Praga, República Tcheca, em homenagem a esses dois astrônomos.

Se você caro leitor é daqueles espertos, como os meus pequenos astrônomos, que estão sempre atentos aos detalhes do espaço, deve estar se perguntando: "Mas Vênus é o segundo planeta do sistema solar. Sua órbita é interna a nossa... pelo nosso ponto de vista aqui da Terra, ele não passa sempre pela frente Sol? Não deveríamos ver o trânsito de Vênus mais vezes?"   (acredite - eles fazem perguntas assim!!!)

De fato, isso seria verdade SE a órbita da Terra e de Vênus estivem no mesmo plano... mas não estão - a órbita de Vênus está inclinda em 3° com relação a nossa (o plano de nossa órbita ao redor do Sol é chamada de eclíptica). A cada 20 meses a órbita de Vênus cruza a eclíptica. Mas um alinhamento perfeito entre o Sol, Vênus e a Terra é muito raro, e só acontece em pares a cada 100 anos!  Por isso data de hoje é histórica! E você faz parte dela!  

(Fonte: http://old.transitofvenus.org/educ.htm)
Ao lado está uma montagem didática para ilustar essa situação: a parte interna do pratinho é o plano da órbita de vênus ao redor do Sol (que está bem no centro do pratinho). A parte externa é a órbita da Terra. Elas possuem uma inclinação de 3° graus (na foto está exagerado para ilustrar bem esse fato).

Seguindo esse mesmo raciocínio, aproveito esse evento para explicar mais 2 coisas: 1) o trânsito de Vênus tecnicamente é muito parecido com um eclipse. A diferença é que Vênus não consegue ocultar (eclipsar) nosso Sol como a Lua faz quando ocorre um eclipse Solar. Alem disso, a órbita da Lua também possui uma inclinação (de 15°) com a eclíptica e é por esse motivo que não temos um eclipse todo mês.
Historicamente, o trânsito de Vênus ocorreu pela última vez em 2004, e só vai acontecer de novo em 2117! Sabe o que isso significa? que a astronomia conectará você e seus bisnetos pois somente eles irão (provavelmente) viver numa época em que esse evento irá se repetir.  

Em toda a história da astronomia, essa foi apenas a 9ª vez que esse evento pôde ser observado com telescópios!  Percebe a importância disso?
Abaixo tem um esquema que mostra um comparativo das trajetórias desses trânsitos.

O grande navegador James Cook descobriu a Australia em 1769 quando seguia pelo pacífico sul para observar o trânsito de Vênus - esse fenômeno portanto é muito importante para os australianos (conheça essa história pelo portal Terra.). Ao lado está uma foto da réplica da nau HMS Endeavour utilizada nessa descoberta (A NASA batizou o OV-103 com o mesmo nome desse navio!). A expedição de 1761 e 1769 em busca do trãnsito de Vênus tentava responder a pergunta: qual o tamanho do  céu?  Leia a reportagem do jornal O Globo para compreender melhor a importância histórica dessa aventura.



Cem anos depois, uma missão levou para o Hawai uma equipe de astrônomos para observar o trânsito de Vênus de 1874. Os instrumentos da época conseguiram medir o instante que Vênus "entrou" e o instante  que "saiu" da coroa solar. Com esses e outros dados coletados pelo mundo, conseguiram (muito tempo depois) medir a distância da Terra até o Sol usando uma boa geometria, como mostra a figura abaixo - qualquer aluno do Ensino Médio sabe como usar a   geometira para calcular isso.

 Astronomicamente esse método é chamado de paralaxe. Abaixo está o pessoal da transmissão se divertindo ao mostrar a paralaxe de nossos olhos (eles não estão fazendo sinal de positivo... assim como fizemos em sala, estique seu braço caro leitor e olhe para um ponto longe com apenas um dos olhos. Agora olhe apenas com o outro.... isso é  a paralaxe, pura geometria de dois pontos de vistas diferentes!)



A geometria da paralaxe de Vênus está ilustrada nesse esquema da revista Scientifc American (colocando alguns numeros ai, dá até para fazer a conta, certo?):


Como falei no começo do post, daqui de Curitiba não foi possivel observar esse evento pois ele começou as 19h09 (pelo horário de Brasília), logo apos o nosso pôr do Sol. Mas os evento astronômicos são assim: as vezes não são visíveis da localidade onde estamos... Abaixo está um infografico veiculado no portal IG que mostra de onde o evento foi visível.

Curiosamente, o Hawai foi o ponto de melhor observação do evento em 1874 e em 2012 - veja o infografico abaixo. Em 2125, dia 8 de dezembro, às 11h15, pode anotar na agenda! O trânsito será visível no Brasil - então, não vai perder ein!!!

No site da NASA tem uma matéria completa sobre todos os trânsitos de Vêus que foram registrados na história - clique aqui para ler (em inglês).  No site MyDialyAstrology tem um link para mais fatos históricos sobre o trânsito de Vênus.
 
Registrado Pela Mídia
Ainda bem que vivemos na era da internet! A NASA transmitiu ao vivo esse evento - assista ao vídeo "resumido" do trânsito de Vênus pelo Sol.

"Durante a transmissão, os organizadores utilizaram diversos filtros coloridos para destacar o planeta e outras feições solares. Foram empregados filtros H-alfa, amarelo, azul, violeta e branco e cada um deles permitiu ver o trânsito em comprimentos de ondas (temperaturas) diferentes. Nos filtro branco (daylight filter) o planeta apareceu bem destacado e mostrou uma série de manchas quase imperceptíveis em outros filtros. " (retirado de Apolo11.com )



Aqui tem um ótimo vídeo do portal BBC Brasil (excelentes animações!!)




No portal Terra tem uma ótima reportagem sobre esse fenôneo.

Essa reportagem do jornal O Globo está bem completa!

No portal do Natgeo tem uma cobertura bem interessante sobre o fenômeno de hoje. (em inglês)

Nessa reportagem da Folha tem uma animação muito interessante que mostra como esse fenômeno acontece. Clique aqui para ler.

Aqui está o link para ler a reportagem do jornal Estadão. Tem uma outra reportagem que explica como o astronauta Don Petti que eta em orbita na estação espacial se preparou para tirar  as fotos do evento tão importante - clique aqui para ler

A Revista Veja também relatou o fato. Clique aqui para ler a reportagem.

Essa reportagem da revista Exame também resume bem o evento.


OBS DIDATICA: é sempre interessante observar como cada meio de notícia veicula seus textos sobre um mesmo assunto.... por isso LEIA as reportagens acima para enriquecer sua visão sobre esse fenômeno.


Abaixo está a reportagem que saiu no Jornal da Band:




Aqui tem um vídeo da NASA falando da viagem de Cook e das imanges que serão feitas da Estação Espacial (legendado)


O próximo vídeo fez parte da transmissão que assisti da NASA:  ele resume o que eu falei nesse post (em duas partes em ingles).Enquanto eu assistia a transmissão ao vivo, me inspirei para escrever esse post.







Esse foi um evento astronômico tão importante que museus e centros de ciências pelo mundo todo promoveram festas para acompanhar o fenônemo. Clique aqui para ver algumas fotos desses que ficaram olhando pelo céu ao redor do mundo.





Qual a importância dos Trânsitos Planetários?
Quanto mais conhecemos sobre nosso sistema solar, mais nos preparamos para identificar e compreender outros sistemas solares pelo universo. Atualmente conhecemos mais de 400 outros sistemas solares que possuem planetas como a Terra. Tudo devido aos trânsitos planetários!

Com o trânsito de Vênus você pode medir a distância entre o Sol e a  Terra (a unidade astronômica), usando a geometria que falei anteriormente.Esse é um método importante para calibrar os instrumentos de medidas astronômicas e obter uma escala mais pecisa para os demais planetas do sistema solar. É da mesma forma que pode-se medir a distância de outros planetas com relação a suas estrelas.

Com o trânsito de Mercúrio ocorido em março de 2012, uma equipe de astrônomos, dentre eles, Marcelo Emílio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, aplicou as técnicas de geometria e conseguiu obter um melhor resultado para o real valor do diâmetro do Sol - veja essa reportagem aqui.

Alem disso é possivel analisar a atmosfera de Vênus captando a luz solar que a atravessa - esse efeito é chamado de refração e pode indicar que tipos de materiais compoem a sua atmosfera. A luz de Vênus indica que lá existe gas carbônico, amônia, oxigênio.... Da mesma forma, ao detectar trânsito em outras estrelas, pode-se determinar que tipos de materiais estão presentes em planetas que as orbitam. Veja nessa reportagem do Apolo11.com que o Hubble usará uma cratera da lua como um grande espelho refletor para fazer a análise da luz que passa pela atmosfera de Vênus.

Mas talvez o fato mais "poderoso" dos trânsitos planetários seja o fato de serem o melhor método para detectar exoplanetas, ou seja, planetas que orbitam outras estrelas. A luz de uma estrela pode sofrer pequenas alterações em sua intensidade percebida por um observador quando um objeto passa pela sua frente. Experimente passar o dedo pela frente de uma lâmpada enquanto a observa - a luz dela diminui enquanto seu dedo estiver na frente dela... essa diminuição pode ser usada para medir o tamanho do objeto que está na passando pela estrela, o tempo de sua órbita, e que materiais ele é feito.  O grafico abaixo mostra a diminuição (atenuação é o termo técnico correto) da intensidade da luz solar captada na Terra quando Vênus passou pelo Sol em 2004.  

Fonte: http://venus.aeronomie.be/en/transit/glossary.htm

Uma vez que conhecemos a atenuação causada por planetas tipo Vênus, que são teluricos ou rochosos, quando passam por estrelas tipo o Sol, podemos prestar mais atenção na luz de outras estrelas, que podem ser outros sóis como o nosso. E dessa forma, detectar trânsitos extrasolares e indiretamente, planetas como Vênus e a Terra (pois ambos são similares em tamanho e composição) em outros sistemas solares.

Leia essas duas reportagens do portal Terra para entender a importância de Vênus e desse fênomeno para nós. Clique aqui e depois aqui.

ATENÇÃO:  
Eventos que envolvem o nosso Sol nunca devem ser estudados olhando para ele diretamente. Obviamente, a luz (radiação) solar é tão intensa que podem danificar sua visão! POr isso os que estavam olhando para o céu no momento dessa passagem de Vênus pelo Sol usaram filtros especiais para reduzir (muito) a intensidade da luz solar, protegendo assim seus olhos e as entes de seus instrumentos.

Nesse site tem dicas de como registrar corretamente fenômenos como esses.


 Meus Amigos que estavam Olhando para o céu... 
Meu amigo Felige Braga Ribas, que trabalha justamente com ocultações, participou do registro desse evento histórico - e até deu entrevista para um documentário feito pelo Centro Europeu de Ciências Planetárias... olhe ai  ao lado, apresentado como estudante de doutorado do observatório de Paris.

Aqui é o link direto para a entrevista dele.  PARABENS MEU AMIGO!


4 comentários:

  1. Nossa Fábio, que impressionante...Adorei!!
    Malu

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, muito bem feito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. fabião aqui está o link do jogo dos planetas, espero q goste!!!
    joao victor 9ªa

    http://dan-ball.jp/en/javagame/planet/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fábio, é uma aluna do seu ateliê.
    Me lembrei do vídeo que me mostrou, poderia me falar o nome, gostaria de mostrar aos meus pais.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.