Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 19 de maio de 2012

"Esta é a nave espacial Enterprise..."

Mostrei no post passado que o ônibus espacial Discovery, o mais famoso dos veículos orbitais, foi levado para seu lar definitivo - o Smithsoian Museum, em Washington DC - devido a sua aposentadoria. Lá ele encontrou seu predecessor, o primeiro ônibus espacial construido: o ENTERPRISE.

Na tarde do dia 27 de abril de 2012, o Enterprise foi transferido para um local de "maior destaque": assim como seu irmão mais novo, foi cuidadosamente montando nas costas do 747 que o carregou para Nova Iorque. Ai está um registro deles voando pelo céus da maior cidade do mundo. Ele ficará em esposição num museu flutuante montado no antigo porta aviões Intrepid, na baia do rio Hudson (em destaque abaixo) em Nova Iorque:

Se você é um daqueles que, assim como eu, sabem que o teletransporte é uma tecnologia existente apenas na ficção (por enquanto) e por isso não conseguiu acompanhar esse grande evento pessoalmente (como o pessoal que invejo na foto ao lado), não se preocupe..rsrsrsr.... esse é o meu registro para não deixar passar em vão.

Quer conhecer mais sobre essa máquina incrível?

Esse post é para celebrar uma era de exploradores, que audaciosamente nos levaram aonde ninguem jamais esteve. "Esta é a nave espacial Enterprise..."


O título deste post  relembra a introdução da série de TV "Jornada nas Estrelas", na qual o capitão James T. Kirk da nave estelar Enterprise, a mais famosa nave da Federação dos Planetas Unidos,  narra o objetivo de suas missões pelo espaço no século 24. Abaixo tem um mix de várias aberturas da série: o primeiro é da  Série Original, anos 70, que cativou milhares de fãns (chamado de "trekkies") pelo mundo. Depois tem a Nova Geração, do final dos anos 80;  a Estação Espacial 9 (DeepSpace9), a Voyager, (ambas dos anos 90); e da série Enterprise, dos anos 2000:


(você também se arrepia  toda vez que ouve isso??)

Para registros (e incentivos didáticos), a série que mais curto são "A nova Geração", "Voyager" e "DeepSpace9". E recomendo que meus pequenos cientistas (e familiares!) assistam...

Abaixo mostro um infografico que ilustra quando a série Jornada nas Estrelas foi filmada (na parte de cima, em cores) e quando seus filmes foram gravados (abaixo, em azul). Compare os momentos históricos em que essa série foi filmada (se você nao tem noção do que ocorreu nessas épocas, procure nos livros de história e analise o que os episódios tratavam - é uma ótima lição de cidadania e humildade):





Na vida real, sabia que o Enterprise foi o primeiro ônibus espacial a ser construído mas o único que não foi para o espaço?  Seu projeto começou a ser elaborado após a "conquista da Lua", em 1969. Ele levou quase 10 anos para ficar pronto. No final dos anos 70,  foi construido para testar o controle de vôo e o sistema de pouso a ser incorporado nos demais ônibus da frota (que foram ao todo 6).

Durante o projeto de construção essa nave foi batizada de "Constitution" (em homenagem à constituição norte americana), mas os fãns de Jornada nas Estrelas precionaram a NASA que acabou batizando oficialmente o primeiro Veículo Orbital construido (formalmente chamado de OV-101) de Enterprise, em homenagem à série. Ao lado, uma foto da NCC-1701-C, a Enterprise da série Jornada nas Estrelas A Nova Geração.

 O Enterprise é o ônibus espacial que tem mais tempo de vôo - mesmo sem nunca ter ido ao espaço e nem mesmo possuir um sistema de combustão. Por isso ele sempre voou carregado pelo 747 especialmente adaptado e registrado nas fotos atuais e da época. Abaixo, foto de 1970, em seu primeiro vôo livre sobre o deserto e montanhas do Sul da Califórnia. Um avião de caça T-38 o segue à direita no fundo. Os astronautas Joe H. Engle e Richard H. Truly controlaram o veículo em sua missão de 2 minutos e 34 segundos em um vôo de Teste de Aproximação e Aterrizagem (em inglês, Approach and Landing Tests - ALT). Aqui a nave está em vôo livre, ou seja, "caindo" sem motores, controlada apenas pela habilidade dos pilotos...

(Fonte: NASA)



Veja algumas reportagens desse dia:

Do canal Bandnews, nosso Luis Megalle direto de Nova Iorque (como ouvinte assíduo da rádio, eu sempre quis dizer isso ...rsrsrs...)



(fonte: http://bandnewstv.band.com.br/noticias/conteudo.asp?ID=589647&tc=mundo-%C3%B4nibus-espccicl-enterprise-sobrevoc-novc-york)

(esse vídeo também fala do retorno da capsula SOYUZ, com os astronautas russos - vou falar sobre isso em um post especial no futuro).


Do Canal ABC de NY:
(fonte: http://www.mediabistro.com/tvspy/new-york-stations-go-live-for-shuttle-landing_b46880)


Vídeos de espectadores locais (fonte: youtube):





Veja as excelentes fotos do site NBC - clique aqui (aqui tem legendas dos locais por onde o Enterprise passou...). Destaco essa foto do pouso no aeroporto JFK:


Em ingles: Veja mais no Site do jornal Daily news de NY. Clique aqui para abrir um link direto com as fotos. O canal CNN também veiculou otimas fotos.

Aqui tem a reportagem do jornal Estadão e  do portal IG.


Não poderia deixar de falar dos atores da série Jornada nas Estrelas... eles estão sempre olhando para o céu, atentos em como a série afeta a vida de milhões de pessoas pelo mundo. Nesse dia o ator Leonard Nimoy, que interpreta o famoso  sr Spock da série original, acompanhou mais essa jornada da nave Enterprise - olha ele na foto abaixo ... "Eu estava lá em setembro de 1976 quando eles a tiraram do hangar", ele disse. "A banda da Força Aérea estava tocando o tema de Star Treck - da-da-da-da-daaaaa. Eu adoro".  Veja as reportagens do portal G1 dizem sobre a participação dele. Leia aqui, ou aqui e aqui.

leonard nimoy welcomed space shuttle enterprise to new york hollywoodgrind 1 Leonard Nimoy Welcomed Space Shuttle Enterprise to New York 
(clique na foto para assistir a duas entrevistas dele - em inglês)

Foto de 1976, quando o Enterprise foi apresentado ao mundo. Ele foi recepcionado pelos agentes da NASA e pelos membros da série Jornada nas estrelas. Da esqueda para a direita: administrador da NASA Dr. James D. Fletcher; DeForest Kelley, que interpretou o médico dr.  McCoy ("Bones"); George Takei (Sr. Sulu); James Doohan (o saudoso engenheiro chefe Montgomery "Scotty" Scott); Nichelle Nichols (a tenente de comunicações Uhura); Leonard Nimoy (Sr. Spock); Gene Roddenberry o criador da série Jornada nas Estrelas; um oficial da NASA; e Walter Koenig (o navegador Pavel Chekov). Fonte: Space.comhttp://www.space.com/17499-star-trek-google-doodle-fun.html



As demais naves construidas, Discovery, Endeavour e Atlantis, também estão em exposição em lares difrentes. Clique aqui para saber onde encontra-las (e para programar suas próximas férias!).

2 comentários:

  1. Professor,qual a maior espaço-nave do mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Isadora!

      Atualmente, a maior "espaço-nave do mundo" é a Estação Espacial Internacional, mas ela fica sempre em órbita...

      Durante a história da exploração espacial tivemos vários veículos que nos levaram para o espaço: o maior deles foi o foguete Saturno V, que levou o homem à Lua, com as missões Apollo, no final dos anos de 1960 (eu tenho uma replica desse foguete, e vou te mostrar quando falarmos dele numa aula futura - aguarde!!!).

      Os veículos espaciais mais legais e versáteis já construidos foram os ônibus espaciais, como eu falo nesse post.

      Vale a inda falar da nave SOYUZ, feita pelos russos e utilizada atualmente como veículo para se chegar à estação espacial.

      Em breve, perto de 2020, quando a missão para levar o homem para Marte realmente acontecer, poderemos ver outros veículos maiores e mais poderosos ainda!

      Por isso continue olhando para o céu para conhecer esses veículos!
      (mas enquanto não chegamos lá, continue navegando pelo blog, ok?)

      Obrigado por sua pergunta!
      T+

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.