Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Asteróide de 45m passa a menos de 27 mil Km da Terra nessa sexta!

Cientistas e amadores do mundo todo aguardam pela passagem histórica do asteroide batizado de 2012 DA14, que vai passar "raspando" por aqui... Um evento como esse é muito raro, e ele já é considerado o asteróide do século.

A rota de viagem desse "visitante do espaço profundo" está localizada abaixo da órbita de muitos satélites geoestacionários que são utilizados para a comunicação de celulares e gps. Ou seja: ele vai cruzar o cinturão de satélilies que circunda a Terra!  (calma: segunda a NASA, não vai acertar nenhum deles...)

A imagem ao lado é uma imagem de radar desse astro, tirada pela Agência Espacial Européia, quando estava a  (apenas) 700 mil km de nós (na tarde de quarta) -  consegue entender alguma coisa dela?    Ele é o "pontinho" bem no centro da imagem... 

Quer saber mais? continue a leitura desse post para entender os detalhes desse evento .

Identificado em 2012 por instrumentos de busca automática de objetos celetes do observatório de La Sagra, na Espanha, o asteróide 2012 DA 14 alcançará sua maior aproximação com a Terra na sexta, dia 15 de fevereiro, próximo das 17:30h (pelo horário de Brasília). Nesse instante, estará apenas a 27 000 km da superfície - isso equivale a menos de um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. Sua rota atravessará o Anel Geoestacionário, área em que orbitam os satélites e a Estação Espacial Internacional. Porem, a NASA e astrônomos do mundo todo descartam a possibilidade de colisão. Abaixo está um vídeo de como será sua aproximaçao e passagem por essa região. 


Essa será  a maior aproximação que uma "rocha espacial" já alcançou de nosso planeta e que a humanidade tem a chance de observar. Na verdade, é a primeira vez que astrônomos conseguem identificar um objeto desse tamanho passando tão perto da Terra. Com a proximidade, ele pode ser estudado com maior precisão. Por isso, vários instrumentos espalhados pelo mundo examinarão o astro, permitindo aos astrônomos e observadores do céu conhecer melhor  as rochas que voam livre pelo espaço.



A órbita desse asteróide é do tipo fechada  - isso quer dizer que ele passará por aqui de novo no futuro remoto. Astros desse tipo tem um período (tempo que leva para completar sua órbita) bem conhecido, o que gera uma oportunidade futura de, por exemplo, mandar uma sonda até lá, para examinar mais de perto esse objeto.

A montagem abaixo indica um comparativo de tamanho, trajetória e órbita.(retirado do portal Space). Com uma massa superior a 130 toneladas, esse astro possui 45 metros  (comparado ao tamanho de uma piscina olímpica ou metade de um campo de futebol, como mostra a figura ao lado), é um  considerado um asteróide grande pelas redondezas... Sua vecolidade de aproximação na tarde de quarta foi  estimada em quase 28.000 km/h!


Apesar dos riscos aparentes, a passagem desse asteróide não causará interferência nos meios de comunicação, pois esse corpo celeste é uma rocha pequena que não emite qualquer tipo de radiação. Entretanto, as gravidades da Terra e da Lua mudarão a órbita do asteroide, que reduzirá sua translação (órbita em torno do Sol) de em torno de 366 dias para menos de 320, o que deixará os encontros com o planeta mais raros. 

Para sanar a curiosidade dos mais criativos, caso fosse possível uma colisão entre esse asteroide e a Terra, o impacto não causaria uma catástrofe de dimensões planetárias:  segundo o astrônomo Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Ele não é considerado perigoso para a vida na Terra. Seria perigoso para a vida das pessoas de uma região, mas a Terra nem sentiria esse impacto. Não provocaria nenhuma mudança na órbita ou algo assim". Contudo, supondo que traga consigo silicatos (metais), o asteroide causaria uma cratera de cerca de 2 quilômetros e destruiria um bairro inteiro, gerando abalos sísmicos nos arredores. Se fosse de rochas pouco coesas, ele se partiria em pequenos pedaços ao colidir com o ar da atmosfera.
 
Infelizmente ele não será visível aqui do Brasil....O melhor ponto para observa-lo é sobre do Oceano Indico, em sua  porçao oriental, próximo a ilha de Sumatra, pois já será noite quando o astro passar por nós. Outros pontos do planeta ainda terão luz solar (em intensidades variadas), prejudicando a observação desse objeto cuja magnitute aparente (em condições ideais de céu, ou seja, totalmente limpo e sem iluminação) não chega a 6.5.  Ao lado, um mapa indicando a região.
 

A passagem de um asteróide desse tamanho são raros e potencialmente perigosos. No passado eles eram muito mais comuns, e deixaram rastros por todos os planetas internos do sietema solar. Por serem pequenos e não possuirem luz prórpia (refletem a luz do Sol) a detecção de asteróides é muito dificíl .O 2012 DA14 foi descoberto por um instrumento de busca automática do observatório espanhol de La Sagra, no ano passado. Equipamentos como esse fazem imagens do céu a todo momento, e elas são comparadas por um software que consegue identificar se algum corpo celeste está se movimentando. A partir dessa descoberta inicial, os astrônomos começam a trabalhar para entendê-lo e catalogá-lo por meio de cálculos e estimativas. O tamanho e o peso, por exemplo, são estimados com base no brilho captado a partir da luz que ele reflete do Sol. Porém, existem objetos que com a ajuda de outros meios - como astrônomos amadores do mundo todo que passam as noites Olhando para o Céu!  Fica ai a dica ein!!



Fontes de pesquisa para esse post:
Portal SPACE, NASA, Portal Terra, IG, Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.