Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Houston - temos um ... tênis vindo do espaço!

Alguns de meus pequenos astrônomos também são fãns de basquete como eu! Esse post vai especialmente para meus amigos basqueteiros de plantão:  a Nike divulgou sua nova linha de tênis para basquete usando essa paródia à memorável frase da missão Apollo11 ("Houston temos um problema").


Essa promoção de seus produtos foi elaborada para o fim de semana das estrelas da NBA (All Star Weekend), e coincidiu com a passagem do asteróide pela Terra e a queda de alguns meteoritos.  Apesar dos transtornos causados, foi uma ótima oportunidade de alavancar seus produtos...

Como um fã de basquete e do espaço, escrevo esse post só para ilustrar como algumas coisas aparentemente distintas, podem criativamente ser unidas...

Kobe Bryant, Kevin Durant e LeBron James são três grandes astros - não do espaço, mas da liga norte americana de basquete, a NBA. A habilidade invidivual de cada um deles é um dos grandes destaques dos jogos em que participam - todos se reunem nas quadras para ver essas estrelas brilharem.

A Nike é uma das maiores patricionadoras deste jogo pelo planeta. Assim como esses três astros, vários outros jogadores da liga possuem tênis especialmente desenvolvidos pela empresa, que garante que cada modelo incorpora materiais e técnicas que protege cada tipo de pisada e maximiza o desempenho de seu portador. 

Aproveitando a semana do jogos das estrelas (chamda de All Star Weekend), ocorrida na semana passada em Houston, no estado do Texas, a Nike lança mundialmente hoje uma edição espAcial de seus tênis para basquete.


Comentário: esse post não é uma propaganda de marca, mas sim para mostrar como marcas mundiais também associam seus produtos de forma criativa com temas espaciais.


A cidade de Houston recebeu em 1967 o apelido oficial de "Cidade do Espaço" por sediar o coração do programa espacial norte americano. O centro espacial Johnson, que celebrou seus 50 anos em 2011, coordenou o lançamento das missões Apolo para a Lua, administra a estação espacial internacional e é sede do treinamento de astronautas.

"A exploração espacial é uma realidade. Lançar naves em missões para revelar o desconhecido pode ser incompreensível. Não há limites para o potencial de descobertas. Essas barreiras ilimitadas se aplicam a filosofia de design da Nike - sem limites, sem restrições, somente exploração e descobertas".   Essa é a menção que consta no site da Nike referente ao lançamento de sua nova linha de produtos. A corrida ao espaço e a desoberta de novas estrelas é a associação perfeita feita pela empresa com um o jogo que patrocina..

Assim como no basquete, a Nike trabalhou como um time para desenvolver uma linha toda especial para o universo do jogo, liderados pelos jogadores de elite patrocinados pela empresa. Essa nova linha mostra James, Bryant e Durant (na foto abaixo) vindos de distantes lugares do universo, onde os jogadores não são apenas estrelas - eles  vivem em exoplanetas, cada um com seu modelo próprio de tenis. Achei bem interessante a relação que fizeram com a história pessoal de cada jogador e seus respectivos novos produtos, que vieram literalmente de outros mundos - acompanhe:


O jogador  LeBron James, camisa 6 do Miami Heat, de 29 anos, é a atual sensação da NBA. Ele utiliza o modelo Hyperfuse X composto de três camadas de diferentes mateirias fundidos para criar "uma peça quase perfeita, superior, ultraleve mas sem sacrificar a proteção." O tênis também possui uma proteção interna que suporta o meio do pé - tecnolgia chamada Flywire - que envolve todo o pé.  Eu tenho um tênis com essa tecnologia e realmente dá muito equilíbrio e sustentação.


LeBron terá seu novo tênis decorado com uma brilhante textura laranja, evocando o efeito de pressão sentido pelos astronautas do ônibus espacial durante o lançamento e na reentrada, chamado de "abóbora". Além disso, James  é natural do estado de Ohio, lar da grande maioria dos astronautas norte americanos. Na língua desse tênis está a marca que assina os modelos desse jogador - o leão, descrevendo o coração de leão desse jogador. 

Segundo a criativa campanha de vendas da Nike, o novo tênis Lebron X foi um objeto espacial identificado no ficcional Programa Espacial da Nike (NSP, em inglês). Originado no planeta nsp-LJ6, as habilidades do jogador nasceram junto com esse tênis, da superfície vulcânica presente no manto de seu planeta natal. Há rumores que esse modelo chegou a Terra através de um metoro vindo de uma galaxia muito distante, rica em diamantes negros que são muito resistente. Segue abaixo o comercial desse produto:






Esse é o comercial da linha do ano passado - "o big bang"






O outro jogador a receber um tênis espAcial da Nike foi Kevin Durant,  o mais novo dos 3 com apenas 25 anos, camisa 35 do time Oklahoma City Thunders. Eu o considero um jogador diferente dos demais por não possuir atributos tão atléticos como a grande maioria da liga. Mesmo assim, sua técnica e visão de jogo comprovam que esses são os atributos fundamentais para o basquete. 

A Nike desenvolveu o modelo Zoom KD V, que incorpora o sistema de apoio dinâmico lateral, fornecendo maior estabilidade para suas passadas largas. A marca nos tênis que carrega o nome de Durant é um cavalo, para homenageá-lo em seu reinado no campeonato de HORSE, modalidade de basquete muito comum nos Estados Unidos que vence quem completar uma sequência de arremessos de 5 locias específicos  da quadra.

As cores do tênis de Durant foram inspiradas nas roupas prateadas do projeto Mercury, que foi desenvolvido no estado de Oklahoma. Esse projeto antecedeu o projeto Apollo, que levou o homem  a Lua.  Por isso seu tênis é prateado com detalhes em azul e laranja.

A campanha de vendas desse modelo considera-o como uma Matéria Escura, com propriedades biológicas e moleculares de seu proprietário (no caso, Durant), cuja origem não é conhecida pelo cientistas. Sabe-se que vem do curioso planeta NSP-KD35, que é simultaneamente solido, liquido e gasoso - propriedades essas que transformam esse jogador adaptável a qualquer situação.

Abaixo um vídeo com algumas jogadas brilhantes desse jogador:



Já para o grande astro Kobe Bryant, de 33 anos e detentor da camisa 24 dos Lakers  da cidade de Los Angeles, a Nike desenvolveu um sistema de ajuste semelhante a uma meia, que mantem o sapato leve e sem a necessidade de uma lingua tradicional. A motivação para esse modelo foram as Supernovas, que segundo a Nike, dão luz às estrelas. Cobe é o mais antigo dentre os 3 jogadores, que já afirmaram que se inspiraram no estilo de jogo dessa estrela.

A marca regsitrada nos tênis deste jogador é uma cobra da espécie Mamba, que é uma das mais mortais do planeta - algo que realmente se assemelha aos arremessos certeiros deste jogador. Assista a alguns movimentos desse jogador - ele é cobra mesmo!


A campanha de vendas divulga que o novo modelo Kobe 8 system é do planeta NSP-KB24, e a cobra Mamba se volatiza na superfície da quadra e guarda os cinco anéis de campão da NBA deste jogador.  Esse tênis permite a esse sábio veterano desenvolver movimentos na quadra que assim como a cobra deixam seus oponentes congelados. Ai vai o comercial desse produto:




Aqui tem um outro vídeo desse tênis, mostrando que com ele o jogador avança na velocidade da luz





Essa não foi a primeira vez que a Nike elabora uma coleção inspirada num tema espacial. Os modelos do ano passado faziam parte da coleção batizada de "Galatica" (ao lado), inspirada na maior força explosiva do universo - as supernovas (explosções de estrelas gigantes em seu fim de vida). Em 2010  o tema da coleção Nike Lunar foram as fotos tirada pelo astronalta Buzz Aldrin da Lua.  Veja mais um vídeo da coleção daquele ano - "Desafiando limites":





Eu adquiri recentemte dois modelos diferentes da série Lunar de 2012 (o Hyperfuse e o Hyperdunk) e são realmente de outro mundo! Otimos para um jogo de estrelas...



Fontes para esse post:
Portal SpacePortal Space, Nike,



Um comentário:

  1. Adoramos seu blog!

    Porque saturno tem anéis?e como eles surgiram?
    Tem quantas chances do sol explodir?

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.