Isso significa que durante esse mês estará visível logo ao anoitecer, e poderá ser observado durante toda a noite muito brilhante, tanto quanto a estrela Spica, a mais brilhante da constelação de Virgem (a 4ª mais brilhante do céu do inverno).
Ao lado está uma ilustração de como encontrá-lo no céu. Por isso, é esse o momento certo para voce aproveitar e ficar olhando para o céu - e admirando Saturno!
(claro que ele não aparecerá gigante assim - a imagem nao está em escala... para ver Saturno assim só com telescópios, como descrevo na continuação do post... mas a imagem chama a atenção, e seria bem legal por vê-lo assim ne?)
Continue a leitura deste post para entender os detalhes de como observá-lo e o que conseguirá ver!
Os Detalhes astrômicos dessa ocasião
Se fosse possível fazer um sobrevôo pelo sistema solar, veríamos que durante esse mês, a Terra está exatamente entre Saturno e o Sol, como mostra a ilustração abaixo (que obviamente, não está em escala de tamanhos e nem de distâncias...). O momernto exato desse "alinhamento" temporário ocorreu em 28 de abril, como mostra a imagem. Mas isso não durará muito, pois como a Terra está mais perto do Sol, ela se move com quase o dobro da velocidade orbital de Saturno. Por isso, esse é o momento de procurar o planeta dos anéis pelo céu.
Isso não e um evento raro, e acontece a cada 3 anos (aproximadamente). Outros planetas que estão além da órbita de Marte também podem ficar em opisição com relação a Terra pelo mesmo motivo, e por isso, podem nessas ocasiões aparecerem muito mais brilhantes pelo céu.
Como localizar
Nessa situação, Saturno é muito bem iluminado pelo Sol e por isso seu brilho aparente quando observado da Terra (chamado de magnitude) deixará esse astro muito brilhante no céu: sua magnitide será de 0.2, um número comparável as mais brilhantes estrelas do céu noturno. Ele aparecerá a sudeste (que é quase o lado oposto ao por do Sol) e já começa a brilhar assim que o Sol se põem. Aparecerá como um pontinho bem brilhante, que caminhará pelo céu no sentido oeste, seguinto a quase mesma trajetória do Sol e da Lua pelo céu. Olhando para o céu até o dia 10 de maio pode ser encontrado bem acima de sua cabeça proximo da meia-noite.
Saturno ocupa nessa époa a região da constelação de Virgem, e terá como vizinhas mais brilhantes as estrelas Spica e Arcturus, como mostra a imagem acima.
Olhando para o céu
Com a magnitude de 0.2, Saturno será facilemtne identificado n océu, mas a olho nú, nao passará de um pontinho bem brilhante, como outras estrelas. Mas a coisa muda muito se olhar com algum isntrumento. Um binóculos já permitirá ver algunas estruturas (no formato de uma bolinha circundada por um aro - os anéis) e luas (Saturno possui 62 ao todos, das quais Titã é a maior de todo o sistema solar). O meu por exemplo possui uma "ampliação" de 25x... e com ele já consigo ver os anéis da forma que registrei ai...
Observa-lo com um telescópio fica muito melhor! Um telescópio simples já consegue uma "ampliação" de 100 vezes ai é possível observar cores dos aneis e do planeta! Abaixo está um vídeo muito interessante, que mostra como Saturno é observado através das lentes de diferentes instrumentos semi-profissionais. Talvez você possua um desses em casa e também possa admirar o planeta dos anéis. Confira:
Saturno é um planeta muito intrigante pois é o unico que possui atualmente anéis visiveis. (Jupiter e Urano possui aneis, mas são muito tênues... a Terra teve anéis durante sua formação!!). O Portal Space divulgou nessa página sobre Saturno um gráfico interessante com algumas curiosidades desse astro (em ingles, mas é simples de enteder...). Além dos anéis, o que mais me chama a atenção sobre esse planeta é sua gravidade: apesar dele se gigante (equivalento a quase 760 vezes a Terra), a gravidade de lá é apenas pouco superior a daqui. Além disso, ele é menos denso que a água e flutuaria num imenso oceano (caso existisse algo assim...). Confira:
DICA: Em alguns momentos desse ano, uma camera de monitoramento do céu (do sistema Slooh Space Camera) irá divulgar na internet algumas imagens desse e de outros astros. Clique aqui para "dar uma espiadinha" quando quiser...
Fonte: Portal Space, Anéis de Saturno (portal Space), Dados sobre Saturno (portal Space), Nasa, EarthSky
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.