Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Que estrela era essa perto da Lua? (Ocultação de Vênus)

Quem estava atento na noite do último domingo dia 8 observou um lindo encontro da Lua com um estrela bem brilhante - era o planeta Vênus. Eu estava com minha câmera e registrei algumas imagens desses companheiros. Ao lado, a imagem que todos viram no céu...

Encontros astronômicos como esses são relativamente comuns. O evento dessa noite chamou a atenção das pessoas por ter sido divulgado pela mídia e pelo fato da Lua estar em sua fase crescente e Vênus estar muito brilhante (relativamente a outras estrelas) no momento.

Quem observou atentamente essa pintura nos céus, notou que por alguns momentos Vênus se escondeu atrás da Lua - eventos desse tipo (quando um astro esconde outro) são chamados de ocultação. Como falei em outro post, brincar de esconde-esconde (e de formar figuras no céu) sãos as brincadeiras que os astros mais gostam, e fazem o tempo todo...  A próxima vez que a Lua e Vênus vão brincar assim será em 2017.

Separei nesse post alguns videos que achei sobre o fenômeno - assista e veja como a mídia fala sobre o assunto.



Registro do evento
A ocultação de um astro por outro é um evento comum de ocorrer pelos céus. A Lua, devido ao seu tamanho e movimento, frequentemente oculta uma estrela ou outra. Planetas, como Vênus, Saturno e Júpiter também são escondidos pela Lua com frequência.

Na noite do último domingo dia 8 a Lua ocultou o planeta Vênus, a primeira estrela que apareceu no céu naquela noite. Foi muito interessante de ver pois Vênus pareceu "caminhar para a direção da Lua", até se "esconder" atrás dela. Olhando para o céu é essa a impressão que voce poderia ter... mas na verdade, foi a Lua que "passou pela frente" do planeta. Acima, outra foto minha do evento.

Registrei várias fotos, com configurações diferentes da câmera - a minha é uma Canon SX 20. Abaixo, publico as melhores. Clique nas imagens para amplia-las:

 (35x ,  F: 4,2   ISO 100   1/8´)

  (35x   F: 4,2   ISO 80   1/16´)

  (35x   F: 4,2   ISO 100   1/8´)

Meu irmão também me mandou fotos que ele tirou lá de São Paulo... valeu!!



Pela mídia...
O evento dessa noite foi melhor observado da região Sul de nosso país -  o pessoal em Porto Alegre foi  privilegiado. Por isso, o grupo de astronomia da cidade organizou uma noite de observações para o público em geral, e todos puderam observar o evento bem de perto, com telescópios. O jornal local registrou esse evento - assista a reportagem abaixo:
OBS.: se os vídeos não tocarem, assista-os  pelos links abaixo de cada um deles.

 
(se o vídeo não abrir, clique aqui para assistir. Fonte: Globo.com)
O vídeo abaixo é uma entrevista com um representante do grupo de astronomia de Florianópolis. Ele fala sobre os detalhes técnicos dessa observação. Assista:
 
(se o vídeo não abrir, clique aqui para assistir. Fonte: Globo.com)

O portal G1 também divulgou um vídeo do  evento todo. Clique aqui para assistir.  

ATENÇAO DIDATICA: Diferente do que a repórter fala no vídeo abaixo, esse não é um evento meteorológico, mas sim astronômico. Eventos meteorológicos ocorrem em nossa atmosfera... a Lua e Vênus estão (obviamente) alem da atmosfera terrestre, e, apesar de serem vistas no céu, ocorrem no espaço e por isso são eventos astronômicos. Assista o vídeo e veja como as palavras são utilizadas incorretamente...
 
(se o vídeo não abrir, clique aqui para assistir. Fonte: Globo.com)

Veja como o pessoal e SC foi bem mais cuidadoso ao divulgar a notícia...
 
(se o vídeo não abrir, clique aqui para assistir. Fonte: Globo.com)

Um comentário:

  1. Sofia,Mariana e Yasmin 5 ano Bsexta-feira, 21 fevereiro, 2014

    Como Vênus chega tão perto da lua e os outros planetas não conseguem chegar tão perto?

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.