Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O que esperar dos céus de 2014?

Fim de ano é época de lembrar o que foi feito e planejar o próximo ano. Na astronomia não é diferente. sabia que grupos de astrônomos pelo mundo todo compilam um Almanaque que reúne todos os dados e eventos que ocorrerão durante o ano?

Escrevo esse post para divulgar uma das fontes que utilizo para falar sobre o céu de cada mês... E divulgar o Almanaque Astronômico Brasileiro, na imagem ao lado, que é uma fonte de leitura obrigatória para todo astrônomo amador e iniciantes em astronomia.
Almanaque Brasileiro de Astronomia 2014.
A edição de 2014 revela que o próximo ano será "normal" (na minha opinião) se comparado com 2013, quando tivemos a passagem de vários cometas observáveis.

Esta previsto para 2014 intensas chuvas de meteoros, que ocorrerão em quase todos os meses. A Lua dará um show a parte com dois eclipse Lunar (em abril e outubro) e uma super Lua em agosto. Talvez outubro seja o mês mais agitado, quando ocorrerá o eclipse parcial do sol e uma possível colisão de um meteoro em Marte. Acompanhe o blog durante o ano que falarei mais sobre esses eventos quando chegar a hora.

Destaco ainda que em maio e setembro ocorrerão as semanas nacionais de astronomia, quando várias atividades relacionadas à divulgação de ciências serão realizadas por vários cantos do país - divulgarei mais próximo do evento onde, quando e quais atividades ocorrerão (quem sabe esse ano nosso astronauta Marcos Pontes não desembarca por aqui??).

Qual a importância do almanaque?
O almanaque é basicamente uma coletânea de dados e informações técnicas sobre posições relativas de astros e horários observáveis. Ele descreve, por exemplo, horários de nascer e por do sol, cartas celestes, marés, fases da lua, cometas, chuvas de asteroides... é muita coisa! A imagem ao lado é gerada por simuladores astronômicos (veja mais abaixo) que utiliza esses dados para criar uma representação do céu.

Existem várias datas do calendário civil e religioso (aquele que usamos durante o ano) que são marcadas de acordo com eventos astronômicos. A data mais importante para a igreja católica, por exemplo, é a páscoa, que é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua Cheia do outuno (que ocorre depois de 21 de março, o equinócio de outono no Hemisfério SUl). OUtra forma de marcar a Páscoa é no primeiro domingo após a 4a  lua cheia do nao. No calendário civil, talvez a data mais esperada pelo seja o carnaval, que é definido 40 dias antes da Páscoa. Outros feriados religiosos também dependem da 4a lua cheia do ano.

Para seu computador
Essas informações também estão encontradas em meios mais "multimídias", que integram a simulação temporal com imagens e animações. Destaco para seu computador o software Stellarium que simula o céu de qualquer local do planeta, em qualquer data futura e presente, e permite visualizar os astros bem de pertinho. (eu o utilizo com frequência em minhas aulas!).  Clique aqui para baixa-lo

Segue abaixo o Almanaque Astronômico Brasileiro de 2014 na íntegra. (para quem quiser ver as edições anterioes, no final do livro estão os links para elas).




Bom ano a todos!!

Fonte para essa publicação
Astronomia e Astrofísica do Instituto de física da UFRGS, Portal Space

4 comentários:

  1. quanto tempo para saturno dar uma volta completa ?


    5 ANOMB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas.
      Sua pergunta é simplesmente muito interessante!
      Jupiter demora bastante tempo para completar uma volta ao redor do Sol... Para passar apenas 1 ano lá leva mais de 30 anos aqui da Terra!!!
      Seria um bom lugar de morar para quem nao quer envelhecer ne? rsrsrs
      para os que gostam de festas de aniversario, seria um pessimo local para morar ne?
      abraços

      Excluir
  2. ainda existem onibus espacial ?

    ResponderExcluir
  3. Oi prof Fabio queria saber se você concorda em Plutão não ser mais cinciderado um planeta?

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.